Mulher de costas olhando a paisagem

"E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer". (Daniel 3:18)


Sadraque, Mesaque e Abede-Nego eram Prisioneiros do rei da Babilônia Nabucodonosor (Dn 1:1-7), que posteriormente, a pedido de Daniel ao rei, foram nomeados administradores da província da Babilônia (Dn 2:49).

Nessa época, o rei mandou fazer uma estátua e ordenou que todos, ao som da trombeta, deveriam adorá-la, quem não o fizesse, seria lançado na fornalha de fogo (Dn 3:1-7). No entanto, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, recusaram-se adorar a estátua, mesmo conhecendo a consequência trágica de suas escolhas optaram por fazer o que era correto: Ser fiel à Deus até o fim (Dn 3:18).

Acesse também: Estou no mundo, mas não sou do mundo

Esses três amigos poderiam ter se juntado a maioria, negado seus princípios e se corrompido com os demais, entretanto, não se deixaram influenciar e decidiram continuar fazendo o que era certo, não o que era fácil, tanto diante de Deus quanto diante dos homens. Deus honra aquele que permanece.


Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos. Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. Conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. (1 Pedro 3:12,14,16) 

Veja aqui: Influência, deixando sua marca

Às vezes, a ânsia pela conquista fácil ou más  influências pode tornar algo considerado ínfimo em um erro destrutivo. Os padrões de ética e caráter são constantemente distorcidos e trocados pelo famoso “dar um jeitinho”. Acontece que não se dá um jeito no que é correto, ou se faz certo ou se faz errado, não existe meio termo. Infelizmente, a perda do senso da realidade faz com que se preocupe mais sobre o que os outros pensam de você, optando por igualar-se a maioria, ao invés de manter-se incorruptível, porém, diferente dos demais.


Acesse: Quem é você quando ninguém está olhando?

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, ele fala da cautela no recolhimento das ofertas para evitar as críticas maldosas “tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens” (2 Coríntios 8:21). É exatamente esse o dever de todos nós, mesmo que as circunstâncias tentem nos conduzir por caminhos mais curtos, o caráter e a ética devem prevalecer. Como diz G. K. Chesterton: ''O certo é certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é errado, mesmo que todos se enganem sobre ele''.

Veja também: Seja exemplo de boa conduta

A mensagem para você hoje é: não permita-se ser moldado pela força das circunstâncias ou influenciado por pessoas de comportamento duvidoso. Conserve a boa conduta diante de Deus e diante dos homens, faça o que é certo, mesmo que só você esteja fazendo.

0 Comentários