Inconstante reflexão cristã

"Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro." ( Efésios 4:14)


Quem nunca foi inconstante em sua caminhada como cristão? Desde o início dos tempos até os dias atuais, lutamos diariamente para que sejamos cristãos genuínos, não vacilantes na fé. Porém, todos nós, em algum  momento já tivemos instabilidades. Mas Deus é um Pai amoroso, cheio de compaixão que não desiste de lutar por cada um de nós. 


Como referência de inconstância temos o discípulo de Jesus, Pedro, seus vários momentos de instabilidade foram categoricamente registrados na bíblia. Quando Jesus andou sobre as águas durante o mar revolto, Pedro pediu para ir ao seu encontro (Mateus 14:22-31), achou-se capaz de caminhar até Jesus, porém, “uma mente duvidosa é tão inconstante como uma onda do mar que é empurrada e agitada pelo vento” (Tiago 1:6), Pedro afundou juntamente com sua dúvida. Será que se estivéssemos no lugar de Pedro teríamos uma fé constante o suficiente para não afundar ou nem sairíamos do barco? 


Mas o episódio que marca a inconstância de Pedro foi sua negação a Jesus, após ter sido contundente em dizer que: “Se todos os outros abandonarem o Senhor, eu não o abandonarei” (Mateus 26:33). Pedro foi ousado em sua resposta, sua autoconfiança o fez acreditar que era melhor que os demais e prometeu fidelidade irrestrita a Jesus. Porém, sua afirmação foi logo posta a prova e não cumprida. A covardia de Pedro foi vergonhosa, ele saiu do mais alto voo para pousar no mais profundo escândalo de sua vida cristã (Mateus 26:75). 


Sabia que todos temos um pouco daquele Pedro? A inconstância é uma característica que está cravada em cada um de nós e precisa ser domada, para que não venhamos a fazer de nossa vida cristã uma gangorra. E quando vem acompanhada de demasiada autoconfiança torna-se ainda mais desastrosa. Portanto, tenha cuidado. Se você está pensando: “Eu nunca faria uma coisa dessas”, que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado (1 Corintios 10:12).


No entanto, somos agraciados por termos um Deus misericordioso. Após a ressurreição, Jesus disse às mulheres para avisarem o que viram aos discípulos, inclusive a Pedro (Marcos 16:7). Por que o anjo do Senhor fez questão de citar o nome de Pedro? Porque o Senhor sonda corações e sabia que Pedro estava completamente desolado e se sentiria indigno de estar em sua presença depois de seu ato vergonhoso. Se nesse momento você se sente como Pedro e chora amargamente, por ter cometido um ato impensado, saiba que o mesmo Jesus que não desistiu do seu discípulo não desiste de você e te chama: volte para mim!


Quando Pedro encontrou-se com Jesus, talvez ele tenha pensado que seria repreendido, ou pelo menos, ouviria um “eu te avisei”, mas Jesus não é aquele que esfrega nossos erros na cara, mas aquele que acolhe e concede nova chance de sermos restaurados. Jesus deu a oportunidade a Pedro pra reafirmar seu amor e voltar com seu ministério (João 21:15-19), e ele não apenas agarrou essa oportunidade como também tornou-se um líder incontestável. Essa mesma oportunidade é oferecida a cada um de nós.


Uma transformação formidável! O Pedro covarde, torna-se valente (Ato 4:19-20); de duvidoso à fé perene (Atos 3:6); de instável a ganhador de almas (Atos 2:41,47). Jesus também quer restaurar sua vida de inconstância, ele quer te dar discernimento espiritual para que não haja de modo impensado, ele quer te ajudar a ter uma fé perene, para que tenhas uma vida cristã genuína. Portanto, não seja “vacilante e inconstante em todos os seus caminhos” ( Tiago 1:8). Essa restauração está ao alcance de todo aquele que reconhece seus erros e deseja ser tocado pelo poder transformador de Jesus. Faça como Pedro, não deixe a oportunidade passar e permita-se ser moldado por Jesus.

0 Comentários