Apocalipse 2 - Igeja Éfeso


“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras. (Apocalipse 2:4-5a ALM)


Quanto entusiasmo temos quando iniciamos um novo projeto, estudo, carreira, enfim, em todo começo há uma predisposição que nos impele a fazer tudo com dedicação e eficiência,  no entanto, com o passar do tempo, seja pela rotina ou correria do dia a dia, somos acometido pelo cansaço e desânimo. E, se não ficarmos atentos, nossos objetivos serão prejudicados, pois já não há a mesma motivação, perdeu-se o amor que havia no princípio.



Assim, também acontece com o cristão.  A perda do primeiro amor por Cristo. Foi exatamente esta a exortação à Igreja em Éfeso, que o apóstolo João recebeu do Senhor, quando estava na Ilha de Patmos, descritas nas visões do Apocalipse.



Éfeso era uma cidade portuária, tinha o mais importante centro comercial, cultural e religioso da Ásia Menor, conhecida como “feira das vaidades”. Nela também reinava a imoralidade e idolatria, o templo da deusa Diana era uma das sete maravilhas do mundo antigo (Atos 19:23-35). A cidade era repleta de superstições pagãs.



Contudo, Éfeso tinha três características destacadas pelo Senhor, dignas de elogios:
– Permaneceu fiel a palavra (Ap. 2:6),  sendo intolerante com a heresia ao enfrentar os falsos apóstolos (Ap 2.2); 
– A igreja era envolvida na a obra do Senhor, eram engajados da divulgação do evangelho (Ap 2:2); 
– Eram perseverantes nas tribulações e perseguições (Ap 2:3), os cristãos eram perseguidos por não adorarem a deusa Diana, porém, suportaram e não desanimaram.

Leia também:





Às vezes, me pergunto, será que Jesus poderia me elogiar da mesma forma? E você já fez esta indagação a si mesmo? Será que somos realmente fiéis a palavra ou levados pelo som de qualquer doutrina, como uma folha arrastada pelo vento? Será que temos trabalhado com afinco na obra do Senhor ou servindo apenas para ser útil, ou ainda, ser visto pelo outro? Será que somos perseverantes na tribulação ou desistimos na primeira prova?



Hoje em dia, muitas igrejas estão pregando o evangelho heterodoxo, que oferece muitos milagres e  prosperidade financeira, e esqueceram-se de pregar o arrependimento e a santificação. Os cristãos estão fascinados por esse novo evangelho, que diz exatamente o que elas querem ouvir e não o que Deus quer que elas ouçam. Sabe por quê? Porque querem prosperidade sem esforço; querem a coroa da vida, sem carregar sua cruz; querem a salvação, sem a verdadeira transformação.



Como vimos, a igreja em Éfeso tinha muitas qualidades, no entanto, algo de grande relevância recebeu crítica do Senhor, Éfeso perdeu o primeiro amor. O cristão, assim com a igreja em Éfeso, pode estar engajado na obra do Senhor, permanecer fiel e estudar a palavra do Deus vivo, lutar contra heresias e resistir às perseguições, e, entretanto, não sentir mais o amor genuíno por Cristo. O amor foi abafado pelas lutas diárias, perdeu-se o prazer de falar com o Senhor, de contemplá-lo na beleza de sua Santidade, a adoração e comunhão com Deus não é mais prioridade, pois a apatia espiritual preenche o coração. 



“Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.” (1 Coríntios 13:2)



O amor é a marca do discípulo de Cristo” (João 13:35). Assim, Jesus faz esta exortação: “Lembre-se de onde você caiu! Arrependa-se dos seus pecados e faça o que fazia no princípio” (Ap 2:5). Mude de direção e volte a praticar o que é agradável a Deus, se o pecado te afastou do Senhor, arrependa-se verdadeiramente e retorne para os braços do Pai; não tem mais ânimo para orar, não sente prazer em estudar a palavra do Senhor, há frieza em seu coração? Decida voltar-se completamente para Deus, busque intimidade com Ele e aqueça seu coração revestindo-o do amor por Cristo, como era no princípio. “Ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas” (Ap 2:7a).

0 Comentários