Daniel e seus amigoa

Plano de Aula

Base bíblica: Daniel 1 e 2

Objetivos

- Compreender que precisamos ser sempre fiéis a Deus obedecendo sua palavra; 

- Incentivá-los a ter momentos diários para falar com Deus.

Versículo para memorizar

 “Daniel decidiu não se contaminar”. (Daniel 1:8)

Recursos visuais

Fantoches (utilize rolo de papel higiênico para confeccionar os personagens e tbt para fazer as roupas) ou imprima imagens para contar a história.

Avaliação

Utilize jogos, brincadeiras, caixa de perguntas, atividade impressa.


1. Acolhimento

 Receba os alunos com alegria e animação, faça chamada. 

2. Oração Inicial

3. Louvores

Obedecer (Diante do trono), Leia a Bíblia e faça oração (Três palavrinhas)

4. Revisão da lição 03: O chamado do Profeta Ezequiel

Qual o nome do profeta que Estudamos na lição anterior? O profeta Ezequiel. Lembram o que foi que Deus entregou a ele e depois mandou que comesse? Um rolo. E esse rolo era doce ou amargo? Era doce. 

5. Quebra-gelo: Separados do mundo

Materiais

- 01 copo descartável transparente;

 - 02 recipiente - um com água e outro com óleo. 

Procedimento

1⁰ copo vazio (o mundo) –  Pegue o  copo e explique que  representa o mundo. 

2⁰ recipiente com água (água da vida) – Em seguida pegue recipiente com agua fale que ele representa a água da vida que é Jesus. Vai colocando a água aos poucos no copo vazio e fale que Deus envia pessoas para oferecer a água da vida para o mundo. 

3⁰ recipiente com óleo (pecado) – Na sequência, pegue o recipiente com o óleo  e fale que representa todas as coisas que o diabo usa para contaminar o mundo: mentira, violência, inveja... Depois despeje o óleo na água e misture, dizendo que isso é o que o diabo quer contaminar o mundo com sua sujeira e fazer as pessoas pecarem.

Mas o cristão que tem a água da vida, Jesus, em seu coração, mesmo que o inimigo tente ele não vai se contaminar com sua sujeira, pois decidiram obedecer a Deus.


6. Introdução da lição 

Hoje vamos conhecer um profeta que não se contaminou com a sujeira do mundo. Ele decidiu ser fiel a Deus, obedecendo a sua Palavra. O nome dele é Daniel e na Bíblia também tem um livro com seu nome, fica lá no Antigo Testamento.

Veja a lição anterior: Lição 03 - O chamado do profeta Ezequiel 


7. História Bíblica Infantil – Daniel, um jovem fiel a Deus (Série Profetas de Deus)


Um certo dia, um rei chamado Nabucodonosor atacou Jerusalém, e levou algumas pessoas de Israel como prisioneiros para a Babilônia. Entre essas pessoas capturadas estavam quatro amigos: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.


Chegando na Babilônia, o rei mandou o chefe de serviços do palácio escolher entre os prisioneiros os jovens bonitos e inteligentes, e treiná-los durante três ano para servir no Palácio. O jovens teriam que aprender a língua da Babilônia  e estudar sua cultura, e também, teriam que comer a mesma comida e beber o mesmo vinho do rei. Pra começar o chefe do palácio trocou o nome dos quatros amigos para: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Vocês alguma vez já ouviram algum desses quatro nomes? 

Daniel e seus três amigos


Mas a comida e o vinho do rei eram impuros, pois provavelmente, era oferecidos a ídolos. E Daniel só adorava a Deus, por isso, ele resolveu que não iria se contaminar e pediu ao chefe dos serviços para deixar que ele e seus amigos comessem apenas legumes e tomassem apenas água.  Vamos repetir a decisão de Daniel! (Momento de memorizar o versículo)

Oraçao infantil
Daniel decidiu na se contaminar.
Daniel 1:8

Mas, o chefe tinha medo do rei, daí Daniel propôs um acordo: eles comeriam legumes e beberiam apenas água durante dez dias e depois disso comparasse eles com os outros jovens que estavam comendo a comida do rei. Se estivessem fracos e com cara de doentes, o chefe poderia fazer com eles o que quisesse. Então, ele concordou.

Profeta daniel e amigos

O que será que aconteceu depois que se passaram os dez dias? Será que os quatro amigos estavam magrelos e doentes? Aconteceu que Deus abençoou Daniel por ser fiel e obediente. Sabem como? Depois de passados dez dias, Daniel e seus amigos estavam mais fortes e sadios que todos os outros que comiam a comida do rei.  Quem aqui é obediente?


Daniel e amigos come legumess


E Deus também deu sabedoria ao quatros amigos, porém a Daniel ele também deu o dom de explicar sonhos e visões. E depois de três anos de treinamento todos os jovens que estavam sendo treinados foram levados a presença do rei e nenhum outro jovem tinha mais conhecimento que Daniel e seus amigos, pois eles eram dez vezes mais inteligentes que todos os sábios da Babilônia.

Daniel explica o sonho Nabucodonosor


Certa vez o rei Nabucodonosor teve um sonho, mas ninguém conseguiu decifrar. Então, Daniel e seus amigos oraram a Deus e Ele deu a resposta a Daniel, que foi até o rei e falou que seu sonho era sobre o futuro. O rei ficou tão impressionado que nomeou Daniel o governador da Babilônia. Daniel além de ser obediente, pedia orientação a Deus, por meio da oração. 

Daniel ora

8. Conclusão 

Daniel foi um profeta de Deus justo e fiel. Mesmo estando longe de sua cidade, de sua casa, no meio de outro povo, ele não se contaminou com seus costumes, ele decidiu servir só a Deus, e também orava três vezes ao dia. Tempos depois Daniel foi jogado na cova dos leões porque se recusou adorar outros deuses e só adorava a Deus. E ele orou a Deus que o livrou. A oração é muito importante para ficarmos perto de Deus. Precisamos ser obedientes e ter uma vida de oração como a de Daniel.

Veja também a lição Daniel na cova dos leões 


9. Atividade

Atividade bíblica infantil

Biblia para crianças


Atividade sobre profeta Daniel


10. Oração final


2 Comentários

  1. Deus abençoe sua vida por compartilhar esse material tão valioso para o ensino dos pequenos!!!🙏

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.