Livro ao lado da máquina de escrever

Em 1942, com o terror da Segunda Guerra Mundial, a BBC de Londres convida o veterano de guerra C. S. Lewis para levar conforto aos corações abalados por tal horror, com palestras sobre a fé cristã transmitidas pelo rádio, posteriormente publicadas em três partes: Palestras de rádio (Broadcasts Talks) em 1942, Conduta Cristã (Christian Behaviour) em 1943 e Além da personalidade (Beyond Personality) em 1944. Hoje estão reunidas no livro Cristianismo puro e simples, um clássico da literatura cristã que todos deveriam ler, independente de sua religião.


Capa do livro Cristianismo puro e simples
Sinopse: Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C. S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar a fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura. Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial e com tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra ― e ainda reverberam mais de 70 anos depois.


Título: Cristianismo puro e simples | Autor: C. S. Lewis | Tradutor: Gabriele Greggersen | Editora:  ‎Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 2017) |Primeira publicação: 1952 | Páginas: ‎288 | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


Veja também outras resenhas:


Cristianismo puro e simples está dividido em quatro partes, com uma linguagem peculiar que suscita uma reflexão aprofundada sobre a vida cristã, contrastando-o com uma vida não cristã, porém seu intuito não é converter ao cristianismo ou fazer alusão à qualquer religião como certa ou errada, mas “expor o cristianismo autêntico”. Utilizando uma escrita atraente e abordando algumas metáforas para exemplificar sua explanação, Lewis força o leitor a fazer uma intensa análise referente ao seu comportamento, concomitantemente, com seus pensamentos pré-formulados, e gradualmente, vai introduzindo-o no contexto ao demonstrar elementos da cosmovisão cristã


um cristão não é uma pessoa que nunca comete erros, mas uma pessoa capaz de se arrepender e dar a volta por cima, começando tudo de novo depois de todo tropeço que der — porque a vida em Cristo está dentro dele, curando-o o tempo todo, capacitando-o a imitar (até certo ponto) o tipo de morte voluntária que Cristo, em pessoa, assumiu.


O livro aborda várias vertentes sobre a conduta e fé  cristã como: moralidade, dualismo, panteísmo, certo e errado, questionamentos sobre existência e caráter de Deus, dúvidas que cercam um cristão em processo de crescimento e conhecimento da fé, Doutrina da Trindade, enfim, temas de extrema relevância para se viver um cristianismo genuíno. Por ser um ex-ateu, e consequentemente, já ter vivenciado o outro lado da história, Lewis consegue por meio de argumentos contundentes, demonstrar para o agnóstico de forma simples a visualizar o cristianismo como racional, além de fazer uma chamada para os cristão sobre a verdadeira essência do cristianismo. 


Quando eu era ateu, tinha de tentar convencer a mim mesmo de que a maioria das pessoas da raça humana sempre esteve errada sobre a questão que lhe interessava mais; quando me tornei cristão, passei a assumir uma visão mais liberal. Mas, é claro, ser um cristão não quer dizer pensar que onde o cristianismo difere de outras religiões, ele seja verdadeiro e elas estejam erradas.


Por se tratar de uma contextualização do oral, a narrativa parece uma conversa com o leitor, fato que nos deixa mais absorvidos na leitura. A construção do pensamento sincero de Lewis e a forma como ele a conduz ao leitor, fazendo introduzir tais pensamentos a si mesmo, sem impor seus argumentos, mas expondo-os, é algo que cativa em sua escrita. Cristianismo puro e simples é um livro necessário para conhecer e viver o verdadeiro cristianismo, um daqueles livros que indicaria a todos, sem exceções.


Veja algumas citações do livro Cristianismo puro e simples para te inspirar a conhecer essa maravilhosa obra de Lewis.

Citação do Livro Cristianismo puro e simples
Esse mundo é uma grande loja
de esculturas, nós somos
 as estátuas e há rumores por aí de
 que alguns de nós, algum dia,
despertaremos para a vida.


