Profeta Oséias
 

Plano de Aula

Base bíblica: livro Oséias

Objetivos

-  Entender que precisamos ser fiéis somente a Deus, pois só ele é digno de receber adoração;

 - Refletir sobre a importância de obedecerem a palavra.

Versículo para decorar

“Os caminhos do SENHOR são verdadeiros e justos”. (Oséias 14:9)

Recursos visuais

 Mapa com os reinos do Sul e Norte, plaquinhas com regras.

Avaliação

 Dinâmicas, atividade impressa


1. Acolhimento

Receba os alunos com alegria e animação, faça chamada. 

2. Oração Inicial

3. Louvores

 Eu vou louvar ao Senhor (Três palavrinhas); Obedecer (Diante do trono)

4. Revisão da lição 04: Daniel, um jovem fiel a Deus

Quero ver quem aqui tem boa memória! Qual era o nome do profeta que estudamos na lição anterior? O profeta Daniel. Daniel tinha três amigos, quais os nomes deles? Mesaque,  Sadraque e Abede-Nego. O que eles tiveram de comer por dez  dias? Legumes. Daniel era um jovem fiel a Deus que não se contaminou com a comida  do rei.


5. Quebra-gelo: Fidelidade a Deus

Materiais

 Som e música, prêmio (chocolate – Leve o suficiente para distribuir entre todos no fim da aula)

Procedimento

O professor, ao som da música irá dançar, descontraidamente, com as crianças, quando a música parar, fará uma posição e as crianças terão que fazer a mesma posição, quem se atrapalhar ou não fizer sai da brincadeira. Quem ficar por últimos ganha um prêmio. 

Objetivo

 Falar sobre a importância  da obediência a Deus. Viram que quem não conseguiu fazer o que o professor mandou fazer, foi pra longe da brincadeira, teve que sair dela. Quando nós não fazemos o que Deus manda ficamos longe dele, pois não obedecemos sua palavra.


6. Introdução

Vamos conhecer um profeta que era fiel a Deus, ele obedecia ao Senhor sem questionar, tudo que Deus o mandava fazer, ele estava pronto para atender. Seu nome é Oséias. Sabiam que tem um livro na Bíblia com seu nome? Fica no Antigo Testamento. E esse é o primeiro livro dos Profetas Menores que ao todo são doze: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Porque será que chamam esses livros de Profetas Menores? Será que é porque eles eram baixinhos? Não. Nada disso! É porque os livros tem poucos capítulos. Então, vamos conhecer o profeta Oséias!

Oséias


7. História Bíblica Infantil: A obediência do Profeta Oséias

Na bíblia não tem muitas informações sobre a vida de Oséias, mas sabemos que ele era filho de um homem chamado Beeri. Nesta época Israel estava dividido em dois reinos Judá no sul e Israel no norte. 

Mapa bíblico antigo testamento

E o povo estava desobedecendo a Deus e adorando a ídolos, se afastando do Senhor (Cap. 1-3). Então, Deus chamou a Oséias e o mandou casar-se com uma mulher chamada Gômer, e a partir daí ele começou profetizar ao povo de Israel sobre o castigo que eles teriam por afastar-se de Deus e viver em pecado.


Oséias obedecia a Deus e profetizava a Israel que passariam por grandes aflições por causa de sua desobediência e idolatria Deus iria permitir que a Assíria invadisse Israel (Cap. 4-13). Ah, mas o povo não estava nem aí para o que Oséias estava falando e se recusavam a arrepender-se de seus pecados. Deus quer que a gente adore somente a ele e obedeça sua palavra, quando pecamos Deus fica triste.


Quem for sábio, deve prestar atenção em tudo que a palavra de Deus diz, “pois os caminhos do SENHOR são verdadeiros e justos” (14:9), e quem é justo faz o que Deus manda, mas quem não é vive no pecado e sua vida não agrada a Deus. (Aproveite o momento para memorizar o versículo)

Versículo bíblico


Quem aqui é sábio levanta a mão? E porque você é sábio? Quando você decide obedecer os mandamentos de Deus e quer ficar sempre pertinho dele, fazendo o bem e amando as pessoas, então,  você está sendo sábio.


O povo de Israel não estava sendo sábio porque “esqueceram se do Deus vivo” (8:14). Mas, sabiam que Deus ama demais o seu povo, mesmo eles sendo pecadores, por isso ele sempre enviava profetas para falar ao povo para se arrepender de seus pecados. 


Assim, como Deus mandou o profeta Oséias alertar o povo, hoje ele também envia pessoas para falar a sua mensagem para aqueles que desobedecem e aqueles que não conhecem a Deus. E vocês crianças pode ser uma dessas pessoas enviadas por Deus.


8. Conclusão

Quando o povo pediu perdão a Deus, será que Deus perdoou? Sim. Porque Deus ama muito seu povo. E ele também ama muito cada um de vocês. Quem vai ser obediente e fiel a Deus? E se pecar, precisa fazer o que? Se arrepender e pedir perdão. 

Regras

Placas proibido

Regras proibidas

9. Atividade

Atividade bíblica
Atividade bíblica Oséias

10. Oração final


0 Comentários