Oração de joelhos


"Não se cansem de orar; perseverem nisso; estejam vigilantes e lembrem-se de ser gratos" (Colossenses 4:2 VIV).


Perseverar, insistir incansavelmente na oração, esta foi uma das inúmeras exortações de Paulo em seu ministério, pois a oração é a chave de acesso a porta da sala de Deus. É através dela que nos conectamos com o Senhor. A oração deve ser constante. Jesus disse que devemos "orar sempre e nunca esmorecer" (Lc. 18:1). O apóstolo Paulo disse: "Orai sem cessar." (1 Ts. 5:17.)


Se Jesus, que não tinha pecado, era Deus em forma de homem, e mesmo assim, tinha uma vida de intensa oração, o que diremos nós pecadores quanto estas exortações? A oração não pode ser algo o qual nos apegamos apenas quando estamos enfrentando adversidades e então decidimos clamar a Deus. Nosso problema é negligenciar a oração quando, na verdade, ela deveria ser uma prioridade. Assim, três características devem estar presentes na vida do cristão: Orar, vigiar, agradecer (Cl 4:2).


1. Oração – O propósito da oração é termos um relacionamento íntimo com Deus, não é dobrar a vontade de Deus diante da nossa, mas antes alinhar a nossa vontade com a dele. “Jesus foi e orou, dizendo: – Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade” (Mateus 26:42 LAT).


2. Vigilância  – Quanto mais disciplinados formos em cultivar momentos a sós frequentes e diários com Deus, mas fortes nos tornamos para resistir às tentações. “Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir” (Mateus 26:41 LAT).


3. Gratidão – A gratidão tira nossos olhares das coisas que não temos para que possamos enxergar as bênçãos que recebemos. “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18 LAT).


A vida cristã deve ser de intensa oração. Os nossos dias são cheios de distrações que nos fazem esquecer, postergar e desanimar. Contudo, devemos permanecer firmes e perseverantes, criando o hábito de orar constantemente e diariamente, pois a oração é crucial para nos aproximarmos de Deus, como dito por John Stott “é uma experiência trinitária de comunhão com o Pai pelo Filho através do Espírito Santo”. Orar é mostrar o mais íntimo do nosso ser a Deus. Afinal, que Pai não gostaria de ter um relacionamento profundo com seu filho? Assim, é nosso Deus. Você já reservou tempo para Deus hoje? Aprenda buscar a Deus diariamente em oração. E "ore não até Deus te ouvir, mas até que você ouça a Deus", até que você e Deus tornem-se amigos inseparáveis. 


0 Comentários