Crescimento Espiritual


Abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos. (1 Pedro 2:1-2)



O crescimento espiritual é algo que se estende ao logo da vida, é o amadurecimento da fé em Jesus. No entanto, durante essa jornada acontecem várias situações, que ao invés de serem ultrapassados, são afagados no coração e tornam-se mimos adorados: invejas, injustiças, traições, hipocrisia e toda forma de maldade que se enraíza no coração do homem. 



Todo cristão que deseja alcançar a maturidade espiritual precisa ser como recém-nascido que anseiam pelo leite materno. Você alguma vez já viu uma criança sendo amamentada, se não, dá próxima vez que ver observe atentamente. O recém-nascido ao encostar na mãe, sua cabecinha procura pelo leite fervorosamente, até que encontra e repousa matando sua fome. É nesse mesmo desejo, que o Apóstolo Pedro enfatiza que devemos nos desenvolver espiritualmente, buscando veementemente evoluir por meio do alimento da palavra de Deus, nos revestindo do caráter de Cristo.

Acesse também: A verdadeira identidade cristã 



Além disso, o leite materno é puro, da mesma forma deve ser o nosso leite espiritual, sem misturas com nenhuma forma de maledicências. Por isso, Pedro alerta: “abandonem tudo o que é mau”. Tudo o que impede o cristão de crescer espiritualmente deve ser deixado para trás, devendo estar com vestes novas e limpas, pois em Jesus “tudo se faz novo”. 



O que tem impedido seu crescimento espiritual: namoro, amizades, paixões carnais, ambição por dinheiro? Opa! Espera aí! O dinheiro é obstáculo? Quem nesse mundo não quer dinheiro? A resposta para este questionamento é sim. O dinheiro torna-se um empecilho para a evolução espiritual, quando ele se transforma em um ídolo no coração, o mesmo acontece com namoros e amizades que te afastam da sua conduta cristã. Enfim, tudo aquilo que ocupa um demasiado espaço na vida e impede de ter um relacionamento íntimo e compromissado com Deus, irá dificultá-lo de crescer espiritualmente.

Saiba mais: Por que o amor ao dinheiro é a raiz de todos mal?



Há alguns passos que podem ser seguidos para uma análise da caminha com Cristo:

Crescimento espiritual

1. Refletir sobre sua conduta –  Nem sempre conseguimos visualizar com clareza se estamos vivendo com uma conduta não cristã, por isso devemos pedir a Deus que nos sonde: “Examine-me, ó Deus, e conheça o meu coração! Ponha os meus pensamento­s e emoções ansiosos à prova, tome conhecimento de tudo! Veja se há em mim algum caminho mau e oriente-me para que eu ande pelo caminho da vida eterna” (Salmos 139:23-24).

Leia aqui: Seja exemplo de boa conduta



2. Abandonar o pecado – De nada adianta realizar uma autoanalise e continuar com as mesmas condutas. Os pecados devem ser exterminados, logo que identificados. “Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para o SENHOR, arrependidos, e ele mostrará a sua grande misericórdia. Voltem-se para o nosso Deus, pois ele mostrará como é imenso o seu perdão” (Isaías 55:7).

Post semelhante: Livre arbítrio ou escravo do pecado?



3. Arrependimento – Esse é um pré-requisito essencial para quebrantar o coração, receber a palavra e crescer espiritualmente. Portanto, “arrependam-se de todo mal que estão praticando e não deixem que os seus pecados os destruam. Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova [...]. Eu não quero que ninguém morra! – diz o SENHOR Deus. – Portanto, parem de pecar e vivam” (Ezequiel 18:30b-32).

Saiba mais: Arrependimento é a chave para uma vida transformada



4. Compromisso  – com o estudo das escrituras e orações incessantes, prosseguindo em conhecer o Senhor, buscando sempre ter intimidade com Deus. Aquele que verdadeiramente se compromete com a obra do Senhor, pega sua cruz e segue Jesus: “– Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Lucas 9:23).

Veja mais:



5. Obediência – Sendo fiel a palavra, procurando sempre fazer o que é correto, como imitadores de Cristo. Lembre-se das palavras de Jesus: “– Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (João 14:15). 



6. Dedicação – Sem santificação ninguém verá a Deus” (Hebreus 12:14), ou seja, sem o esforço diário para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, ninguém o verá. Esse é um processo contínuo na vida do cristão que se dispõe a completa submissão a Deus.

Veja mais: Como ter disciplina espiritual e fazer a vontade de Deus?



Por fim, reavalie suas prioridades, seus desejos, atitudes, pensamentos e conduta. Há alguma coisa em sua vida que você venera mais do que ter momento com Deus? Existe algo que se tornou um ídolo em seu coração? Reflita e deixe para trás tudo que te impede de evoluir espiritualmente.


Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para visitar a  página e tenha acesso a vários reflexões e devocionais que contribuirão para fortalecer a sua caminhada cristã.

0 Comentários