Versículo apocalipse 3.1


“Eu conheço as suas obras; você tem a fama de igreja viva e ativa, mas está morta.” (Apocalipse 3:1b)


Como está minha vida espiritual? Quem sou eu quando ninguém está olhando? Sou realmente o que demonstro ser ou estou vivendo de aparências? Estas são algumas indagações que todos nós precisamos refletir constantemente. Ser vigilante é extremamente necessário a todo cristão. 



Viver de aparência foi uma característica destacada por Jesus, nas visões do apóstolo João, na carta à Igreja em Sardes,  Cristo faz uma crítica aos cristão, pois, era uma igreja que tinha a reputação vigorosa, famosa e ativa, porém espiritualmente estavam mortos (Ap 3:1).



Sardes era a antiga capital do Reino da Lídia, uma cidade construída no alto de uma colina, considerada inconquistável, seus habitantes eram orgulhosos, tinham um estilo de vida luxuoso e de conduta licenciosa. E, devido a sua autoconfiança, não foram vigilantes e por duas vezes a cidade foi invadida e dominada.  Anos mais tarde, Sardes foi parcialmente destruída por um terremoto, mas, foi reconstruída pelo imperador Tibério, tornou-se famosa pela conduta imoral de seus habitantes, que estavam imersos na devassidão.



Quanto a Igreja em Sardes, ao invés de influenciar, foi influenciada. Era uma igreja dinâmica em obras, para serem notáveis diante dos homens, mas não diante de Deus, pois era morta de princípios. Ao analisar a igreja, Cristo disse: “As suas obras estão longe de ser corretas aos olhos de Deus” (Ap. 3:2b). Os cristãos eram apenas religiosos que honravam a Deus com os lábios e não com o coração, pois sua conduta era ditada pelo mundo e não pelo Senhor (Isaías 29:13).



Atualmente, ainda há muitos cristãos encantados com os prazeres do mundo, que professam o nome do Senhor, mas não se converteram com o coração, cristãos que são ativos na igreja apenas para serem notados pelos homens, cristãos que não vivem o que pregam, são espiritualmente apáticos, apenas vivem de aparência.





Como está sua vida aos olhos de Deus? Como está a sua conduta cristã? Lembre-se que o Senhor virá como ladrão (Ap 3:3b), não haverá aviso prévio para arrependimentos. “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará" (Efesios 5:14)“Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir” (Mateus 26:41). A falta de vigilância é um grande perigo na vida do cristão, devido a constante batalha espiritual travada diariamente, portanto, “estejam alertas e fiquem atentos porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).



Assim sendo, “deixem de amar este mundo mau e tudo o que ele lhes oferece, pois quando vocês amam estas coisas mostram que realmente não amam o Pai; porque todas estas coisas mundanas — os maus desejos da natureza humana, os maus desejos dos olhos, a ambição pelas coisas desta vida — não provêm de Deus, e sim do próprio mundo pecaminoso. E este mundo está perecendo, e essas coisas más e proibidas perecerão com ele, mas todo aquele que perseverar em fazer a vontade de Deus viverá para sempre” (1 João 2:15).



Geralmente, os cristãos que se envergonham do evangelho, não têm coragem de serem diferentes do mundo, por isso vivem de aparência. Cristo observa atentamente sua igreja e a exorta: “Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente... Volte ao que você ouviu e creu no princípio; retenha-o firmemente e volte-se para mim outra vez” (Ap 3:2a-3a). “Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente" (Efésios 5:6-7).



A igreja de Sardes precisava, urgentemente, ser reavivada. E sua vida espiritual também precisa de reavivamento? Ouça as palavras de Jesus e retorne ao princípio, guardando as palavras do Senhor, pois “todo aquele que ama a Deus obedece aos seus mandamentos” (João 14:21). Esconda as palavras do Senhor em seu coração para não pecar (Salmos 119:11). Vigie e ore incessantemente. Se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem santificação, ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14).



Peça ao Senhor que abra os seus olhos para que você possa ver as verdades maravilhosas de seus mandamentos e te dê entendimento para que você possa guardar a seus ensinamentos e cumpri-la de todo o coração, pois a palavra do Senhor é lâmpada para guiar os passos e luz que ilumina o caminho (Sl 119:18, 34, 105). Lembre-se das palavras de promessa do Senhor: “Todo aquele que vencer será vestido de branco, eu não apagarei o nome dele do Livro da Vida e o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Que todo aquele que pode ouvir ouça o que o Espírito está dizendo às igrejas” (Apocalipse 3:5-6).

0 Comentários