Dica de leitura


Sabemos que a base de leitura primordial para o cristão é a bíblia, nenhum outro livro a substitui, nas Escrituras Sagradas estão a fonte de conhecimento fundamental para se viver de acordo com a vontade de Deus. Contudo, acrescentar a leitura de livros cristãos que dão direcionamento na fé e ajudam no entendimento da palavra de Deus, é extremamente importante. Afinal, a leitura, não apenas enriquece o vocabulários, mas propicia o desenvolvimento intelectual e facilita a articulação de ideias.


Estamos numa época com imenso leque de distorções das Escrituras, assim, ter real  conhecimento da palavra é fundamental para o alicerce da fé e a construção da identidade cristã, para não ser levado de um lado para o outro com toda forma de ensino doutrinário. 


É notável que a juventude está vivenciando muitos conceitos ambíguas, que tendem questionar a palavra de Deus, ou até mesmo, dar um novo sentido. Portanto, ter um bom estudo bíblico e  livros que irão nortear a fé, é algo necessário. Porém, toda literatura cristã deve estar de acordo com a bíblia, tudo que retira ou acrescenta algo que está nela, não deve ser lido.


Por isso, foi selecionados para os jovens, dez livros cristão que irão complementar os estudos para o crescimento espiritual:


1. O Deus que destrói sonhos – Rodrigo Bibo

Livro

Sinopse: O Deus cristão não pode ser domesticado

Uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar o meu caminho e me seguir em meus planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando me abençoa. Mas e se Deus derrubar o meu sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não. Às vezes, ele só quer chamar a minha atenção para o caminho certo. Eu já testemunhei gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. Pediu errado! Neste livro, apresento o caminho do discipulado, o caminho para “sonhar” o que Deus já planejou.


Título: O Deus que destrói sonhos| Autor: Rodrigo Bibo | Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 2021) | Páginas: 160


Veja também:


2. Campo de batalha da mente para adolescente – Joyce Meyer

Livro de  joyce Meyer

Sinopse: Em "Campo de Batalha da Mente para Adolescentes" Joyce Meyer traz uma conversa franca sobre aquilo que os adolescentes enfrentam todos os dias: pressões dos amigos, expectativas para seu futuro, e a luta pela independência. Com uma pesquisa sólida, entrevistas com jovens e conselhos diretos, baseados na Bíblia, Joyce lhe dará a munição que você necessita para tornar seu cérebro uma máquina potente, precisa, invencível. Não há dúvida de que o mundo algumas vezes é um lugar difícil para se viver. Joyce Meyer quer estar certa de que você vencerá a batalha em sua mente e a vencerá com folga. Assim, comece hoje mesmo, abra rapidamente esse livro e deixe a batalha começar.


Título: Campo de batalha da mente para adolescente | Autor: Joyce Meye | Editora: Bello Publicações (1ª Ed. 2011) | Páginas: 151



3. E não vos conformeis com este século - Vários autores

Livro pão diário

Sinopse: Você gosta de acompanhar a turma ou de destacar na multidão? A Bíblia ensina que os cristãos devem ser agentes transformadores e enfatiza que não devem viver como “as pessoas deste mundo”! Quer saber como? Está interessado? Quer impactar os que estão ao seu redor com os valores do Reino de Deus? Você tem em suas mãos mais um incentivo para ler a Bíblia todos os dias e explorar os tesouros que Deus quer revelar a cada um do Seus seguidores. Traz 300 meditações para jovens; textos contemporâneos e de fácil compreensão; sugestão de leitura bíblica; pensamentos norteadores; sugestão de orações específicas.


