Literatura cristã


Saiba o que vem por aí! Lançamentos literários no mês de março de 2022. Literatura Cristã para estudo e reflexão.

Veja também: 16 lançamentos mais aguardados do ano


1. Habacuque: introdução, tradução e comentário – Carlos Augusto Vailatti 

Habacuque

Sinopse: Como um dos livros mais fascinantes do Antigo Testamento, que trabalha o questionamento da relação do Deus único com o problema do sofrimento, aparentemente injustificado, Habacuque merece um tratamento mais do que especial. Fico muito feliz com o trabalho de qualidade do nosso querido amigo Dr. Carlos Augusto Vailatti. A obra está muito bem elaborada. Fruto de pesquisa bem elaborada, com bibliografia erudita e adequada, esse comentário é muito bem escrito, da perspectiva acadêmica, com farta referência, atendendo a todas as exigências de uma obra responsável. Chama a atenção o bom trabalho de análise linguística e literária, bem como a discussão exegética pertinente ao texto do celebrado profeta de Judá, do século 7 a.C. Todavia, a obra do Dr. Vailatti não se restringe à academia mais exigente. O tom prático, sócio-pastoral e contemporâneo poderá ser constatado nas mais de 300 páginas do comentário. Até mesmo as questões decorrentes da teodiceia mal elaborada em nosso tempo recebem consideração, como é o caso do "teísmo aberto". Portanto, quero recomendar com muita satisfação a leitura e a pesquisa desse comentário bíblico de qualidade, especialmente por amar Habacuque e por ter a alegria de ver um autor nacional dedicar-se com maestria a um profeta que tem muito a nos ensinar no contexto religioso brasileiro e mundial.


Lançamento: 01 de março de 2022

Título: Habacuque: Introdução, Tradução e Comentário | Autor: Carlos Augusto Vailatti | Editora: Reflexão | Páginas: 336


2. Vivendo uma vida com propósito - Sheila Walsh 

Vivendo uma vida com propósito

Sinopse: Qual é o propósito e a vontade de Deus para nossas vidas? Todos os dias confrontamo-nos com grandes e pequenas decisões que afetam o curso de nossas vidas e nossa espiritualidade. Desejamos fazer algo de valor, capaz de nos distinguir e deixar um legado duradouro para aqueles que nos seguem. Contudo, em todos os nossos esforços queremos saber se estamos percorrendo o caminho que Deus nos ordenou. Em Vivendo uma vida com propósito, as mulheres cristãs aprenderão o que a Bíblia tem a dizer sobre conhecer verdadeiramente os planos de Deus para sua vida. A partir dos doze estudos aqui contidos, elas entenderão como ouvir a voz do Senhor, submeter sua vontade a Ele e operar no tempo Dele. No final, descobrirão que seguir a Deus é uma grande aventura que as levará a lugares que nunca imaginaram! A série “Estudos bíblicos Mulher de Fé”, lançada pela Thomas Nelson Brasil, oferece ferramentas para as leitoras aprofundarem seu conhecimento da Bíblia, fortalecerem sua fé e se aproximarem de Deus. Apresentada pela best-seller Sheila Walsh, revela-se um valioso recurso para estudo em grupos femininos, encontros de discipulado e também para mulheres que desejam aprofundar seu momento devocional.

Sobre o Autor

Sheila Walsh é palestrante, escritora e apresentadora. Ao longo de sua carreira já vendeu mais de 4 milhões de livros, como os sucessos Levante-se e ore, Tempestade da alma e Não sou a Mulher-Maravilha, mas Deus me fez maravilhosa, além dos infantis A Bíblia da princesinha, Gigi, A princesinha de Deus e Gigi, a bailarina cor-de-rosa, e da participação na Bíblia da mulher de Fé, todos publicados pela Thomas Nelson Brasil. Sheila participa das atividades da organização Women of Faith [Mulheres de Fé] e já alcançou milhões de espectadoras com suas palestras motivacionais.

