Quem é você no decreto. Imagem de uma interrogação na cabeça

Moisés já era homem feito. Um dia ele saiu para visitar o seu povo e viu como os israelitas eram obrigados a fazer trabalhos pesados. Viu também um egípcio batendo num israelita, um patrício seu. Moisés olhou para os lados e, vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu o corpo na areia. (Êxodo 2:11-12 NTLH)


Imagine Moisés, como ele deve ter ficado, todo desconfiado, olhando para um lado e para o outro, se certificando que ninguém o estava observando. Você já fez algo errado quando ninguém estava olhando? Todos nós já fizemos. 

Um pastor que aconselha executivos em suas viagens relatou: “Certa executiva acha que, quando está longe de casa, sente uma tendência inadequada ao flerte, embora diz amar seu marido e queira permanecer fiel. Um profissional de alto nível tem problemas com imagens pornográficas nos quartos de hotéis, embora não se sinta tentado por elas em casa. A internet prepara inúmeras armadilhas: Ao frequentar salas de pate-papo homens e mulheres casados se envolvem em relacionamento emocional com outra pessoa. A sensação de que ninguém está olhando permitiu que agisse de maneira que jamais agiria na vida cotidiana, que é observada”. 



Quem é você quando ninguém está olhando?

Há três pontos que você  precisa entender:

1. Deus vê você quando ninguém mais vê: “O SENHOR Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus” (Pv 15:3 NTLH). Nosso pensamento e atos explícitos ou escondidos não passam despercebidos aos olhos de Deus. Ele nos concedeu o livre arbítrio, pois não somos marionetes, porém nem tudo nos convém, assim tudo que fazemos em secreto está sendo observado por Deus. Quando você soma essa verdade ao desejo de agradar a ele, isso faz a diferença na sua maneira de agir.


2. Aconselhamento sábio, baseado nas escrituras: Os bons dizem coisas sábias e sempre falam o que é direito e certo. Guardam no coração a lei do seu Deus e nunca se afastam dela” (Sl 37:29-31 NTLH). Se você é vulnerável em certa área, e sente muita dificuldade em se livrar dos atos ilícitos sozinho, compartilhe isso com alguém que orará com você e por você e pedirá para você prestar contas, abrindo seus olhos com conselhos sábios e debaixo da grandiosa sabedoria de Deus.



3. Corte o mal pela raiz:Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o e jogue fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com um olho só do que ter os dois e ser jogado no fogo do inferno” (Mt 18:9 NTLH). Jesus não disse isso no sentido literal, não estava defendendo a mutilação, o corpo não é responsável pelo pecado, pois, a cobiça, o orgulho, os desejos começam no coração. Por isso, a pessoa deve banir de sua vida qualquer coisa que leve a si próprio ou a outros a pecar. Como posso começar a agir? Evite situações que permita que você tenha excesso de privacidade e exclua de sua vida tudo que o leva ao erro. 


Não esqueça que: "O que você faz quando todo mundo está olhando chama-se ética, o que você faz quando ninguém está vendo chama-se caráter." Deus o criou para viver um relacionamento com outros. Quanto mais aberto e honesto você for, será menos provável que você se desvie.  

0 Comentários