Livro Ruína e ascensão

Ruína e Ascensão é o terceiro livro da trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo, marcando o fim da turbulenta trajetória de Alina Starkov e Maly, uma história caracterizada por fugas e batalhas. Neste último volume o tema principal é o fanatismo religioso capaz de cometer atrocidades embasados em suas crenças.


Confira também as resenhas dos livros anteriores da trilogia Grisha:


A história continua exatamente do ponto final de “Sol e Tormenta”, logo após a batalha com Darklin no Palácio de Ravka. Completamente sem forças, Alina desperta no subsolo, sob o domínio do fanático Apparat que tenta a todo custo transformá-la numa santa, que fará o milagre de libertar Ravka. Cercada por peregrinos que a reverenciam e são capazes de fazer qualquer sacrifício em nome de uma fé movida por superstições e desespero, e assim, depositam suas esperanças em Alina.


Mesmo não se considerando uma santa, Alina carrega o pesado fardo de ser responsável por destruir a Dobra das Sombras e devolver ao povo a possibilidade de um futuro próspero, colocando um ponto final no domínio de Darklin, que se recupera da última batalha e retorna  mais forte e cruel, dizimando traidores e inocentes. Por isso, Alina e Maly, juntamente com seus inseparáveis amigos, iniciam mais uma jornada em busca do terceiro amplificador, o pássaro de fogo. E por falar em amigos, os personagens secundários continuam sendo muito mais interessantes que os protagonistas. 


Este volume é repleto de cenas emocionantes e inesperadas, sem falar no plot twist. Apenas o início é um pouco arrastado, mas, no desenrolar da trama, como são várias surpresas a serem reveladas, a história engata e vai ficando empolgante. Porém, frustrou minhas expectativas quanto ao desfecho, que apesar de ser coerente com a trajetória, esperava algo menos clichê e mais impactante. Além de tudo acontecer rapidamente, algo tão complexo e tenso desenvolvido em três livros foi resolvido facilmente em algumas páginas. 


Sombra de ossos Sol e tormenta Ruína e Ascensão


Mas, são apenas detalhes que não comprometem a saga como um todo. Aliás, a trilogia Grisha tem tudo que uma fantasia precisa pra ser fascinante, a história é bem desenvolvida, os personagens são incríveis, o universo épico construído pela autora é fantástico. Além da inserção do dilema moral que o personagem Darklin gerou, criando um ponto comum de discussão entre os leitores. Enfim, a escrita de Bardugo é maravilhosa, a leitura flui. E, para quem gosta do gênero literário ou quer começar a se aventurar no mundo da fantasia esta série é uma excelente opção.


Livro sol e tormenta

Sinopse:  Após o seu embate com o Darkling, Alina Starkov se vê encurralada no subsolo, tentando recuperar as forças para salvar Ravka das garras de seu oponente. Sob a proteção e a vigilância do Apparat, Alina atinge outro status – agora não é somente a Conjuradora do Sol, mas sim uma Santa que carrega em seus ombros a esperança de fiéis que rezam por um futuro mais brilhante. No entanto, invocar a luz nunca foi tão difícil. Com o futuro do país em suas mãos, Alina partirá em busca do terceiro amplificador de Morozova, o mitológico pássaro de fogo, com o objetivo de derrotar o Darkling e libertar Ravka de uma vez por todas. Eletrizante do começo ao fim, Ruína e Ascensão é a conclusão impecável da aclamada trilogia Sombra e Ossos, que inspirou a megaprodução da Netflix.


Título: Ruína e Ascensão | Autora: Leigh Bardugo | Editora: Planeta Minotauro (1ª Ed. 2021) | Páginas: 336 | Gênero: Ficção YA, Fantasia | Classificação: ⭐⭐⭐⭐


0 Comentários