Citações de C. S. Lewis


Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis (1898 — 1963), foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e teólogo irlandês. Foi professor e membro do Magdalen College, tanto da Universidade de Oxford como da Universidade de Cambridge. Mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, como as obras: Cristianismo Puro e Simples (1952), a ficção e fantasia As Crônicas de Nárnia (1950-56), Cartas de um diabo ao seu aprendiz (1942) e Trilogia Espacial (1938-45). Foi também um respeitado estudioso da literatura medieval e renascentista, tendo produzido alguns dos mais renomados trabalhos acadêmicos envolvendo esses temas no século XX. (Fonte: Wikipedia)


Portanto, foram selecionados sessenta trechos de algumas das obras desse autor que é um ícone da Literatura Cristã – todos os livros citados tem resenhas aqui no blog. Inspire-se e reflita!


Até que tenhamos rostos

Não deixe que a tristeza feche seus ouvidos e endureça seu coração...

Dizem que um prisioneiro consegue domar um rato  chega até a amá-lo, de certa forma. Mas abra a porta, remova suas correntes e, nesse momento,  quando ainda vai se importar com o rato. 

Frases de C. S. Lwis Citaçoes inspiradoras para redes sociais
"Se sentir medo, não dê ouvidos a si mesma. Todos nós sentimos medo em nossa primeira luta."




O grande divórcio

O bem ao amadurecer, distingue-se cada vez mais não apenas do mal, mas também de outras formas de bem. 

 

Todo sentimento é santo quando a mão de Deus o governa. Todo sentimento se deteriora quando se estabelece por conta própria e se transforma em um falso deus.

trechos dos livros de C. S. Lewis para instagram, Facebook e WhatsApp
"Não podemos amar outra criatura de forma plena se não amarmos a Deus."

O medo de si é a pior forma de horror.

A glória flui de todos e retorna para todos, como a luz em um espelho. O essencial é a luz.



Citaçoes inspiradoras de C S Lewis para redes sociais
"Há apenas um bom: Deus. Tudo que é bom, é bom quando se volta para ele, e tudo que é ruim, é ruim quando se afasta dele."


Aqueles que optam pela infelicidade usam a compaixão para manter cativa a alegria.


Os quatro amores

Citaçoes inspiradoras de C. S. Lewis para insagram
"O amor torna-se um demônio no momento em que se torna um deus."


Se quer ser amado, seja amável. 

 

Quando as coisas naturais se parecem quase divinas, o demônio estará logo ali, virando a esquina.

 

A igreja não tem qualquer beleza a não ser aquela que o Noivo lhe dá, e ele não a encontra bela, mas a faz ficar assim.


Citações de livros para WhatsApp, Instagram e Facebook
"A Afeição é capaz de amar os repulsivos: Deus e os seus amam os que não são dignos de amor."

O único lugar fora do céu onde você ficará perfeitamente seguro de todos os problemas e perturbações do amor é o inferno.

Devemos rejeitar ou desqualificar nossos mais próximos e queridos quando eles estiverem entre nós e nossa obediência ao Senhor. 



Citações de Lewis
"A amizade não é uma recompensa para nosso discernimento e bom gosto em achar um ao outro. É o instrumento pelo qual Deus revela a cada um as virtudes de todos os outros."


Nosso modelo é Jesus não apenas do calvário, mas da carpintaria, das estradas, das multidões, das demandas estridentes e das oposições ásperas, da falta de toda tranquilidade e privacidade, e das interrupções constantes.

Quando os amores naturais se tornam algo sem lei, e eles nãos apenas fazem mal aos outros amores; eles próprios cessam de ser os amores que um dia foram – cessam de ser amor.

A insensatez puxa o mal com ela.


Frases inspiradoras
"O marido é o cabeça da esposa quando ele é para ela o que Cristo é para a igreja. Ele deve amá-la como Cristo amou a Igreja – e o texto prossegue – e entregou-se por ela."


 Em Deus não existe fome que necessite ser saciada,  somente fartura que deseja se dar.


Deus que de nada necessita,  traz amorosamente à existência criaturas completamente supérfluas com a finalidade de amá-las e aperfeiçoá-las. Ele cria o Universo, já antevendo – ou deveria dizer “vendo”? Não existem tempos verbais em Deus. 




Cartas de um diabo a seu aprendiz

Frase de C. S. Lewis
"A estrada mais segura para o Inferno é gradativa — a ladeira é suave, o solo é macio, sem curvas acentuadas, sem marcos e sem postes indicadores."



A gratidão olha para o passado e o amor, para o presente; Já o medo, a avareza, a luxúria e a ambição têm os olhos no que está por vir.

Citação do livro cartas de um diabo a seu aprendiz
"Nossa raça pode cair em dois erros igualmente graves, mas diametralmente opostos, quanto aos demônios. O primeiro é não acreditar na existência deles. O outro é acreditar que eles existem e sentir um interesse excessivo e doentio por eles."