Lançamento: 15 de março de 2022

Título: Uma vida com propósito | Autor: Sheila Walsh | Editora: Thomas Nelson Brasil | Páginas: 128 


3. Desafio do namoro com propósito – Junior Meireles

Desafio do namoro com propósito

Sinopse: Descubra como ter um relacionamento saudável, feliz e que glorifique a Deus! Desafio do namoro com propósito é um livro para quem quer ser feliz e bem-sucedido na vida amorosa. Se você é solteiro, namora ou está noivo, o que Júnior Meireles oferece nesta obra é puro ouro: desafios essenciais para uma vida afetiva de sucesso e cheia de contentamento. O segredo? Bom preparo e planejamento adequado, para que o casamento cristão seja construído sobre os alicerces firmes, sólidos e inabaláveis da Palavra de Deus. Este livro foi escrito com dois propósitos:1) AJUDAR você e seu parceiro (ou futuro parceiro) a acertar possíveis detalhes no relacionamento entre vocês e torná-lo um namoro cristão com propósito;2) AUXILIAR você e a pessoa com quem se relaciona a descobrir e revelar informações importantes um ao outro, para que, com base no conhecimento dessas informações, tomem a decisão consciente de se casar ou não, sabendo exatamente o significado do casamento. Para isso, leia os capítulos, reflita sobre o que leu e ponha em prática as atividades propostas.


Sobre o Autor

Júnior Meireles é teólogo, pós-graduado em terapia familiar, professor de diferentes disciplinas em graduação, pós-graduação e licenciatura no grupo Faveni e autor de dez livros sobre relacionamento para solteiros, namorados, noivos e casados.

Lançamento: 15 de março de 2022

Título: Desafio do namoro com propósito | Autor: Júnior Meireles | Editora: Thomas Nelson Brasil | Páginas: 352


4. O regresso do Peregrino – C. S. Lewis (Edição capa dura)

O regresso do Peregrino

Sinopse: O primeiro livro publicado por C. S. Lewis após sua conversão, O regresso do Peregrino é, de uma certa maneira, a ficcionalização da busca do autor por uma satisfação espiritual que, eventualmente, o levou ao cristianismo. Sem ficar preso unicamente à sua experiência pessoal, Lewis amplia o alcance da história ao representar a natural busca humana pela satisfação – e a consequente desilusão. Inspirado no clássico O Peregrino, de John Bunyan, essa ficção retrata de modo contundente as várias correntes teológicas e o temperamento da época, por meio da passagem do protagonista por lugares como as cidades de Escrópolis e Caçaplauso – e através do Vale da Humilhação. Como disse o próprio autor: “toda boa alegoria não existe para ocultar, mas para revelar; tornar o mundo interno mais palpável”. Nas habilidosas mãos de Lewis, muito conhecido por livros cristãos como Cristianismo puro e simples e O peso da glória, esta alegoria transforma-se em poderosa defesa apologética da fé cristã.


Sobre o Autor

Clive Staples Lewis (1898-1963) foi um dos gigantes intelectuais do século XX e provavelmente o escritor mais influente de seu tempo. Era professor e tutor de Literatura Inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi unanimemente eleito para a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge, posição que manteve até a aposentadoria. Lewis escreveu mais de 30 livros que lhe permitiram alcançar um vasto público, e suas obras continuam a atrair milhares de novos leitores a cada ano.


Lançamento: 15 de março de 2022

Título: O regresso do Peregrino | Autor: C. S. Lewis | Editora: Thomas Nelson Brasil | Páginas: 320


5. O novo Testamento e o povo de Deus: origens cristãs e a questão de Deus – N. T. Wright (Edição capa dura)

O novo Testamento e o povo de Deus: origens cristãs e a questão de Deus

Sinopse: No primeiro volume da aclamada série Origens Cristãs e a Questão de Deus, N. T. Wright aborda, de forma abrangente, as questões literárias, históricas e teológicas que envolvem as origens do cristianismo, a relação com o judaísmo e a compreensão acerca de deus nesse período. Através da sua descrição da composição social, das cosmovisões, das crenças e esperanças do período, o autor aponta para os subtextos dos primeiros escritos cristãos, dando frescor a textos tão familiares e ampliando nosso entendimento sobre a história do cristianismo. A obra de Wright, que comemora 30 anos de sua publicação, é um marco nos estudos de Novo Testamento e já assegurou sua posição como um clássico do gênero. Qualquer estudioso sério das Escrituras deveria abrir espaço para ela em suas prateleiras.


