Reflexão sobre Fé


“Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:40)


Quatro dias após a morte de Lázaro, Jesus chega a Betânia. Ao saber de sua chegada, Marta, irmã de Maria e Lázaro, vai ao encontro dele. O verso acima foi a resposta de Jesus a Marta, quando esta, com o coração mergulhado na dor do luto, não compreendeu quando Jesus afirmou que Lázaro ressuscitaria: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto, Marta?” (João 11:26-26).


Marta acreditou em Jesus, porém, entendeu que Lázaro seria ressuscitado no juízo final, na segunda vinda de Cristo, juntamente com todos os que morreram crendo em Jesus como único e verdadeiro Salvador, como está descrito nas epístolas de Tessalonicenses e Coríntios:


Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. (1 Ts 4:16)

 Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. (1 Co 15:23-24)


O desespero de Marta não lhe permitiu discernir a mensagem de Jesus, pois em momentos angustiantes como a perda de um ente ou amigo, doença, falência, desemprego, sonhos cancelados, dentre outras tantas situações adversas, a mente e o coração são absorvidos pelo sofrimento e frustração o que não nos permite enxergar além das aparências. Por isso Jesus indagou a Marta: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”. 


Da mesma forma que Marta, Maria também questionou a ausência de Jesus quando Lázaro ainda estava vivo (Jo 11:32). A tristeza dessas duas mulheres era tão imensa que reduziram o poder de Jesus apenas quando ele estivesse presente. Isso é o que o sofrimento tem a tendência de fazer com todos nós, suprimir a nossa fé. Mas de Jesus emana um amor tão indescritivelmente misericordioso que Ele se comove com a nossa fraqueza, Cristo chora conosco (Jo 11:33). Jesus amava a Lázaro e suas irmãs do mesmo jeitinho que ama cada um de nós e se compadece com os nossos problemas. 


Então, por que Jesus não curou logo a Lázaro de onde ele estava? Sabemos que bastava Ele querer e o doente sararia, pessoas que estavam no local também tinham essa dúvida: Por que permitiu que Lázaro morresse, se poderia evitar tal sofrimento? (Jo 11:37). Talvez esse também seja seu questionamento quanto às dificuldades pelas quais esteja passando. Por que isso aconteceu? Por que tenho que passar por isso? Por que Deus permitiu?


Às vezes, assim como Marta, não conseguimos compreender o agir de Deus em nossas vidas. Os propósitos do Senhor são inexplicáveis. No caso de Lázaro, Jesus citou três objetivos:


1. Crer no poder de Deus 

E por causa de vocês, alegro-me de que eu não estivesse lá, porque isso vai ser mais uma oportunidade para que vocês creiam. Venham, vamos até ele”. (Jo 11:15)


2. Glorificar a Deus

Mas quando Jesus ouviu isso, disse: “O propósito da doença dele não é a morte, mas a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dessa doença”. (Jo 11:4)


3. Crer que Jesus foi enviado por Deus

Eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas eu disse isso por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor me enviou. Então Jesus gritou bem alto: – Lázaro, venha para fora!” (Jo 11:42-43).


Independente, de qual seja a adversidade que você esteja enfrentando, sempre há um propósito. O Senhor não tem prazer em ver os seus filhos sofrerem, Ele vê e sente a sua dor. Existem situações que a razão humana jamais conseguirá explicar o porquê de estar acontecendo, só em Deus podemos encontrar consolo, esperança e força para prosseguir. Talvez o propósito do Senhor na sua vida seja te preparar para algo grandioso, converter corações por meio de sua vida, te chamar de volta para ele ou que você permita-se ser cuidado e guiado por Ele.


Portanto, não há nada impossível para Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Lázaro depois de quatro dias é o mesmo Deus que pode ressuscitar teus sonhos, curar o que a medicina diz ser incurável, recuperar o que foi perdido, mas é preciso crer que Ele pode fazer além do que os olhos físicos veem. Então, regue a sua fé, porque se você crê verá a glória de Deus romper em sua vida.


Gostou da reflexão? Se tocou profundamente seu coração compartilhe com outras pessoas para que mais vidas sejam alcançadas com a palavra do Senhor. Vamos juntos propagar o evangelho de Jesus Cristo.


Leia mais:

0 Comentários