Teu socorro vem do senhor


"No dia em que o SENHOR entregou os amorreus aos israelitas, Josué orou ao SENHOR em alta voz: “Que o sol pare sobre Gibeom, e que a lua fique onde está, sobre o vale de Aijalom!” E o sol e a lua ficaram parados até que o exército de Israel terminasse de destruir os seus inimigos. Nunca antes nem depois houve um dia como esse! Pois o SENHOR fez parar o sol e a lua, atendendo ao pedido de um homem! Certamente o SENHOR estava lutando por Israel." (Josué 10:12, 13a, 14)



Na época em que Josué liderava o povo de Israel,  o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque, soube que ele havia destruído e tomado o reino de Ai e que o povo de Gibeom teria feito um acordo de paz com Israel. Amedrontado com essa união –  já que Gibeom era uma cidade imponente e os gibeonitas eram soldados valentes –  o rei Adoni-Zedeque solicitou ajuda de outros cinco reis amorreus para juntos destruírem aos gibeonitas. 

“Venham ajudar-me a destruir Gibeom, porque esse povo fez um tratado de paz com Josué e com o povo de Israel”. (Js 10: 4)



Diante desse cenário de guerra, com suas terras invadidas, os gibeonitas pediu ajuda a Josué, o qual saiu com o exército israelita para socorrê-los. “E o SENHOR Deus lhe disse: – Não fique com medo desses reis, pois eu já lhe dei a vitória. Nenhum deles será capaz de resistir” (Js 10:8). Josué partiu para socorrer Gibeom e surpreendeu os inimigos desprevenidos durante a noite, e como prometido pelo Senhor, eles ficaram apavorados e confundidos na escuridão, tornando-se presas fáceis para o exército de Israel, os que conseguiram fugir foram destruídos com uma chuva de granizo enviada pelo Senhor.



Assim, da mesma forma que o socorro para Israel veio do céu, quando estamos enfrentando nossas guerras espirituais ou físicas, com muitas adversidades circundando a vida, as quais nos deixam apavorados, confundidos e sem ação, devemos pedir socorro ao Senhor, pois é dos céus que o milagre vem. Sem a ajuda do Senhor nem mesmo os soldados de Gibeom e de Israel juntos conseguiriam vencer o rei de Jerusalém com os cinco reinos que uniram-se a ele. Quando a nossa força e coragem vem do alto o  inimigo é destruído.



Ademais, nesse mesmo dia que o Senhor entregou os amorreus ao exército israelita, Josué orou ao Senhor pedindo que o sol parasse e que a lua ficasse onde estava e logo pararam no céu. Assim o sol permaneceu inerte por quase vinte e quatro horas, até que os homens de Israel saíssem vitoriosos. Cabe ressaltar que na história da humanidade nunca houve outro dia igual a esse em que o Senhor parou o sol e a lua para atender ao pedido de um homem. Quer prova maior que essa, que o Senhor estava lutando por Israel?



Josué mantinha um relacionamento profundo com Deus, ele orava, buscava e procurava fazer a vontade do Senhor. Deus continua batalhando por cada um de nós, da mesma forma que lutava por seu povo no antepassado. Mas um grande problema é não manter um relacionamento sincero com Ele e só buscá-lo quando as dificuldades “batem à porta”. A oração move o coração de Deus, ela é a chave de acesso ao Pai. A falta de comprometimento com o Senhor e a superficialidade para colocar sua palavra em ação nos distancia de suas bênçãos: 

Deus despreza até as orações de quem não obedece à sua lei” (Provérbios 28:7).



Portanto, procure ter um relacionamento verdadeiro com o Senhor. O Deus que fez Josué  derrotar seus inimigos também pode te fazer vitorioso. Independente do momento em que você está vivendo: se comprometido, permaneça firme, o teu socorro vem do céu; mas se está descompromissado, volte-se para Deus e obedeça sua vontade, o Senhor quer ouvir sua voz clamando por seu socorro. O Senhor nunca desiste do seu povo!


Se vocês permanecerem em mim e obedecerem às minhas ordens, podem fazer o pedido que quiserem, e isso será concedido! (João 15:7)


Gostou da mensagem? Compartilhe com seus amigos para que a palavra do Senhor seja propagada e mais vidas alcançadas.


Leia também:

Agindo Deus quem impedirá?

Persevere em orar: a importância da oração na vida do cristão 

Como ter intimidade com Deus

0 Comentários