Sentir-se culpado é diferente de está arrependido. A culpa produz sofrimento,  mas só o arrependimento traz mudança de vida

João Batista pregava dizendo: “– Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:2,8). 


João surge num tempo de extrema apatia espiritual, as pessoas estavam completamente rendidas ao pecado. Ele clamava pelo verdadeiro arrependimento, não aquele apenas proferido em palavras, vai além do remorso, mas o demonstrado nas atitudes (Mateus 3:8). Arrepender é mudar de mente, viver um novo estilo de pensar e agir, é produzir novos frutos. Hernandes Dias Lopes diz que: “O verdadeiro arrependimento remove os montes da soberba, aterra os vales do desespero, endireita os caminhos tortos do pecado e da hipocrisia e coloca no lugar todas as áreas da vida que estão fora do propósito de Deus”. Nesta mesma linha de pensamento A. T. Robertson diz que “os frutos não são a mudança de coração, mas os atos que dela resultam. Qualquer um pode praticar atos externamente bons, mas só o homem bom pode fazer uma colheita de atos e hábitos certos”.

Acesse: Busque ao Senhor enquanto se pode achar


Jesus também inicia seu ministério fazendo essa mesma exortação que João Batista fez, “arrependei-vos” (Mateus 4:17). O arrependimento é a chave para viver uma vida transformada. Quando há o arrependimento sincero, o coração fica entristecido pelo pecado cometido, e essa tristeza é usada por Deus para produzir o arrependimento que leva a salvação, pois induz o pecador a abandonar as más condutas e o faz mudar de direção e voltar-se para Cristo. Por isso, “arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor, e ele mande Jesus, que ele já tinha escolhido para ser o Messias de vocês” (Atos 3:19-20).

Veja também: Faça o que é certo, não o que é facil


No arrependimento genuíno, há o reconhecimento do pecado, produzindo o desejo de abandoná-lo para viver uma vida transformada, pois compreende que estava vivendo de acordo com os padrões do mundo e não de Deus. Assim, os velhos hábitos são deixados para traz, para prosseguir com um novo comportamento, com uma nova conduta de vida. “Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tiago 1:21-22).


0 Comentários