Mãos entregando uma flor

Antigamente, havia um costume dos anfitriões de oferecer aos seus hóspedes bacias com água para lavarem os pés, era um forma de servi-los cordialmente. No Novo Testamento na epístola de João 13:1-17, ele relata que Jesus lavou os pés dos apóstolos. Porque Jesus lavou os pés dos  discípulos? Porque um rei faria isso? Porque Jesus veio ao mundo para servir e não para ser servido, e demonstrou a verdadeira humildade pela qual devemos seguir. Servindo-nos uns aos outros cordialmente. 

Lavar os pés também foi uma forma figurativa que Jesus utilizou para ensinar que devemos lavar nossa alma de toda sujeira que nos entorpece no pecado, e só depois de estarmos limpos e renovados por Jesus, levar uma bacia para lavar os pés do outro, pois como poderemos limpar se estivermos sujos. “Jesus deixou o exemplo para que façamos como ele fez" (João 13:15).


Ponha os pés na bacia   (Max Lucado)

Qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 

Mateus 10:32  

NÃO É FÁCIL VER JESUS LAVAR ESTES PÉS. Ver as mãos de Deus massageando os dedos dos pés dos homens não é certo. Eram os discípulos que deveriam lavar os pés de Jesus. Natanael deveria derramar a água. André deveria levar a toalha. Mas não o fizeram. Ninguém o faz. Em vez de servirem, eles discutem sobre qual deles é o maior (Lucas 22:24).


Enquanto disputam, Jesus se levanta. Tira sua túnica e tira da parede a capa do servo. Pegando o jarro, ele derrama a água na bacia. Ajoelha-se diante deles com a bacia e uma esponja nas mãos e começa a lavar os pés. A toalha que cobre sua cintura também é a toalha que seca os pés deles. Não é certo. Não basta saber que estas mãos serão trespassadas pela manhã? A sujeira deve ser limpa nesta noite. E os discípulos... eles merecem ter os pés lavados? 


Olhe em volta da mesa, Jesus. Dos doze, quantos irão ficar com você no pátio de Pilatos? Quantos irão compartilhar com você os açoites dos romanos? Quando você cair sob o peso da cruz, qual dos discípulos estará por perto, ao seu lado, para carregar seu fardo? Nenhum deles. 


Mas a limpeza não é apenas um gesto; é uma necessidade. Veja o que Jesus disse: "Se eu te não lavar, não tens parte comigo" (João 13:8). Nunca estaremos limpos até confessarmos que estamos sujos. E nunca poderemos lavar os pés daqueles que nos feriram até que deixemos Jesus, aquele a quem ferimos, lavar os nossos. 

(Trecho do livro “Ouvindo Deus na tormenta” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 153-154)


0 Comentários