Título: E não vos conformeis com este século | Autor: Vários autores| Editora: Publicações Pão Diário (1ª Ed. 2017) | Páginas: 180



 4. O evangelho de Deus e o evangelho do homem – Paul Washer 

Livro de Paul Washer

Sinopse: O EVANGELHO É A MAIOR REVELAÇÃO DE DEUS AOS HOMENS! O evangelho de Jesus Cristo é a mais preciosa mensagem de Deus para os homens. Paul Washer demonstra esta realidade através de uma vigorosa série de meditações, ao mesmo tempo em que condena de modo veemente as alterações e mudanças que os homens tentam impor à mensagem de salvação. Um livro necessário para todo cristão em todos os tempos! "A minha tarefa neste livro é pregar o evangelho de Jesus Cristo. Se você quer ser um cristão maduro na fé, precisa aprender a apreciar o evangelho, pois ele possui uma glória sem fim e, mesmo no Céu, você passará por eternidades de eternidades e ainda não terá nem começado a entender o evangelho." Paul Washer


Título: O evangelho de Deus e o evangelho do homem| Autor: Paul Washer | Editora: United Press (1ª Ed.2018) | Páginas: 120



5. Mentiras que as meninas acreditam - Dannah Gresh

Livro de Dannah Gresh

Sinopse: Crescer é tão complicado! Mas pode ser ainda pior se você acreditar em mentiras! Sabia que muitas vezes você nem percebe que isso está acontecendo? Às vezes só percebe depois que essas mentiras já causaram muito estrago em sua vida! É por isso que agora é o momento perfeito para você receber todas as informações de que precisa para identificar essas mentiras. Descubra nesse livro A VERDADE sobre Deus, sobre os meninos, sobre a amizade, sobre o futuro e sobre VOCÊ MESMA. E PEÇA A SUA MÃE QUE COMPRE O GUIA PARA MÃES. ASSIM VOCÊS PODEM DESCOBRIR A VERDADE E TAMBÉM SE DIVERTIREM JUNTAS!

Título: Mentiras que as meninas acreditam | Autor: Dannah Gresh | Editora: Vida Nova (1ª Ed. 2020) | Páginas: 176



6. Desconforme-se - Richarde Guerra 

Livro de Richarde Guerra

Sinopse: O que é o chamado de se desconformar? No meio de sua carta aos Romanos, Paulo faz uma convocação que alcançou a igreja de todas as eras, chegando até hoje: "Não vos conformeis com este século". Ok, isso não é novidade. Mas como fazer isso na prática no mundo pós-moderno? Do que exatamente devemos nos desconformar? Richarde Guerra vai ajudar você, jovem do século 21, a responder essas questões e cumprir este chamado. Em cada capítulo de Desconforme-se, você conhecerá algumas das principais características da atualidade, e encontrará dicas de como abordá-las à luz da Bíblia e mudar sua cabeça para se conformar à Palavra, em vez de entrar no formato deste século.


Título: Desconforme-se| Autor: Richarde Guerra  | Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 2017) | Páginas: 208 



7. Descomplique-se - Richarde Guerra 

Richarde Guerra

Sinopse: Nunca foi tão complicado ser simples DESCOMPLICAR AS COISAS virou quase uma palavra de ordem hoje em dia. Os enroscos da vida moderna acabam embaraçando a vida da gente, gerando incertezas, medos e muita ansiedade. Tem como descomplicar de verdade e ficar numa boa? Esta é a missão de RICHARDE GUERRA em Descomplique-se: ajudar você a lidar com a ansiedade buscando simplificar seus relacionamentos. A partir da cosmovisão apresentada pela Bíblia, o autor reflete sobre a simplicidade que o mundo perdeu, as complicações em que nós mesmos nos colocamos, e como recuperar a simplicidade em Jesus, ganhando, de quebra, um coração mais em paz com Deus, com o outro e consigo mesmo. Simples assim. Nunca foi tão complicado ser simples Descomplicar as coisas virou quase uma palavra de ordem hoje em dia. Os enroscos da vida moderna acabam embaraçando a vida da gente, gerando incertezas, medos e muita ansiedade. Tem como descomplicar de verdade e ficar numa boa? Esta é a missão de Richarde Guerra em Descomplique-se: ajudar você a lidar com a ansiedade buscando simplificar seus relacionamentos. A partir da cosmovisão apresentada pela Bíblia...


