Dinâmicas sobre evangelização missões

A evangelização infantil é uma missão desafiadora, precisa de muita criatividade, paciência e disposição. Por isso, o uso de dinâmicas é uma forma eficiente de despertar o interesse na mensagem. Visto que, o brincar é algo natural de toda criança. As dez dinâmicas desta postagem tem por objetivo ensinar as crianças que elas podem ser pequenos missionários e levar a mensagem de Deus a outros, mesmo sendo ainda crianças, pois não existe idade para falar de Jesus. 


Veja também: 


1. Dinâmica pare, olhe e siga Jesus

Materiais:
3 placas de EVA ou cartolina com as palavras Pare, olhe e siga escrita em cada uma: vermelho (PARE), laranja (OLHE) e verde (SIGA JESUS); Louvores sobre evangelização e som.

Procedimento: Oriente as crianças que terão que dançar conforme o louvor e ao mesmo tempo prestar atenção às placas que serão mostradas. Toda vez que for mostrada uma placa elas deverão:
■ PARE: As crianças devem parar de dançar;
■ OLHE: As Crianças devem olhar para cima e continuar dançado;
■ SIGA JESUS: Todos devem andar para o outro lado da sala. Quem errar o comando vai saindo da brincadeira.

Objetivo: A música te deixou destruído e você não conseguiu se concentrar na placa. Às vezes, por cauda das distrações que ocorrem na vida como a diversão, TV, vídeo game prende toda a nossa atenção e esquecemos de orar, não vamos a igreja e nós afastamos de Jesus. Então, o que devemos fazer é PARAR para refletir, OLHAR para as coisas do alto, que vem de Deus e SEGUIR Jesus.


2. Dinâmica separados do mundo

Materiais: 
01 copo descartável transparente,
02 recipientes - um com água e outro com óleo
 
Procedimento: 
1⁰ copo vazio (o mundo) –  Pegue o  copo e explique que  representa o mundo. 
2⁰ recipiente com água (água da vida) – Em seguida pegue recipiente com agua fale que ele representa a água da vida que é Jesus. Vai colocando a água aos poucos no copo vazio e fale que Deus envia pessoas para oferecer a água da vida para o mundo. 
3⁰ recipiente com óleo (pecado) – Na sequência, pegue o recipiente com o óleo  e fale que representa todas as coisas que o diabo usa para contaminar o mundo: mentira, violência, inveja... Depois despeje o óleo na água e misture, dizendo que isso é o que o diabo quer contaminar o mundo com sua sujeira e fazer as pessoas pecarem.
Mas o cristão que tem a água da vida, Jesus, em seu coração, mesmo que o inimigo tente ele não vai se contaminar com sua sujeira, pois decidiram obedecer a Deus.

Objetivo: Ensinar que Jesus Cristo é a água da vida, Ele limpa todo o pecado do coração do homem, precisamos nos arrepender de todos os erros e entregar completamente nossas vidas a  ele.


3. Dinâmica propagando o evangelho à diferentes culturas

Material: Nenhum

Procedimento: Todas as crianças começam a andar aleatoriamente. Coloca-se um cântico missionário. Quando a música parar, o professor Irá falar o nome de um povo que ainda não foi alcançado pela palavra de Deus, pois sua cultura é diferente: Ribeirinhos, ciganos, índios, quilombolas... Então, o professor grita a seguinte frase: "Dois quilombolas se converteram!". Então as crianças formarão duplas. A criança que ficar só sairá da brincadeira. Depois o líder irá gritar outros números de “povos que se converteram": “quatro índios se converteram!”, as crianças formarão um quarteto. Sempre sairá a criança que ficar só. Ganha a brincadeira a última criança que sobrar. 

Objetivo: Falar da importância de levar a palavra do evangelho à aqueles que vivem uma cultura diferente da nossa, portanto, não conhecem a Deus.


4. Dinâmica chamado para evangelizar

Material:
Vários papéis com anotações do que as crianças terão que fazer: Permanecer no seu lugar,  sentar, sair do seu lugar e ir para o outro lado. Para a classe com alunos que ainda não sabem ler, ao invés de escrever, faça desenhos.

Procedimento: 
1. Coloque o as crianças em círculo;
2. Fale para ele que estamos estudando sobre os profetas, homens que foram chamados por Deus para falar ao povo. Vocês também têm um chamado para anunciar a palavra de Deus;
3. Entregue para cada criança umas das anotações ou desenho, que ela terá que realizar;
4. Fale para elas: Agora farei uma chamada, quando eu disser seu nome faça o que está escrito ou desenhado no seu papel.
5.Depois que os alunos executarem suas ações fale: nós vimos três situações diferentes quando recebemos  um chamado.
Sentar – quer dizer que você foi chamado mas não tem coragem e ânimo para realizar sua missão 
Permanecer no seu lugar – quer dizer que você ainda não sabe qual é seu missão, mas está de pé pronto pra agir quando for chamado.
Sair do seu lugar – representa sua ação, logo que você foi chamado, foi obediente e corajoso para cumprir a vontade de Deus.
Vocês também podem trabalhar no Reino de Deus e falar do Senhor para as pessoas.

Objetivo: Ensinar que todas as pessoas podem evangelizar outros, falando do amor de Jesus para aqueles que não o conhecem ou estão afastados do Senhor. Precisamos orar a Deus nos entregando a ele par que ele nos instrua e possamos pregar a sua palavra conforme a vontade dele.



