10 dinâmicas sobre bullying | adolescentes e crianças

1. Dinâmica: “Palavras que Marcam”
Objetivo:
Mostrar o impacto duradouro das palavras ofensivas.
Material:
• Uma folha de papel em branco por participante
Como fazer:
• Peça para amassarem a folha com força.
• Depois, que tentem alisá-la completamente.
• Explique que mesmo após tentar consertar, as marcas continuam.
Versículo:
Provérbios
18:21
– “A morte e a vida estão no poder da língua.”
Lição:
Palavras ofensivas podem deixar marcas que não desaparecem
totalmente.
2. Dinâmica: “O Que Você Vê?”
Objetivo:
Desenvolver empatia e valorização das diferenças.
Material:
• Imagens de pessoas com diferentes características físicas ou estilos
Como fazer:
• Mostre uma imagem por vez e pergunte: “O que você vê?”, “O que essa pessoa pode estar sentindo?”, “Você a trataria bem?”
• Promova reflexão sobre julgamentos e rótulos.
Versículo:
1
Samuel 16:7
– “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”
Lição:
Não devemos julgar ninguém pela aparência.
3. Dinâmica: “O Balão da Humilhação”
Objetivo:
Mostrar como o bullying "estoura" o emocional de
alguém.
Material:
• Balões e papéis com ofensas comuns escritas (ou palavras de crítica)
Como fazer:
• Encha os balões e coloque dentro os papéis com palavras ofensivas.
• Estoure os balões um a um e leia as palavras.
• Converse sobre como essas palavras machucam.
Versículo:
Efésios
4:29
– “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...”
Lição:
Palavras maldosas “estouram” o interior emocional de quem sofre
bullying.
4. Dinâmica: “Caixa do Valor”
Objetivo:
Ensinar que todos têm valor diante de Deus.
Material:
• Uma caixa bonita com um espelho dentro
Como fazer:
• Passe a caixa fechada e diga que dentro está algo muito precioso.
• Cada um abre, olha e fecha sem contar o que viu.
• No final, diga que todos viram a si mesmos no espelho.
Versículo:
Salmos
139:14
– “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e
admirável.”
Lição:
Cada pessoa tem valor e identidade únicos diante de Deus.
5. Dinâmica: “Etiqueta do Amor”
Objetivo:
Incentivar o uso de palavras que edificam.
Material:
• Post-its ou etiquetas adesivas
• Canetas
Como fazer:
• Cada um escreve uma qualidade positiva sobre o colega e cola nas costas dele.
• No final, todos leem as etiquetas recebidas.
Versículo:
Romanos
12:10
– “Amai-vos cordialmente uns aos outros...”
Lição:
Devemos valorizar e edificar uns aos outros com palavras que curam.
6. Dinâmica: “O Julgamento do Boneco”
Objetivo:
Refletir sobre a injustiça dos julgamentos e ofensas.
Material:
• Um boneco ou pelúcia
• Fita adesiva
Como fazer:
• Cada vez que um participante disser algo negativo (como um xingamento comum), cole um pedaço de fita no boneco.
• Ao final, tente remover todas as fitas. Mostre que ele ficou marcado.
Versículo:
Tiago
3:10
– “Da mesma boca procede bênção e maldição...”
Lição:
Julgar e ofender os outros deixa marcas difíceis de remover.
7. Dinâmica: “Corrente do Respeito”
Objetivo:
Promover a união e o cuidado mútuo.
Material:
• Tiras de papel colorido, fita adesiva ou grampeador
Como fazer:
• Cada participante escreve atitudes positivas (ex: ouvir o outro, encorajar, não zombar).
• Forme uma corrente unindo todas as tiras.
• Mostre que juntos somos mais fortes.
Versículo:
Eclesiastes
4:12
– “O cordão de três dobras não se rompe com
facilidade.”
Lição:
Respeito e união vencem o bullying.
8. Dinâmica: “Silêncio que Fere”
Objetivo:
Mostrar que omissão também é forma de bullying.
Material:
• Cartazes com situações de bullying escritas
Como fazer:
• Apresente os cartazes com situações (zombarias, exclusão, violência verbal).
• Pergunte: “O que você faria?”, “Você já se calou diante disso?”
• Encoraje a se posicionar.
Versículo:
Provérbios
31:8
– “Fala por aqueles que não podem falar por si mesmos...”
Lição:
Silenciar diante do bullying também é contribuir com ele.
9. Dinâmica: “Rótulos”
Objetivo:
Ensinar a não rotular ou limitar as pessoas.
Material:
• Etiquetas com palavras negativas e positivas
Como fazer:
• Cole etiquetas em cada adolescente (sem que leiam).
• Peça que interajam conforme os rótulos (por exemplo: trate com frieza quem está com “insuportável”).
• Depois revele os rótulos e converse sobre o desconforto.
Versículo:
Mateus
7:1-2
– “Não julgueis, para que não sejais julgados.”
Lição:
Rotular pessoas é injusto e prejudica relacionamentos.
10. Dinâmica: “Quem Sou Eu de Verdade?”
Objetivo:
Estimular a autorreflexão e empatia com quem sofre
bullying.
Material:
• Fichas com perguntas como: “Como você se sente quando é ignorado?”, “Você já foi humilhado?”, “O que faria diferente se fosse a vítima?”
Como fazer:
• Cada adolescente pega uma ficha e responde com sinceridade.
• Promova um momento de escuta sem críticas.
Versículo:
Filipenses
2:4
– “Cada um considere os outros superiores a si mesmo.”
Lição:
A empatia é o caminho para vencer o bullying e viver o amor cristão.
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