O peso da glória 

C s lewis frases
"Ser cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você."


Obediência é o caminho para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o caminho.



Frases edificantes
"Poderá algo ser acrescentado à concepção de estar com Cristo? Pois deve ser verdade, como um velho escritor diz, que quem possui Deus e tudo mais não tem mais do que quem possui somente Deus."




Cristianismo puro e simples

Memsagem cristã
"Seja gentil com aqueles que escolheram portas diferentes da sua e também com aqueles que ainda estão no saguão."



Esse mundo é uma grande loja de esculturas, nós somos as estátuas e há rumores por aí de que alguns de nós, algum dia, despertaremos para a vida.



Quando um indivíduo que aceita a doutrina cristã não vive de acordo com ela, é muito mais esclarecedor dizer que ele é um mau cristão do que dizer que ele não é um cristão.


As pessoas devem ser altruístas, devem jogar limpo. Não que elas sejam ou gostem de ser altruístas, mas é o que elas deveriam ser.


Ser um cristão não quer dizer pensar que onde o cristianismo difere de outras religiões ele seja verdadeiro e elas estejam erradas.



Trecho do livro de lewis
"Em Cristo, uma nova espécie de ser humano surgiu, e a nova vida que começou com ele deve ser posta dentro de nós."




Mas prazer, dinheiro, poder e segurança são, coisas boas. A maldade consiste em persegui-las usando o método errado, ou da forma errada, ou com muita intensidade.


A maldade, se você examinar de perto, acaba se revelando como uma busca por algum bem, mas da maneira errada.


Você pode ser bom só por amor a bondade: mas não pode ser mal só por amor à maldade.


Para ser mau, é preciso desejar coisas boas e, persegui-las da forma errada.



Citação livro cristianismo puro e simples
"Só poderei aprender a amar o meu próximo como a mim mesmo se aprender a amar a Deus; E só poderia amar a Deus se aprender a obedecê-lo."


Quanto melhor for a matéria de que  uma criatura tenha sido feita – quanto mais inteligente, forte e livre ela for -, melhor ela se tornará se seguir o caminho certo, mas, também, pior se tornará quando seguir o caminho errado.


Só uma pessoa má precisa de arrependimento, mas só uma pessoa boa consegue arrepender-se perfeitamente.


Quando você ensina uma criança a escrever, segura na mão dela para ela formar as letras: Isto é, ela forma as letras porque você as está formando. Nós amamos e raciocinamos porque Deus ama e raciocina, e segura nossa mão quando nós o estamos fazendo.




Citaçoes do livro de Lewis
"Enquanto você for orgulhoso não poderá conhecer a Deus. Uma pessoa orgulhosa sempre está desdenhando coisas e pessoas, e, é claro, se você fica olhando de cima para baixo, não poderá olhar para nada que esteja acima de você."


Poderíamos acreditar que Deus requer simplesmente a obediência a um conjunto de regras, quando o que ele realmente deseja são pessoas com qualidades singulares em seu interior.


A maioria de nós não examina o cristianismo a fundo para descobrir o que ele realmente diz: nós o abordamos na esperança de encontrar nele apoio para as nossas próprias perspectivas partidárias.


Devo odiar as ações de uma pessoa má, mas não uma pessoa má; ou, como eles diriam, odiar o pecado, mas não o pecador.


Quanto mais orgulhosa for uma pessoa, mas ela detesta o orgulho nas outras.



Frase de autor cristão
"Nunca estaremos bem enquanto amarmos e admirarmos qualquer coisa mais do que amamos e admiramos a Deus."




O orgulho não tem prazer em ter algo, mas apenas em ter mais do que o próximo.


Orgulho sempre significa inimizade – ela é a inimizade em pessoa. E não apenas inimizade entre pessoas, mas inimizade para com Deus.



Orgulho é um câncer espiritual, tendo em vista que Corrói a própria possibilidade do amor, ou do contentamento, ou mesmo do bom senso.


Frase de Lewis
"Sempre que nossa vida religiosa está nos fazendo pensar que somos bons – acima de tudo, que somos melhores do que os outros -, certamente estamos sendo influenciados não por Deus, mas pelo diabo."



O diabo adora “curar” um defeito pequeno dando-lhe outro grande.



Pergunte-se a si mesmo: “Se eu tivesse certeza de que amo a Deus, o que eu faria?” Quando encontrar a resposta, vá e aja de acordo.


A hora é agora, hoje mesmo, nesse instante, de escolher o lado certo. Deus está se delongando para nos dar essa chance. E ela tem prazo de validade. É pegar ou largar.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Aproveite para visitar outras páginas e tenha acesso a outros artigos semelhantes a este.

0 Comentários