Cruz de Cristo



"Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: – Se alguém quer ser um dos meus seguidores, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Marcos 8:34)


Essa é uma das falas mais intrigantes já ditas por Jesus, pois muitos a analisam isoladamente, fora de seu real contexto. Jesus disse isto logo após predizer seu sofrimento, morte e ressurreição (Mc 8:31), e ter sua fala repreendida por Pedro (Mc 8-32-33; Mt 16:22), que naquele momento não teve discernimento para compreender a vocação de Jesus, e examinou a situação com um olhar humano, ocultando o verdadeiro propósito da cruz de Cristo


Negar a si mesmo, Jesus aponta autonegação como uma das formas necessárias para segui-lo, no entanto, Jesus não estava incitando a aniquilação de sonhos e projetos, mas o total abandono de todos os desejos e interesses que estão contra a vontade de Deus ou de tudo que toma o lugar dEle no coração. H. D. Lopes diz que: “A grande tensão desse texto é entre encontrar prazer neste mundo à parte de Deus e encontrar Deus neste mundo e todo o nosso prazer nele.” Para seguir os caminhos de Jesus é extremamente necessário que as nossas vontades estejam alinhadas com as vontades de Deus.  


No entanto, estar disposto a trilhar um caminho de renúncia é muito difícil. Há superficialidade em praticar a palavra de Deus, pois o desejo por milagres invadiu o lugar do desejo por arrependimento e rendição. Aqueles que desejam seguir a Jesus, terá que abdicar seu “Eu” e submeter-se a total dependência das vontades de  Deus.

Veja também:


Carregar a cruz significa mortificar nossos deleites num mundo sem Cristo, vivendo sob a renúncia do que Deus abomina, e seguir os mesmos passos trilhados por Jesus, amando o que ele ama, fazendo o que ele fazia. A cruz é símbolo de sofrimento, era uma morte, além de vergonhosa, muito dolorosa. Qual o significado deste paradoxo, Cristo quer nos dar a vida, mas nós oferece primeiro a morte? Para obter a coroa eterna, para ter o nome escrito no livro da vida, é necessário antes estar morto para o pecado, mantendo-se firme ao enfrentar as  perseguições e dificuldades aos pés de Jesus.


Lucas diz que “é preciso carregar a cruz dia após dia" (Lucas 9:23). Não tem como dizer:  Jesus eu me rendo a ti, cumpra-se em mim tua vontade e achar que a partir daí se é um legítimo seguidor de Cristo. Essa é uma luta diária, um desafio a ser seguido em todas as decisões e atitude a serem tomadas. Pois, Satanás é astuto, faz o que for necessários pra desviar um cristão de seu caminho. Da mesma forma que tentou Jesus no deserto (Lucas 4:1-13), ele tentará você. Ele é capaz de oferecer o mundo, para afastá-lo dos caminhos de Deus. O embate entre o certo o errado será constante, a carne irá militar contra o espírito a todo momento. Contudo, é necessário estar pronto para morrer, para suas vontades como Cristo o fez, e para isso, precisa carregar sua “cruz” – medos, perseguições, dificuldades – percorrer o caminho com a mesma obediência que Jesus o fez. 


Jesus pegou sua cruz e obedeceu: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). Nele não houve pecado. A tentação nunca surtiu efeito. Seguir a Jesus exige obediência a palavra. Não tem como ser um seguidor de Cristo se não crucificar tudo o que for contrária a vontade de Deus. “Assim também , vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus” (Romanos 6:11).

0 Comentários