Sobre o Autor

N.T. Wright é considerado por muitos o estudioso de Novo Testamento mais importante da atualidade. Ele fez seu bacharelado, mestrado e doutorado na Universidade de Oxford e lecionou Novo Testamento nas universidades de Cambridge, McGill e Oxford. Foi Bispo de Durham e ocupou a cátedra de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo na Universidade de St. Andrews, na Escócia. Atualmente, é professor-pesquisador sênior do Wycliffe Hall, na Universidade de Oxford. Wright já publicou mais de 75 livros e escreveu centenas de artigos.


Lançamento: 15 de março de 2022

Título: O novo Testamento e o povo de Deus: origens cristãs e a questão de Deus| Autor: N. T. Wright | Editora: Thomas Nelson Brasil | Páginas: 720


6. A história da apologética – Alister Mcgrath e Joshua Chatraw (Edição capa dura)

A história da apologética

 Siopse: A apologética pode ser considerada uma resposta à cultura e a seus questionamentos sobre o cristianismo, assim, os cristãos devem estar preparados para se adaptar e dialogar com o seu contexto sem abrir mão das verdades do evangelho. A história da apologética apresenta homens e mulheres que cumpriram a tarefa de defender a fé cristã ao longo dos séculos. Ao todo, são mais de 40 apologetas ― da patrística até nossos dias ― como Paulo, Agostinho, Jonathan Edwards, Dorothy Sayers, C. S. Lewis, Timothy Keller; personagens cujas vidas ajudam a recontar a trajetória da tradição cristã e que inspiram os leitores a seguirem proclamando e defendendo com fidelidade aquilo em que creem.


Sobre o Autor

Alister Mcgrath, um ex-ateu, é fascinado pela interação entre fé, ciência e ateísmo. Possui doutorados em biofísica molecular e em teologia pela Universidade de Oxford e é professor da cadeira Andreas Ideos de Ciência e Religião e é diretor do Centro Ian Ramsey para Ciência e Religião, em Oxford. Autor consagrado de muitos livros importantes, incluindo A Ciência de Deus, O Ajuste fino do Universo, e Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica. Joshua Chatraw é diretor do New City Fellows e teólogo residente na Holy Trinity Anglican Church em Raleigh, Carolina do Norte. Alguns de seus livros incluem Apologetics at the Cross [Apologética na Cruz] (coautoria de Mark Allen) e Truth in a Culture of Doubt [A Verdade numa Cultura de Dúvidas] (coautoria de Andreas Köstenberger e Darrell Bock).

Lançamento: 15 de março de 2022

Título: A história da apologétic| Autor: Alister Mcgrath e Joshua Chatraw | Editora: Thomas Nelson Brasil | Páginas: 992


7. Santo, santo, santo: como a santidade de Deus nos leva a confiar nele – Jackie Hill Perry 

Santidade

Sinopse: Por que às vezes é tão difícil crer? Para Jackie Hill Perry a resposta é simples: não compreendemos a santidade de Deus. Afinal, se Deus é santo, ele não pode pecar. E se ele não pode pecar contra você, não seria Deus o ser mais confiável que existe? Em Santo, santo, santo, Jackie nos conduz através da Bíblia destacando o sagrado como algo que não deve ser temido, mas compreendido como o que realmente é: uma bênção para nossa vida. Deus não é como nós. Ele é santo! E esse atributo exclusivo dele faz toda diferença. Jackie sacode a poeira da religiosidade insípida ao oferecer a possibilidade de redescobrirmos uma vida baseada na certeza de quem nos criou e nos ama, e em quem podemos confiar totalmente.


Sobre o Autor

Jackie Hill Perry é autora, poetisa, professora bíblica e artista. Desde que se tornou cristã, tem sido compelida a usar seus dons de falar e ensinar a fim de compartilhar a luz do evangelho de Deus da maneira mais autêntica possível. Em casa, é esposa de Preston e mãe de Eden, Autumn e Sage.


