Até que eu venha


"Até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm." (Apocalipse 2:25)


Essa foi uma exortação a Tiatira, uma da sete igrejas do Apocalipse. Tiatira era muito conhecida pelo seu comércio, tinha uma localização geográfica privilegiada, e por ela trafegava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia. Possuía várias associações e para o profissional comercializar era necessário se afiliar. O problema é que essas associações ofereciam festas com banquetes consagrados a ídolos, regidas por orgias. Acontece que optar por não participar era o mesmo que se isolar comercialmente, sem chances de prosperidade. Como agir em uma situação dessas? Se associar para progredir financeiramente ou não se associar e perder o lucro e  a reputação como comerciante?



Cristo ressalta que Tiatira é amorosa, fiel, persistente e paciente (Ap 2:19). No entanto, foram seduzidos por Jezabel – referência a esposa do rei Acabe que propagou a idolatria ao povo de Israel, incentivando-os a apostatar-se do Deus vivo (1Rs 16:31-33) – neste contexto, jezabel de apocalipse é uma representação simbólica da apostasia e imoralidade sexual, aqueles que abandonam os preceitos do Senhor e se submetem às doutrinas pagãs estavam comentando adultério espiritual com ela (Ap. 2:22).


Jezabel é a igreja infiel, seus seguidores são todos aqueles que abandonam a verdade das Escrituras Sagradas para viver e ensinar práticas que deturpam o evangelho. A igreja foi corrompida de dentro para fora, e tem tentado modificar o evangelho para se adaptar ao mundo, o típico cristão moderno, que aponta uma nova versão do cristianismo. Cuidado! “Não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo. É bom sermos espiritualmente fortes por meio da graça de Deus” (Hebreus 13:9).

Outras reflexões: 


O pecado é doce no paladar, mas indigesto no estômago. Pode ser agradável aos olhos e ouvidos, mas entope gradativamente as artérias do coração, levando ao infarto e por fim, a morte espiritual. O cristianismo sem regras não existe, o falso ensino invadiu as igrejas de Cristo e tem contaminado a muitos. Guardem bem a verdadeira doutrina, até que Cristo volte, assim como fez a comerciante Lídia, vendia púrpura, ela não se corrompeu, Paulo afirma que ela era de Tiatira e adorava a Deus (Atos 16:11-15).

Veja também:


O cristão que é seduzido por falsas doutrinas, está sempre sendo levado para várias direções, tentado encontrar brechas para moldar o evangelho e  adequá-lo às suas vontades, não tem a identidade de Cristo desenvolvida em seu caráter. A vontade de Jesus é que o verdadeiro evangelho seja amado, vivido, defendido e ensinando pela igreja até que Ele volte, mesmo em meio às adversidades, perseguições e a ampla massa de perversão da palavra de Deus. E este é o momento oportuno para abandonar a heresia e arrepender-se, pois o Senhor não quer que nenhum dos seus se perca, Ele é um Deus misericordioso e compassivo, paciente bondoso e fiel (Salmos 86:15). Porém, quando o dia da segunda vinda de Cristo chegar, não haverá mais oportunidades para arrependimentos.



Esteja com seus ouvidos sempre alerta, atento para ouvir o direcionamento do Espírito Santo, porque tudo que não está de acordo com a bíblia, não provém de inspiração divina, mas de convicções humanas, no entanto, nem sempre há como saber se tal ensino está deturpando a palavra de Deus, por isso, é de extrema relevância o estudo frequente da palavra. Como diz o ditado: “Quem não lê acredita no que dizem.” Reflita nas palavras de Jesus: “Guarde bem o que você tem – amor, fidelidade e suportem a adversidade com paciência (Apocalipse 2:19) – até que eu venha!

0 Comentários