Livro evangelho segundo jesus

A marca de um verdadeiro discípulo não está em que ele nunca peca, e, sim, que quando peca, ele sempre retorna ao Senhor, a fim de receber perdão e purificação. Diferentemente de um discípulo falso, o verdadeiro discípulo nunca se afastará completamente. E possível que volte à sua antiga vida, por algum tempo, mas será sempre atraído outra vez para o Mestre. Quando Jesus confronta esse discípulo, ele volta a viver uma vida de serviço para o Salvador. 

Veja também:


As marcas de um falso discípulo

Judas é uma ilustração do falso discípulo. Observe com cuidado as características da sua hipocrisia. Primeiro, ele amava o lucro temporal mais do que as riquezas eternas. Queria glória, sucesso e tesouros deste mundo. 


Talvez ele se tenha desapontado porque Jesus não preencheu todas as suas expectativas como o Messias. Poderá ter colocado no coração a esperança de ocupar uma posição elevada no reino terrestre de Cristo. Um traço típico dos falsos discípulos é que seguem Jesus para alcançar seus desejos pessoais; porém, quando em vez de concessões Ele faz exigências, eles O abandonam. Tais pessoas revelam que, desde o início, nunca tiveram uma fé genuína. São como a semente que nasce em solo rochoso. Cresce bem, por um tempo, mas quando vem o sol, seca e morre (cf. Mt 13.20,21). 


Seguem a Cristo por uma temporada, mas por fim trocam-No por dinheiro, prestígio, poder ou aspirações egoístas. 

Em segundo lugar, Judas era mestre do engano. Sua exibição de fé não passava de uma máscara. Os falsos discípulos são mestres em enganar sutilmente, são peritos em tapear os outros. Eles fingem amar ao Senhor, mas os seus beijos são beijos de traição. 


 Por fim, Judas e todos os falsos discípulos encenam o seu ― "cristianismo" por causa dos lucros que dele obtêm. Eles se satisfazem com uma consciência aliviada, paz mental, boa reputação e auto-satisfação espiritual. Alguns professam a Cristo porque isso ajuda nos negócios, ou porque pensam que isso irá trazer-lhes saúde, riqueza e prosperidade. 

Porém, são capazes de vender o Salvador, tal qual Esaú vendeu o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Assim como Judas, eles amam o mundo e amam as trevas. A sua ― "meia-fé" invariavelmente se torna dureza de coração e incredulidade. 


Receio que haja multidões como Judas na igreja contemporânea. Eles têm uma atitude amigável em relação a Jesus. Parecem e falam como discípulos, mas não têm um compromisso com Ele, e, portanto, são capazes do pior tipo de traição. 

Por outro lado, um discípulo verdadeiro poderá negar a Cristo, mas nunca se levantará contra Ele. Um crente verdadeiro poderá temporariamente ter medo de defender o Senhor, mas nunca o trairá premeditadamente. É inevitável que os discípulos verdadeiros vacilem, mas, quando caem em pecado, eles buscam a purificação em vez de chafurdar-se no lodaçal (cf. 2 Pe 2.22). A fé dos verdadeiros discípulos não é frágil nem temporária; é uma entrega dinâmica e sempre crescente ao Salvador.

Trecho do livro "O evangelho segundo Jesus" de Jonh MacArthur (Cap. 8, Ele condena um coração endurecido - As Marcas de Um Falso Discípulo, p. 119-120)


0 Comentários