Título: Descomplique-se| Autor: Richarde Guerra  | Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 2018) | Páginas: 224



8. Desconecte-se - Richarde Guerra 

Richarde Guerra

Sinopse: Como recuperar a conexão interrompida. Pesquisas recentes indicam que os brasileiros estão em terceiro lugar entre todos os países do mundo quanto ao tempo de permanência na internet: mais de nove horas por dia, seja pelo computador, tablet ou celular. Considerando o tempo que precisa dedicar a atividades, digamos, desconectadas, como alimentar-se e dormir, dá para concluir, sem medo de errar, que sobra bem pouco espaço na agenda e na mente para o restante. Nem os jovens cristãos escapam dessa alarmante realidade, e muitos deles estão se deixando levar pelos mesmos maus hábitos, envolvidos pelas mesmas compulsões. Se envolvem em polêmicas vazias, usam linguajar inadequado, estimulam a contenda, envolvem-se em pornografia, alimentam a cobiça e se encantam com a futilidade. Sem contar a negligência com a leitura da Bíblia e a comunhão com Deus e os irmãos de fé. O que o pastor Richarde Guerra propõe neste novo livro ― sequência natural de suas obras pela Thomas Nelson Brasil, Desconforme-se e Descomplique-se ― é uma nova maneira de pensar a abreviação 5G: navegar pelas redes sociais (e pela vida em comunidade) com graça na atitude, grandeza de caráter, generosidade com o próximo, guiado pelo Espírito Santo e a tendo a glória de Deus como o objetivo maior.


Título: Desconecte-se| Autor: Richarde Guerra  | Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª Ed. 2019) | Páginas: 224


9. Eu escolhi esperar – Nelson Junior

Nelson Júnior

Sinopse: Numa época em que o relógio parece avançar cada vez mais rápido e em que ninguém tem tempo a perder, escolher esperar pode parecer um contrassenso. Afinal, nada mais recorrente do que a mensagem do sexo sem compromisso, do prazer a qualquer custo e das relações passageiras. Que bom reconhecer que nem todo mundo pensa assim. De fato, milhões de jovens no Brasil, influenciados pela mensagem altamente criativa e não menos contundente do pr. Nelson Junior, decidiram reavaliar suas prioridades e valorizar os bons relacionamentos e a saúde emocional, reconhecendo que o celibato pode ser um caminho viável e prazeroso na busca pelo casamento que valorize ambos e projete uma convivência duradoura, em amor. "Neste livro, meu desejo é compartilhar a importância de saber esperar, refletir sobre por que esperar, esclarecer o que não é esperar e concluir o que, de fato, é esse escolher esperar" - Nelson Junior


Título: Eu escolhi esperar| Autor: Nelson Junior | Editora: Mundo Cristão (1ª Ed. 2015) | Páginas: 160



10. Deus te fez de propósito – Douglas Gonçalves 

Douglas Gonçalves

Sinopse: Deus te fez de Propósito O Livro convida você a entrar na jornada para descobrir o porque e para que Deus criou você, os seus dias nunca mais serão os mesmo após descobrir os propósitos para que nasceu. "EU TE FIZ DE PROPÓSITO" Lembro-me de Duas frases que ouvia (e falava) com frequência quando era criança ''Foi sem querer" e "Foi de propósito". Quando algo era feito "sem querer" significava que não havia uma intenção por trás da ação, porém quando algo havia sido feito "de propósito" revelava que havia uma mente por trás do que havia sido feito. O que este livro propõe é que quando você nasceu, uma voz do céu declarou " Eu te fiz de propósito", isso significa que existe uma mente por trás da sua existência. Sua vida não é obra do acaso, antes de você existir, você já estava nos pensamentos de Deus. A Pergunta que fica então é: Qual o propósito da minha existência? Como descobri-lo? Vamos entrar conosco nessa jornada!


Título: Deus te fez de propósito | Autor: Douglas Propósito | Editora: Genérico (1ª Ed. 2021) | Páginas: 206


0 Comentários