Cristão autêntico


"Daqui em diante ninguém me perturbe, porque eu trago no meu corpo as marcas de Cristo." (Gálatas 6:17)


Um verdadeiro discípulo de Jesus tem características perceptíveis que os levam a serem reconhecidos como cristãos. Suas palavras, ações e comportamento deixam marcas que glorificam a Deus, pois sua vida reflete os princípios vividos e ensinados por Jesus. "Assim também a luz de vocês deve brilhar diante dos homens, para que vejam as boas obras de vocês e louvem o Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:16).


Um seguidor de Jesus dispõe-se a viver como Jesus viveu, buscando aperfeiçoar-se no amor, na fé e na verdade. Reconhece-se como pecador que necessita urgentemente das misericórdias de Deus, pois “ninguém que passou a fazer parte da família de Deus faz do pecado um hábito” (1 João 5:18), por isso, preza por manter-se fiel as Escrituras. Um discípulo genuíno se destaca por ser diferente das conjecturas pré-moldadas pelo mundo. São inúmeras as marcas de um verdadeiro discípulo de Jesus, vejamos algumas delas:


1. Ama e ensinar o que aprende – “Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com todas as suas forças. Medite sempre nessas palavras que hoje estou ordenando. Ensine-as com diligência aos seus filhos. Converse sobre elas quando estiver em casa, quando estiver andando por algum caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:5-7)


2. Preza pela obediente  –A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela.” (João 14:23)


3. Possui uma fé genuína –Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” (Hebreus 11:6)


4. Reconhece o pecado e se arrepende verdadeiramenteAntes de serem batizados, provem que vocês abandonaram o pecado, praticando obras dignas de arrependimento.” (Mateus 3:8)


5. Persiste na oraçãoOrem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica. Fiquem alertas. Não desanimem e continuem orando fervorosamente por todos os cristãos em toda parte Efésios 6:18); Permaneçam sempre em oração.” (1 Tessalonicenses 5:17)

A importância da oração na vida do cristão 


6. Anda na verdadeEu não podia ter maior alegria do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.” (3 João 1:4)


7. Possui um coração humildadeA atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não exigiu nem se apegou a seus direitos como Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo e tornando-se semelhante aos homens. E se humilhou a si mesmo, e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:5-8)


8. Pratica o altruísmo – “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.” (Marcos 8:34-35)


9. Tem disposição para servir –  Eu dei um exemplo para ser seguido: façam como eu fiz com vocês. A verdade é que nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Nem um mensageiro é mais importante do que aquele que o envia. Agora que vocês já sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:13-17)

 

10. É grato, mesmo nas adversidades – Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18)


Deus deseja que seus filhos tenham suas vidas marcadas pelos valores deixados por Jesus, pois é necessários que aqueles que o seguem sejam seus discípulos não apenas no ouvir, mas na prática. 


Um seguidor de Cristo, não se molda aos padrões do mundo, mas tem sua mente renovada pela fé e uma vida transformada que se volta para o Senhor dizendo: “Quanto a mim, não permita Deus que eu me gabe de coisa alguma, a não ser da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por causa dessa cruz meu interesse por todas as coisas atraentes do mundo já foi morto há muito tempo, e o interesse do mundo em mim também há muito está morto. [...] o que vale é se fomos realmente mudados em pessoas novas. Daqui por diante ninguém procure discutir comigo sobre estas coisas, pois eu carrego em meu corpo as marcas de Cristo” (Gálatas 6:14-17 VIV).


Para refletir: Será que estou sendo um verdadeiro discípulo de Jesus? Minha conduta demonstra que sou um cristão autêntico? Aborreço o mundo por ser contrária as suas práticas contrarias às Escrituras ou aborreço a Deus por aceitá-las? Quem sou eu em Cristo:  seu imitador ou deturpador? 


Então Jesus afirmou: – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? (João 11:25-26)



0 Comentários