Livro sombra e ossos - Leigh Bardugo

Sombra e ossos (Shadow and Bone) é o primeiro livro da trilogia Grisha da consagrada autora de romances e fantasia Leigh Bardugo. Essa literatura fantástica narra a história de dois órfãos amigos, Alina Starkov e Mal Oretsev (Maly) e juntos farão de tudo para desfazer a Dobra das Sombras, conhecido como “Não Mar” – uma área completamente devastada e sombria habitada por criaturas chamadas de os Volcras e divide o país, Ravka. 


Ravka possui dois Exércitos, o Primeiro é composto por pessoas comuns. Já o Segundo Exército fazem parte pessoas com habilidades específicas e especiais, são chamados de os Grishas, composto pelos Corporalki (controle do corpo), os Etherealki (manipulação dos elementos naturais: ar, água, fogo), Materialki (controlam os elementos matériais) e o líder de todos é chamado de Darkiling (controle das sombras), o mais poderoso dos Grishas.


Porque um Grisha só pode possuir um amplificador? Eu responderei com esta pergunta: O que é infinito? O universo e a ambição do homem. (p. 142)


Alina é cartógrafa no Regimento militar do rei e Maly é um rastreador que serve no Primeiro Exército. Porém, durante uma travessia na Dobra das Sombras, ao tentar proteger seu amigo, Alina acaba descobrindo que é uma garota nada comum e detentora de um grande poder, assim, ela é levada para morar no Palácio para ter seu poder aprimorado e desenvolver habilidades, sendo treinanda com os Grishas.


Que fantasia sensacional! Inspirada na Rússia do século XIX, a autora criou um universo mágico, simplesmente fascinante, os dons dos personagens detalhadamente representados, a conexão entre as tramas, os conflitos tudo extremamente interligados de uma forma espetacular. O cenário épico é descritos tão minuciosamente, que parece nos deslocar para dentro da história. Não é a toa que a adaptação da Netflix é um sucesso.


Sombra e ossos é uma excelente indicação de leitura para sair da ressaca literária. Repleto de ação e aventura, história muito bem construída, narrativa fluída, é um daqueles livros que se lê um capítulo ansiosa para chegar ao próximo. Acompanhe os desafios enfrentados por Alina.


Livro sombra e ossos
Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.


Título: Sombra e ossos | Autora: Leigh Bardugo | Editora: Planeta Minotauro (1ª Ed. 2021) |Páginas: 288 | Gênero: Ficção YA, Fantasia | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

0 Comentários