Lançamento: 17 de março de 2022

Título: Santo, santo, santo: como a santidade de Deus nos leva a confiar nele| Autor: Jackie Hill Perry | Editora: Mundo Cristão | Páginas: 144


8. Vivendo e aprendendo a brigar – Sergio e Magali Leoto 

Vivendo e aprendendo a brigar

Sinopse: Vivendo e aprendendo a brigar traz uma síntese do aprendizado acumulado por Sergio e Magali Leoto, ao longo de mais de trinta anos de aconselhamento e palestras, sobre como resolver conflitos e aproveitar a riqueza de um relacionamento saudável. Ao contrário do que o título da obra possa sugerir, não se trata de um estímulo à atitude belicosa no relacionamento, mas em vez disso de um incentivo a que aprendamos a resolver nossas diferenças com sabedoria. Em Vivendo e aprendendo a brigar, você aprenderá a:

  • Conviver com as diferenças
  • Ouvir o coração do outro
  • Viver sem máscaras e assumir responsabilidades
  • Estabelecer limites saudáveis
  • Defender-se dos ataques verbais
  • Proteger-se das armadilhas do dia a dia
  • Lidar com a ira
  • Perdoar de verdade
  • Resolver conflitos

 Um guia de estudo no final do livro ajudará você a melhor compreender o conteúdo aqui desenvolvido e a praticar o que aprendeu.


Sobre o Autor

Sergio e Magali Leoto lideram desde 1990 o ministério Fortalecendo a Família. Já atuaram em entidades como Aliança Bíblica Universitária, Vencedores por Cristo, SEPAL (Servindo a Pastores e Líderes) e Igreja Batista do Morumbi. Sergio é escritor, palestrante, compositor, músico, conselheiro familiar, teólogo formado e pós-graduado em Aconselhamento Familiar pela Faculdade Teológica Batista de SP e em Aconselhamento na Abordagem Sistêmica pela Faculdade Teológica Sul Americana. Também é bacharel em Arquitetura pela Universidade de Guarulhos. Magali é escritora, palestrante, formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina, em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente, são missionários parceiros da Igreja Batista de Água Branca e da Igreja Batista Memorial de Alphaville. Casados desde 1982, têm uma filha, Jessica, casada com Daniel.

Lançamento: 17 de março de 2022

Título: Vivendo e aprendendo a brigar| Autor: Sergio e Magali Leoto | Editora: Mundo Cristão | Páginas: 240


9. Lendo filipenses: Um comentário para hoje – Antônio Carlos Costa 

Livro Filipenses

Sinopse: Escrita pelo apóstolo Paulo e conhecida com uma das "cartas da prisão", Filipenses apresenta um dos textos mais impactantes da Bíblia. Comovente, doutrinário e essencialmente prático, esse texto singular aponta o modo cristão de lidar com as questões centrais da vida. Em Lendo Filipenses: Um comentário para hoje, Antônio Carlos Costa analisa a carta paulina em seu contexto histórico e cultural, apresentando a força da mensagem do evangelho ontem e hoje. A fim de servir de inspiração e desafio para a igreja atual, o autor destaca como pontos focais do ministério de Paulo a compaixão pelo próximo e a abnegação pela obra missionária em sua dimensão global. A carta aos Filipenses comunica encorajamento, esperança, paz e alegria, elementos centrais da vida cristã pessoal e comunitária que, em boa hora, são resgatados neste comentário.


Sobre o Autor

Antônio Carlos Costa é fundador da ONG Rio de Paz, filiada ao Departamento de Informação Pública da ONU e que promove ações voltadas para a redução das violações dos direitos humanos. Jornalista, teólogo e pastor presbiteriano, é mestre em História do Cristianismo pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Pela Mundo Cristão, publicou também as obras Convulsão protestante, Teologia da trincheira e Azorrague. É casado com Adriany e pai de três filhos, Pedro, Matheus e Alyssa.


Lançamento: 17 de março de 2022

Título: Lendo filipenses: Um comentário para hoje| Autor: Antônio Carlos Costa | Editora: Mundo Cristão | Páginas: 176


0 Comentários