Lição biblica o chamado do profeta Jeremias
 

Base bíblica Jeremias 1

Objetivos

Entender o que é ser um profeta que leva a palavra de Deus; 

- Despertar o desejo de ser um mensageiro de Deus; 

- Saber que Deus o conhece, ama e cuida mesmo antes de nascer.

Versículo para decorar

“Eu já o conhecia antes de você ser formado no ventre de sua mãe. Antes do seu nascimento, eu já havia separado e escolhido você para ser o meu profeta às nações”.” (Jeremias 1:5)


Aplicação da lição 

1. Oração Inicial

2. Louvores

Menino Jeremias (Vaneyse Kids), Leia a Bíblia (Três palavrinhas)


3. Revisão da lição 01: A convocação de Isaías

Na aula passada nós conhecemos qual profeta? Quem lembra? Profeta Isaías. Ele foi convocado por Deus para anunciar sua palavra. Quem de vocês anunciaram o que aprendeu nessa lição durante a semana? Vamos continuar aprendendo sobre os profetas de Deus.


4. Quebra-gelo: Separados para servir

Materiais

• 01 copo com água

• 01 copo com feijão 

• 01 peneira

Procedimento

1. Pegue o copo com água e fale: Deus conhece a cada um de nós, desde quando estávamos na barriga da mamãe e quando nascemos éramos pessoas puras, limpas como essa água.

2.Pegue o copo com feijão e vai despejando, aos poucos, dentro do copo com água e fale: a desobediência, todas as maldades do mundo foram nos contaminado e ficamos assim, totalmente cheio do pecado.

3. Pegue a peneira e diga: Mas, Deus é bondoso e nos ama muito, e nos escolheu para sermos pessoas puras, por isso, ele nos separa do pecado (nesse momento passe o feijão pela peneira, separando da água) e nos tornamos limpos novamente como esta água. E nos separa para servir. Porque ele nos escolheu antes mesmo de nascermos, e todos nós pertencemos a ele.

Veja também: Lição 01 - A convocação de Isaías 


5. Introdução

 Sabia crianças que Deus conhece cada um de vocês desde quando estavam no ventre de sua mãe? Ele já sabia qual seria seu nome, a cor de seus olhos, como seria seu cabelo. Vamos conhecer um homem que foi escolhido por Deus para ser profeta antes mesmo de nascer. Vocês lembram o que é ser profeta? (Aguarde a resposta das crianças

O nome desse profeta é Jeremias. Quem aqui já ouviu falar do profeta Jeremias?

Profeta Jeremias


6. História Bíblia Infantil – Jeremias, escolhido antes de nascer

Jeremias era filho de um homem chamado Hilquias, de uma família de sacerdotes. Durante o reinado do rei Josias em Judá, Jeremias recebeu a primeira mensagem de Deus. Sabem o que Deus disse a Jeremias? Ele falou assim: “Eu já o conhecia antes de você ser formado no ventre de sua mãe. Antes do seu nascimento, eu já havia separado e escolhido você para ser o meu profeta às nações”. Vamos repetir o que Deus disse a Jeremias! (Aproveite o momento para decorar o versículo)

Versículo bíblico Jeremias 1


Mas Jeremias achava que ele era muito novo pra ser um profeta e não iria saber falar com o povo. Mas Deus disse a Jeremias que não precisava ficar com medo, porque Ele lhe daria as palavras certas para ele falar ao povo. Foi aí que Deus tocou na boca de Jeremias e colocou suas palavras na boca dele. Já imaginou crianças como seria ser tocados pela mão de Deus. Que coisa maravilhosa! 


Profeta Jeremias tocado por Deus

Quando sentimos medo de não saber o que fazer, assim como Jeremias, podemos conversar com Deus. E ele nos ajuda a falar e fazer o que for correto. Deus continua sendo tão maravilhoso quanto na época em que Jeremias viveu.

Deus também avisou a Jeremias que o povo não iria aceitar sua mensagem. Mas que ele daria forças para Jeremias enfrentar a rejeição do povo e não desistir de falar tudo o que ele mandar.


Jeremias prega


Jeremias obedeceu e confiou no  Senhor e foi anunciar sua mensagem. Ele avisou sobre a destruição de Judá, mas, como o povo se  recusava ouvir, ele foi perseguido, desprezado e maltratado. Jeremias também é conhecido como o “Profeta chorão”, algumas vezes chegou a ficar triste e deprimido, sua vida era muito sofrida, mas Deus sempre o fortalecia e Jeremias não desistiu de ser o profeta de Deus.

Profeta Jeremias orando


7. Conclusão 

Ás vezes nós também ficamos triste e deprimidos como Jeremias ficou. Mas, podemos conversar com Deus e Ele nos fortalece e arranca a tristeza do coração e enche de alegria. E se você ficar com vergonha de falar de Deus para as pessoas, peça pra ele te dá coragem, que ele vai ajudar a falar tudo o que a pessoa precisa ouvir. E não precisa ter medo, lembra que Deus te conhece mesmo ante de você nascer e está sempre te protegendo e cuidando de você. 


8. Atividade

Atividade Oração
Atividade bíblica desenho
Desenho biblico para colorir


9. Oração final

Incentive as crianças a orarem umas pelas outras.


0 Comentários