Profeta jonas sendo engolido pelo peixe

Plano de aula

Base biblica: Jonas 1-2

Objetivos
Compreender que não devemos desobedecer os mandamentos de Deus; 
- Saber que Deus é onipresente; 
- Entender que jamais conseguiremos fugir de Deus.

Versículo para memorizar
 “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor, se não me obedecem?" (Lucas 6:46)

Recursos visuais
 Mapa da cidade de Nínive, imagens da lição (acesse aqui).

Avaliação
Confecção do peixe e do profeta Jonas, utilizando um prendedor de roupas.




Aplicação da lição 

1. Acolhimento
 Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial
Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores
Obedecer (Diante do trono); Pare (Três palavrinhas); Eu vou Obedecer (Pequenos Sábios)


4. Revisão da lição 8
Profeta Obadias, o mensageiro de Deus para as nações 
Nos estamos estudando os profetas Maiores ou menores? Menores. E eles são menores porque eram baixinhos? Não. Porque os livros tem poucos capítulos. E qual o nome do profeta da aula passada? Obadias. Ele foi chamado para profetizar para o povo de onde? De Edom, porque Edom estava alegre com o sofrimento da nação de Judá.


5. Quebra-gelo: Obedecer é bom
Procedimento: O professor deverá escolher uma criança e mostrar uma objeto, explicar que irá esconder, e para encontra-lo terá que prestar atenção às palmas das outras crianças, quanto mais forte as palmas mais perto estará do objeto, quanto mais fraca, mais longe estará.
Depois que a criança encontrar o objeto, fale que isso só foi possível porque ele foi obediente a orientação do professor seguindo o som das palmas. 


6. Introdução 
Hoje vamos conhecer um profeta muito desobediente que não seguiu as orientações do Senhor,  ele tentou fugir de Deus e acabou sendo engolido por um grande peixe. Quem sabe qual é o nome dele? Jonas.


7. História Bíblica Infantil: O chamado e a desobediência do profeta Jonas

Um certo dia, Deus mandou Jonas ir a uma cidade chamada Nínive, e falar a mensagem do Senhor para as pessoas, pois estava cometendo muitos pecados, havia muita maldade.

Mapa de Nínive


Mas, quem disse que Jonas quis ir pra Nínive! Sabem o que ele fez? Desobedeceu a Deus, e fugiu para longe de Nínive. Ele foi até o porto, comprou uma passagem e embarcou num navio.


Que coisa feia Jonas fez, desobedeceu a Deus! Nós devemos sempre obedecer os mandamentos do Senhor e fazer sempre o que for correto. E nem pense que você pode pecar escondido de Deus! Sabe por quê? Porque Deus é Onipresente, quer dizer que ele está em todos os lugares. Então pra onde você for Deus vai te ver. Como podemos chamar Deus de Senhor se não obedecermos? Precisamos obedecer sempre! (Esse é o momento oportuno para memorizar o versículo).


Continuando a história, quando o navio estava navegando, Deus enviou uma tempestade e tudo começou a balançar, a tripulação gritava de medo e pedia por socorro. E Jonas? Onde será que ele está? Ah, Vocês nem imaginam! Jonas está dormindo tranquilamente no porão.


O Capitão do navio foi até o porão e encontrou Jonas tirando uma soneca. E logo quis saber como ele conseguia dormir com um navio a ponto de naufragar. E mandaram ele levantar e orar a Deus para socorre-los. Foi então, que os marinheiro decidiram tirar na sorte o culpado pela ira do Senhor. E, adivinhem quem foi sorteado? Jonas. 


Daí os marinheiros quiseram saber o que Jonas tinha feito pra deixar Deus irado, e ele contou que tinha desobedecido sua ordem é fugiu, mas, se jogassem ele no mar que a tempestade iria passar.


Foi então que eles jogaram Jonas no mar e logo a tempestade passou. Mas, logo aconteceu algo inesperado! Apareceu um grande peixe e nhaco. engoliu Jonas!


Jonas ficou três dias e três noites dentro da barriga do grande peixe. Foi então, que ele se arrependeu de ter desobedecido ao Senhor e orou pedindo perdão, e também prometeu obedecer todas as suas ordens.


Deus é bom o tempo todo e piedoso, ele ouviu a oração de Jonas e o perdoou, Ele Deus ordens para o peixe vomitar Jonas e ele foi lançado para fora da barriga do peixe. Deus mandou Jonas ir novamente para Nínive e falar suas mensagens ao povo e dessa vez Jonas obedeceu.


Veja também a lição de Jonas focada na oração:






8. Conclusão

O que nós podemos aprender com a história de Jonas? Que quando Deus dá uma ordem nós devemos cumprir. Precisamos também obedecer ao papai e a mamãe. E que não adianta tentar se esconder de papai do céu, porque Ele está em todo lugar, nos observando sempre. Também aprendemos que quando pecamos, mas nós arrependemos e oramos pedindo perdão, Deus nos perdoa porque ele é bom e misericordioso.

9. Atividade

Atividade bíblica jonas e o peixe

Jonas na barriga do peixe

Jonas e o grande peixe

Atividade biblica jonas



10. Oração 

Papai do céu, me perdoe por todas as vezes que não te ouvi e desobedeci as suas ordens. Me ajude a ser uma criança obediente. Em nome de Jesus, amém!

0 Comentários