Profeta zacarias


Plano de aula


Base bíblica: livro de Zacarias

Objetivos: levar as crianças a saberem que houve profetas que fizeram profecias sobre a missão de Jesus, antes dele vir ao mundo; expor as profecias messiânicas de Zacarias e suas visões; compreender que é preciso obedecer a palavra de Deus.

Versículo para memorizar:O SENHOR Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de SENHOR.” (Zacarias 14:9)

Metodologia: aula expositiva e explicativa com a apresentação de imagens ou fantoches para ilustrar a história.

Ideias de Recursos visuais: fantoches feitos com rolo de papel higiênico, fantoche no palito, dedoche ou imprima imagens.

Avaliação: colagem Jesus voltando nas nuvens.

Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil


Aplicação da lição 

1. Acolhimento

Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial

Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores

 Maranata (Avivah); A alegria e Leia a Bíblia e faça oração (Três palavrinhas)


4. Revisão da lição 14 – Profeta Ageu: tenha compromisso com a casa de Deus

Quem lembra o nome do profeta que estudamos na lição passada? Profeta Ageu. Qual foi a mensagem que ele profetizou para o povo de Judá? Para o povo reconstruir o Templo. Porque o povo não dava importância a casa de Deus, o Senhor estava descontente com isso. Aprendemos também que todos nós podemos ser servos na casa de Deus e com o próximo. Na lição de hoje vamos falar sobre a volta de Jesus. 


5. Quebra-gelo: Jesus está voltando!

Objetivo: alerta sobre os perigos de viver sem Jesus e nos preparar para sua volta.

Materiais: 

- Bexigas.

Procedimento

Distribua as bexigas para as crianças. Após distribuí-las, pergunte se há algo dentro da bexiga. Evidentemente, responderão que não há nada. Então fale: Mas o objetivo da bexiga é ficar cheia para poder enfeitar e alegrar o ambiente, as festas, do jeito que está vazia, ela não tem beleza nenhuma.

Nós também somos assim como essa bexiga vazia quando estamos sem Jesus no coração e não fazemos sua vontade. Imagina se Jesus voltar e nós encontrar com coração vazio de seu amor e contaminado pelo pecado.

Agora, encham a bexiga. Olhem agora como ficaram lindas, e prontas para enfeitar as festas e para as crianças brincarem.

Quando nós estamos com Jesus no coração ficamos cheios do Espírito Santo de Deus e aguardamos em obediência a vinda de Jesus. Não sabemos nem o dia nem a hora em que virá o nosso Senhor, por isso, precisamos aguardar sua vida sendo fiéis a sua palavra.


6. Introdução da lição 

O profeta que vamos estudar hoje profetizou sobre “O Reinado do Messias”. Vocês sabem quem é o Messias? Isso! Cristo. Esse profeta é chamado de Zacarias. Ele também escreveu um livro que tem seu nome e faz parte do Antigo Testamento. Esse livro é um pouco maior que os outros Profetas Menores, tem quatorze capítulos. Sabiam que o nome Zacarias significa “O Senhor lembra”! Vamos conhecer mais sobre este Profeta de Deus!


7. Lição Bíblica Infantil -  Profeta Zacarias: o Reinado do Messias 

Profeta zacarias

Zacarias era um sacerdote que iniciou seu ministério como profeta após retornar do exílio na Babilônia para Judá. Deus o convoca para profetizar ao povo. A primeira mensagem do Senhor é chamar a atenção do povo para o arrependimento, alertando-os a abandonarem seus pecados e voltarem para Deus (cap. 1:3-4).


Nesta época construção do templo estava parada, por ordem do rei da Persa. Assim com o Profeta Ageu, Zacarias incentivou o povo a reconstruir o Templo do Senhor. Ele teve oito visões que reanimaram os judeus a reconstruir o Templo.


Além, destas visões de Zacarias fez várias profecias sobre a volta de Jesus. E muitas dessas profecias já foram cumpridas na primeira vinda de Jesus Cristo ao mundo. Ele profetizou que:

– Jesus era o servo que removeria os pecados da terra. (Zc 3:8-9), é Jesus realmente veio ao mundo não para servir, mas para ser servo e deu sua vida para resgatar a humanidade do pecado (Marcos 10:45);


– Disse que Jesus entraria em Jerusalém montado em um  jumentinho (Zc 9:9), e assim aconteceu (Lc 19:35-37);

Jesus no jumentinho

– Traição a Jesus por trinta moedas de prata (Zc 11:13). Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata, o entregando aos chefes dos sacerdotes (Mt 27:3-5);

Judas e as moedas de prata


– A morte de Jesus  (Zc 12:10-11). Que também aconteceu, e foi um dia de muito choro (Lc 23:46-49).


Zacarias apresentou Jesus como servo humilde que viria para salvar a humanidade. E também disse que um dia Jesus voltaria para ser Rei do mundo inteiro. Vamos repetir comigo!

Versículo bíblico Zacarias 14.9
“O SENHOR Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de SENHOR.” (Zacarias 14:9)


Zacarias falou que Jesus irá voltar e de como será a glória futura da cidade de Deus (Zc 12-14). Nenhum de nós sabe o dia da segunda vinda de Jesus. Ele virá de surpresa, por isso nós precisamos estar preparados. 

Jesus sob as nuvens


Já imaginou se Jesus volta bem na hora que você estiver contando uma mentira, brigando com alguém, desobedecendo os pais. Pra que isso não acontece, nós temos que ficar alertas e não cometer mais esses pecados, mas toda vez que pecar precisa logo se arrepender de todo coração, orar e pedir perdão a Deus.


8. Conclusão

As profecias de Zacarias nos ensina que precisamos ser obedientes à palavra do Senhor, falar somente a verdade, não ser injusto nem tramar maldades contra o próximo, porque o Senhor detesta todas estas coisas. 

Jesus logo voltará, o Reinado do Messias será eterno. Quando Jesus voltar ele irá reunir todos que foram fiéis a ele e todos irão para a cidade de Deus.


9. Atividade

Atividade biblica Jesus está voltando


10. Oração  final

Incentive as criança a orar pedindo para alguma fazer a oração final. 


0 Comentários