Sempre que nossa vida religiosa está nos fazendo pensar que somos bons – acima de tudo, que somos melhores do que os outros -, Certamente estamos sendo influenciados não por Deus, mas pelo diabo.


Quando um indivíduo que aceita a doutrina cristã não vive de acordo com ela, é muito mais esclarecedor dizer que ele é um mau cristão do que dizer que ele não é um cristão.


Seja gentil com aqueles que escolheram portas diferentes da sua e também com aqueles que ainda estão no saguão.


As pessoas devem ser altruístas, devem jogar limpo. Não que elas sejam ou gostem de ser altruístas, mas é o que elas deveriam ser.


Ser um cristão não quer dizer pensar que onde o cristianismo difere de outras religiões ele seja verdadeiro e elas estejam erradas.


Mas prazer, dinheiro, poder e segurança são, coisas boas. a maldade consiste em persegui-las usando o método errado, ou da forma errada, ou com muita intensidade.


A maldade, se você examinar de perto, acaba se revelando como uma busca por algum bem, mas da maneira errada.


Você pode ser bom só por amor a bondade: mas não pode ser mal só por amor à maldade.


 Para ser mau, é preciso desejar coisas boas e, persegui-las de da forma errada.


Quanto melhor for a matéria de que  uma criatura tenha sido feita – quanto mais inteligente, forte e livre ela for -, Melhor ela se tornará se seguir o caminho certo, mas, também, pior se tornará quando seguir o caminho errado.


Só uma pessoa má precisa de arrependimento, mas só uma pessoa boa consegue arrepender-se perfeitamente.


Quando você ensina uma criança a escrever, segura na mão dela para ela formar as letras: Isto é, ela forma as letras porque você as está formando. Nós amamos e raciocinamos porque Deus ama e raciocina, e segura nossa mão quando nós o estamos fazendo.


Em Cristo, uma nova espécie de ser humano surgiu, e a nova vida que começou com ele deve ser posta dentro de nós.


Poderíamos acreditar que Deus requer simplesmente a obediência a um conjunto de regras, quando o que ele realmente deseja são pessoas com qualidades singulares em seu interior.


A maioria de nós não examina o cristianismo a fundo para descobrir o que ele realmente diz: Nós o abordamos na esperança de encontrar nele apoio para as nossas próprias perspectivas partidárias.


Só poderei aprender a amar o meu próximo como a mim mesmo se aprender a amar a Deus; E só poderia amar a Deus se aprender a obedecê-lo.


Devo adiar as ações de uma pessoa má, mas não uma pessoa má; ou, como eles diriam, odiar o pecado, mas não o pecador.


Quanto mais orgulhosa for uma pessoa, mas ela detesta o orgulho nas outras.


O orgulho não tem prazer em ter algo, mas apenas em ter mais do que o próximo.


Orgulho sempre significa inimizade – Ela é a inimizade em pessoa. e não apenas inimizade entre pessoas, mas inimizade para com Deus.


Enquanto você for orgulhoso não poderá conhecer a Deus. uma pessoa orgulhosa sempre está desdenhando coisas e pessoas, e, é claro, se você fica olhando de cima para baixo, não poderá olhar para nada que esteja acima de você.


Orgulho é um câncer espiritual, tendo em vista que Corrói a própria possibilidade do amor, ou do contentamento, ou mesmo do bom senso.


O diabo adora “curar” um defeito pequeno dando-lhe outro grande.


Nunca estaremos bem enquanto amarmos e admirarmos qualquer coisa mais do que amamos e admiramos a Deus.


Pergunte se Assim mesmo: “Se eu tivesse certeza de que amo a Deus, o que eu faria?” Quando encontrar a resposta, vá e aja de acordo.


A hora é agora, hoje mesmo, nesse instante, de escolher o lado certo. Deus está se delongando. para nos dar essa chance. E ela tem prazo de validade. É pegar ou largar.


0 Comentários