5. Dinâmica separados para servir

Material:
01 copo com água
01 copo com feijão 
01 peneira

Procedimento: 
1.Pegue o copo com água e fale: Deus conhece a cada um de nós, desde quando estávamos na barriga da mamãe e quando nascemos éramos pessoas puras, limpas como essa água. 
2.Pegue o copo com feijão e vai despejando, aos poucos, dentro do copo com água e fale: a desobediência, todas as maldades do mundo foram nos contaminado e ficamos assim, totalmente cheio do pecado.
3.Pegue a peneira e diga: Mas, Deus é bondoso e nos ama muito, e nos escolheu para sermos pessoas puras, por isso, ele nos separa do pecado (nesse momento passe o feijão pela peneira, separando da água) e nos tornamos limpos novamente como esta água. E nos separa para servir. Porque ele nos escolheu antes mesmo de nascermos, e todos nós pertencemos a ele.

Objetivo: Saber que Deus conhece cada um de nós pelo nome e sabe de todos as coisas boas que fazemos e também de todos os erros que cometemos. Assim, toda vez que pecamos, precisamos pedir perdão e pedir a ele que nos limpe e nos guie para que possamos anunciar sua mensagem a outras pessoas.



6. Dinâmica a mala do missionário 

Material: Uma mala

Procedimento: Coloque as crianças em círculo, elas irão preparar a mala do missionários, que irá passar de mão em mão. Cada criança deverá falar alguma coisa que o missionário vai levar na mala, mas não pode repetir o que já foi dito. Se repetir sai da brincadeira. 
Objetivo: Devemos estar sempre preparados para falar do amor de Jesus, e para isso precisamos levar conosco, na mala do nosso coração tudo que já aprendemos para que possamos sair e dividir tudo com outras pessoas.



7. Dinâmica unidos para missão 

Material: Barbante

Procedimento: Amarre as pontas do barbante. Peça a uma criança para segurá-lo com as duas mãos e formar um círculo. Ela vai tentar, mas não conseguirá, então chame mais uma criança para ajudá-la, e vá chamando o restante da sala um a um até que todos estejam segurando o barbante e formando um círculo. Então, fale para eles que assim como foi necessário que todos se unissem para formar o círculo, nós temos uma missão no reino de Deus. 

Objetivo: Ensinar que quando estamos unidos com outras pessoas, ficamos mais fortes para anunciar a palavra de Deus. Por isso, devemos sempre viver em comunhão com todos e evangelizar com os irmãos da igreja, para juntos ganharmos vidas para Jesus.



8. Dinâmica ovelha perdida 

Materiais: Venda par os olhos e uma vara (papel enrolado como canudo) ou régua.

Procedimento: Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. A criança vai apontando com a sua vara e pergunta: “ Você é minha ovelha perdida?” A criança apontada deve emitir um som, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar da criança vendada. Cada vez que isso acontecer, os jogadores mudam de lugar para não serem reconhecidas suas posições.

Objetivo: Fale que nós somos como ovelhinhas e Jesus é nosso bom pastor. E toda vez que nos afastamos do pastor Jesus, ele faz de tudo para nos trazer de volta para perto dele, pois nos ama muito  e faz tudo para nos protege de todos os perigos. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Por isso, Jesus deu sua vida por nós. Foi tudo por amor!



9. Dinâmica orar e evangelizar 

Materiais: Balões de duas cores diferentes, um para representar "oração" e outro para representar "evangelização".  

Procedimento: Os balões devem ser cheios e amarrados nos pés das crianças. Cada criança terá um balão de cada cor amarrado em cada perna. 
Ao sinal, cada criança tentará explodir o balão do amigo e não deixar que estourem o seu. Fale com elas da importância para o missionário de orar e pregar. 

Objetivo: Todos nós podemos falar do amor de Jesus para as pessoas, colega, mamãe, papai, tio, primo. Mas, ouvimos sobre Jesus e quando saímos da igreja a palavra explode igual os balões, pois destruímos a palavra ou guardamos só para nós e bato compartilhamos com as pessoas que amamos, para que ela também ouçam sobre Jesus e como é maravilhoso segui-lo.



10. Dinâmica se enchendo de Deus

Mateial: Uma jarra ou copo grande (de vidro transparente e suja de borra de café), uma bacia(com água), bolas de papel amassadas.

Procedimento: Todas as criança que chegarem na sala receberão uma bolinha de papel. Pegue o copo e comece lavar na bacia, conforme for lavando vai dizendo: antes de conhecer a Jesus, estávamos sujos pelo pecado como este copo. Mas, Deus tinha um plano de nós salvar e então, tudo mudou. Agora, comece a lavar o copo falando que o plano de Deus foi enviar Jesus para nos limpar de todo pecado. Mostrando o copo lavado fale: Vejam como ficou limpo, só que ele está vazio. Depois que o pecado saiu do coração ele não pode ficar vazio. Então vamos encher o coração. Agora, vá passando o copo de criança em criança e ao passo que forem colocando a bolinha no copo, vá ensinando que depois se ser limpo é preciso encher o coração com o espírito de Deus, assim como elas estão fazendo com o copo.

Objetivo: Enfatizar que ao decidir abandonar o pecado devemos preencher o espaço que ele deixou com as coisas de Deus: orando, lendo a Bíblia, evangelizando. E assim, o coração vai se desligando da antiga vida para que possamos viver a vida de acordo com a vontade de Deus, andando e vivendo em verdade.


Gostou deste conteúdo? Aproveite e visite outras páginas para ter acesso a outras DINÂMICAS que te ajudarão na evangelização das crianças.

0 Comentários