Apocalipse - carta a igreja em Esmirna



“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer... Vocês serão perseguidos... Mostre-se fiel até mesmo quando estiver enfrentando a morte e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)



O versículo acima é um dos trechos da carta a Esmirna, uma das sete igrejas do Apocalipse. Esmirna (atual Izmir – Turquia) situada na Ásia Menor, ficava a aproximadamente cinquenta quilômetros da cidade de Éfeso, era famosa por sua beleza, considerada a flor da Ásia e devota ao imperador romano, foi a primeira cidade a erguer um templo à deusa Roma. A igreja era pressionada a abandonar sua fé e a adorar ao imperador como se fosse Deus. Apesar de ser um centro de idolatria, a carta aos cristãos em Esmirna não havia nenhuma crítica, foram elogiados, pois, mesmo sofrendo com a pobreza, calúnia e perseguição mantiveram-se fiéis ao Senhor, que os encorajou a permanecerem firmes até o fim, liberando uma promessa de vitória: a coroa da vida.



Esmirna era uma cidade fiel a Roma, com uma igreja fiel a Cristo, os cristãos eram atacados e mortos por não dizerem “César é o Senhor” e permanecerem declarando “Cristo é o Senhor”.  Será que somos capazes de nos mantermos fiéis a Cristo até as últimas consequências? Jesus espera que a vida de seu povo seja um testemunho de fidelidade a Deus, na fé, no trabalho, na família... Portanto, se você está sendo perseguido, injustiçado, caluniado ou têm sido rejeitado por fazer o que é correto, não esqueça que “vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome” (1 Pedro 4:14-16). Você não está aqui para agradar ao mundo, mas para fazer a vontade de Deus.




Todo aquele que prioriza Deus em sua vida, que opta por viver de acordo com sua vontade, demonstrando isso na prática, criam inimizades com o mundo, pois “todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12). Contudo, “não tenham medo daqueles que só podem matar o seu corpo, mas não podem tocar na alma de vocês! Antes, temam aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Pois assim diz o Senhor: “Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. Felizes serão vocês quando forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores!” (Mateus 5:11).



Existe uma lenda sobre a cobra e o vaga-lume que diz o seguinte: Uma cobra estava perseguindo um vaga-lume, que tentava de todas as formas escapar, até que, já exausto e sem forças para continuar fugindo, parou e perguntou a cobra: “Fiz algum mal a você?” “Não”, respondeu a cobra. “Eu faço parte de sua cadeia alimentar?” E novamente a resposta foi negativa. Então, perguntou o vaga-lume, “porque você quer me matar?” A cobra, por fim respondeu: “Porque eu não suporto ver a sua luz brilhar.



O verdadeiro cristão tem a luz do Senhor brilhando em seu interior, e isso incomoda quem está envolto nas trevas que emana de um mundo sem Cristo. Não permita que as calúnias e perseguições tirem o caráter cristão de você. Seja fiel a Deus, continue seguindo os princípios que desagradam ao mundo e agradam ao Senhor. “Orem por aqueles que os perseguem” (Mateus 5:44). Não se entristeça por te criticarem por agir corretamente e fazer a vontade de Deus, por não rejeitar a identidade de Cristo, pois, a mesma promessa de Deus a Igreja em Esmirna continua sendo válida, para todo aquele que resistir até o fim: “a coroa da vida” (Ap 2:10); “aquele que for vitorioso não sofrerá a segunda morte”. “Portanto, se vocês estiverem sofrendo segundo a vontade divina, continuem a fazer o que é direito e entreguem-se aos cuidados do fiel Criador, pois ele sempre cumpre as suas promessas” (1Pedro 4:19).


Imagem da cidade Izmir na Turquia
Izmir - Turquia

2 Comentários

  1. Olá? Conheci seu material a pouco e estou muito grata. Utilizei " O sorriso de Sara" como base para minha aula de amanhã. Vou passar pela página e conhecer mais sobre. Muito obrigada. Deus continue lhe abençoando poderosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tud bem? Fico feliz em saber que pude ajudar. Que você seja um instrumento de bênção nas mãos do Senhor. Obrigada pelo carinho. Deus te abençoe!

      Excluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.