Ezequiel tem a visão do trono de Deus
 

Plano de Aula

Base bíblica: Ezequiel 1,2,3

Objetivos

- Sentir o desejo de ser  obediente a palavra de Deus; 

- Compreender a importância de anunciar a palavra do Senhor. 

Versículo para memorizar

“E disse-me: –Filho do homem, fique de pé. Eu quero falar com você.”(Ezequiel 2:1)

Recursos visuais

Utilize Fantoches ou imagens para contar a história.

Atividade

 Dinâmicas, caixa de perguntas, desenho para colorir


1. Acolhimento

 Receba os alunos com alegria.

2. Oração Inicial

3. Louvores

 Os livros da bíblia e Leia a Bíblia e faça oração (Três palavrinhas), Missionariozinho (Turma do Cristãozinho)

6. Revisão da lição 02: Jeremias, escolhido antes de nascer

Quem lembra qual foi o profeta que Estudamos na lição da semana passada? O profeta Jeremias. E quando ele foi chamado pelo Senhor? Antes de nascer. Ele foi um grande homem que anunciava a palavra de Deus, também sofreu muito. E como ele era conhecido? O profeta chorão.


5. Quebra-gelo: Chamado para evangelizar

Materiais

- Vários papéis com anotações do que as crianças terão que fazer: permanecer no seu lugar,  sentar, sair do seu lugar e ir para o outro lado. Para a classe com alunos que ainda não sabem ler, ao invés de escrever, faça desenhos.

Procedimento

▪︎ Coloque o as crianças em círculo;

▪︎ Fale para ele que estamos estudando sobre os profetas, homens que foram chamados por Deus para falar ao povo. Vocês também têm um chamado para anunciar a palavra de Deus;

▪︎ Entregue para cada criança umas das anotações ou desenho, que ela terá que realizar;

▪︎ Fale para elas: Agora farei uma chamada, quando eu disser seu nome faça o que está escrito ou desenhado no seu papel;

▪︎ Depois que os alunos executarem suas ações fale: nós vimos três situações diferentes quando recebemos  um chamado.

Sentar – quer dizer que você foi chamado mas não tem coragem e ânimo para realizar sua missão 

Permanecer no seu lugar – quer dizer que você ainda não sabe qual é seu missão, mas está de pé pronto pra agir quando for chamado.

Sair do seu lugar – representa sua ação, logo que você foi chamado, foi obediente e corajoso para cumprir a vontade de Deus.

Vocês também podem trabalhar no Reino de Deus evangelizando, falar do Senhor para as pessoas. 

Aulas anteriores:


6. Introdução

Na lição de hoje iremos conhecer outro profeta que também recebeu um chamado, assim como Isaías e Jeremias. E Deus revelava muitas coisas a ele através de visões, o seu nome é Ezequiel. Quem aqui já ouviu falar do profeta Ezequiel? Sabiam que tem um livro na Bíblia que foi escrito por ele e tem seu nome, fica lá no Antigo Testamento.


7. História Bíblica Infantil: O chamado de Ezequiel

Ezequiel era um sacerdote, filho de um homem chamado Buzi (Ezequiel 1:3). Vocês sabem o que é ser um sacerdote? Era a pessoas que oferecia sacrifício e louvores a Deus. O nome Ezequiel significa “Deus fortalece”.

Profeta Ezequiel


O chamado do Profeta Ezequiel, por Deus, para exercer seu ministério foi uma das convocaçõess mais lindas registrada na bíblia. Sabem porque foi tão lindo assim? Ezequiel teve uma visão da glória de Deus, foi quando o céu se abriu e ele viu trono de Deus, feito de pedra preciosa, com alguém sentado que brilhava como fogo e sua luz resplandecia com todas as cores do arco-íris (Ezequiel 1:27-28).

Visão do trono profeta Ezequiel


Depois de vê toda essa maravilha Ezequiel se curvou encostando o rosto no chão. Mas, derrepente, ele ouviu uma voz dizer: “Filho do homem, fique de pé. Eu quero falar com você”. Foi então que o Espírito entrou em Ezequiel e fez ele ficar em pé, e nesse momento ele foi capacitado para receber as revelações de Deus e falar as mensagens ao povo. Vamos repetir o que Deus disse a Ezequiel. Aproveite o momento para decorar o versículo.

Versículo Ezequiel 2:1

Sempre que Deus falava com Ezequiel ele o chamava de “filho do homem”. Porque será, o que isso significa? Porque Deus quer dizer que Ezequiel é um homem mortal e Ele um ser majestoso e imortal, o ser humano é inferior ao grande poder de Deus.


Deus mandou Ezequiel falar ao povo de Israel, pois eles estavam sendo desobedientes e não estavam respeitando ao Senhor, ele deveriam buscar a Deus e ser fiel a ele. Só que o povo não iria aceitar a mensagem de Ezequiel e iriam desprezá-lo, mas Ezequiel não precisava ter medo deles porque Deus o iria fortalecer (Ezequiel 2:3-10)


 Até hoje, muitas pessoas não aceitam a palavra do Senhor, mas quando vocês estiverem falando de Deus pra alguém que está vivendo longe dele, não precisa ficar com medo ou vergonha, peça a Deus pra ajudá-lo a falar as palavras certas, e ele ajudará você e te dará coragem.


Ezequiel se alimenta da palavra 

Deus também dava as palavras certas para Ezequiel falar. Ele estendeu sua mão lá do céu e entregou um rolo a ele, todo escrito com as palavras do Senhor. Depois ele mandou que Ezequiel comesse o rolo e assim ele fez, e o rolo era doce como mel (Ezequiel 3:1-4). Depois de comê-lo Deus disse para ele ir transmitir a mensagem ao povo.

Profeta Ezequiel come o rolo


Esse rolo representa a palavra do Senhor, por isso ele se alimentou com ele, e a palavra do Senhor é doce, porque nos ensina a fazer a vontade de Deus. Hoje vocês estão aqui na EBD se alimentando da palavra de Deus, porque estão aprendendo o que está na Bíblia e guardando tudo no coração, igual quando a gente come algo e guarda no estômago e a barriga fica cheia.


Foi então que o Espírito de Deus levou Ezequiel  para o alto, e uma voz forte como um trovão gritou assim: – Louvem nos altos céus a glória do SENHOR! (Ezequiel 3:12).


8. Conclusão 


Ezequiel foi um profeta obediente ele teve muitas visões, e anunciava a palavra do Senhor como era ordenado. Ele foi um grande mensageiro que profetizou na época do exílio do povo judeu na Babilônia. Seu ministério durou 23 anos (Ezequiel 29:17). Quem aqui vai anunciar a palavra de Deus e ser obediente como Ezequiel? Vou dar um desafio a vocês, durante a semana cada um vão falar a palavra de Deus para pelo menos uma pessoa. E na próxima aula, vão contar como foi.


9. Atividade

Atividade bíblica infantil Profeta Ezequiel

Atividade profeta Ezequiel

10. Oração final


0 Comentários