Girassol

Propósito é uma palavra muito utilizada no universo cristão. Certamente você já deve ter ouvido alguma destas frases: “Deus tem um propósito para sua vida”, “tudo que Deus faz tem um propósito”, “você precisa ter um propósito de vida”. Mas, o que é esse tal de propósito? 


Propósito (do latim proposĭtum), é definido como intenção de fazer algo, desejo de realizar alguma coisa, plano a seguir, objetivos a serem alcançados, enfim, é a jornada traçada até atingir o alvo. O propósito bíblico é o caminho que você irá percorrer, e esta estrada te conduzirá para passar a eternidade ao lado de Deus, é o compromisso firmado para seguir conforme os desígnios do Senhor. 


Neste caso, o que significa viver com propósito?

Primeiramente, é viver para a glória de Deus, porque Deus nos criou para sua glória –  “eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza” (Isaías 43:7 LAT) – portanto,  esse é o principal propósito de nossas vidas. Em segundo, para viver esse propósito é preciso assumir um compromisso de ser fiel à sua vontade, obedecendo aos seus desígnios. Viver uma vida com propósito é percorrer o caminho que nos leva de encontro a Deus. 


Leia também:


Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Provérbios 14:12; 16:25). Não há atalhos para se ter uma vida com propósitos, se o caminho, o qual considera correto, está te conduzindo para longe de Deus, esta é a prova cabal que não estás vivendo uma vida com propósitos, conforme a vontade do Senhor. O homem faz muitos planos, porém, o que prevalece não é sua vontade, mas a de Deus (Pv 19:21), por isso, seus anseios precisam estar conectados com os propósitos de Deus.


Deus colocou no coração do homem o desejo pela eternidade – o alvo –, mesmo assim,  ele não compreende completamente o que Deus fez (Eclesiastes 3:11), pois, mesmo possuindo uma mente que raciocina, ela é limitada, e não consegue discernir a totalidade da grandeza dos feitos de Deus, por isso, o caminho correto a ser percorrido, o propósito a ser seguido, está na frase dita por Jesus: “– Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim (João 14:6). Cristo é nosso maior exemplo de alguém que agiu conforme os desígnios de Deus, e respondendo a pergunta inicial, seguir os passos de Jesus é a forma mais autêntica de viver uma vida com propósito.


E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo. (Efésios 1: 17-18)

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. (Efésios 1:4-5)


0 Comentários