Livro o segedo da livraria de Paris

Cheio de emoções, “O segredo da livraria de Paris “ é  um romance histórico que tem como cenário principal a ocupação nazista na França, no entanto, não há descrições dos horrores da guerra, mas seu impacto no dia a dia das pessoas.  O livro é narrado em terceira pessoa, a escrita de Lily Graham é clara e direta, sem muitos floreios. A leitura flui tanto que li em apenas um dia. Uma comovente história de amor e coragem em tempos de guerra.


Capa do livro O segredo da livraria de Paris

Sinopse: Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história. Mas essa história não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder? Esta é uma comovente história de amor, medo e coragem em tempos de guerra. O segredo da livraria de Paris vai levar você para essa icônica cidade dos anos 1940 e 1960. Você vai chorar de emoção, vai rir, se admirar e perder o fôlego em diversos momentos dessa leitura impossível de ser interrompida.


Título: O segredo da livraria de Paris (The Paris Secret) | Autora: Lily Graham | Editora: Gutemberg (1ª Ed. 2020) | Gênero: Romance histórico / Ficção | Páginas: 208 | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


Narrada com intercalações de dois tempos, presente  e passado, vivenciados por Valerie (filha) e  Mireille (mãe), a história nos transporta para os anos de 1940 a 1962. A Segunda Guerra Mundial é o cerne do livro, o motivo de todas as implicações que desencadearam na ruptura da família Dupont.  


O livro inicia com Valerie já idosa, que irá narrar a sua história a uma passageira, em uma viagem de trem. A partir daí, a idosa do trem será a jovem Valerie, levada de Paris para Londres ainda criança, e só aos aos 20 anos de idade, descobre que tem um parente vivo, decidindo retornar a Paris com intuito de desvendar os mistérios sobre a morte de seus pais e o real motivo que levaram seu avô a  enviá-la para longe. 


Citação do livro O segredo da livraria de Paris
“[...] as pessoas que não liam pensavam que todas as histórias eram contos de fadas. Não eram. As corretas ensinavam quem você poderia ser se tentasse, se pelo menos saísse da sua zona de conforto, da segurança e do conhecido. A única coisa de que ela pprecisva naquele exato momento era coragem.”


E nessa jornada rumo ao desconhecido iremos nos deparar com um cenário de medo e, ao mesmo tempo, coragem e amor. Valerie é uma jovem doce e meiga, e apesar de ter sido criada longe da família, foi muito amada por seus tios, é apaixonada por livros, assim como sua mãe e seu avô, o Sr. Vicent Dupont, um velho rabugento, capaz de afugentar os próprios clientes de sua livraria, mas com um coração de ouro, e no decorrer da leitura, torna perceptível o quanto ele é, na verdade, uma criatura adorável.


Mas, as cenas mais emocionantes e comoventes são as vivenciadas por Mireille Dupont, uma jovem forte e corajosa, em meio a opressão nazista que gerou, além do pavor, a escassez de alimento. Todo o drama do enredo concentra-se nesta parte da história. Aqui veremos também um dilema sofrido pelas mulheres, o assédio dos soldados, momentos de tensão e desespero, porém, muito bem desenvolvidos pela autora que soube construir personagens e cenas na medida certa para que a leitura não ficasse pesada.

Citação, frase, trecho do livro o segredo da livraria de Paris
"O que muitos homens não perceberam depois de travar essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra."


O segredo da livraria de Paris é um daqueles livros inesperados que te surpreende, tanto pela história, quanto pela escrita da autora, que mesmo com poucos detalhes, cenas e diálogos consegue nos absorver no contexto, na representatividade do ciclo histórico e no impacto que causou na vida das pessoas que tiveram um contato direto ou indireto com esse lamentável acontecimento, mas que deixaram marcas que o tempo jamais conseguirá apagar. 


Apesar de existir uma guerra, a autora não faz uma abordagem densa, não se aprofundando nos detalhes mais sórdidos da época, foi bem meticulosa, dando ênfase aos fatos que se tornaram comuns entre os moradores da cidade devido a invasão nazista. E foi, justamente, um desses fatos, que fizeram com que o avô de Valerie a mandasse para viver em outro país. Ficou curioso? Então, leia e descubra qual é “O segredo da livraria de Paris”, garanto que não irá se arrepender.


0 Comentários