Pessoa desanimada, cansada


“– Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão?” (Jeremias 12:5 LAT)


Nesta passagem vemos Jeremias sendo exortado, Deus quis dizer que se você já está cansado no início da jornada, como conseguirá ir até o fim quando tudo for mais difícil? Se já sente angústia quando as circunstâncias são favoráveis, como terá forças em tempos de aflição? Jeremias estava com seu íntimo completamente absorvido por um intenso cansaço.


Quem nunca se sentiu exausto depois de um longo dia de trabalho. Esse é o cansaço físico que pode ser resolvido com uma boa noite de sono ou um fim de semana de descanso. Já o cansaço espiritual é o esgotamento da alma, quando após muitas batalhas não vencidas, perde-se a vontade de continuar lutando, que não faz sentido mais persistir, e então, chega a frustração, a tristeza, sentimento de fracasso, o constate desânimo se instala e o vazio na alma tornar-se tão persistente podendo desencadear uma depressão. 

Leia também: 


O profeta Jeremias, conhecido como “o profeta chorão”, foi um homem que enfrentou esse cansaço. Convocado por Deus para pregar a palavra em meio a uma nação com coração endurecido. Jeremias foi rejeitado pelo povo que não queria abandonar a idolatria e a imoralidade, sentia-se angustiado em ver o povo se rebelando contra o Deus único. Ele disse: “A minha tristeza não pode ser curada; o meu coração está doente. O meu coração está ferido porque o meu povo está ferido. Choro, completamente desanimado" (Jeremias 8:18-21). Seu cansaço espiritual foi tão grande que ele amaldiçoou o dia em que nasceu e fez várias questionamentos a Deus sobre seu sofrimento (Leia Jr 20:14-18).


Quantas vezes ficamos como Jeremias: cansados, angustiados, sobrecarregados, desanimados. E fazemos os mesmo questionamentos que Jeremias fez a Deus: “Por que nasci? Será que foi só para ter tristeza e dor e acabar a minha vida na desgraça?” (Jeremias 20:18). Porque as coisas não dão certo na minha vida? Porque tudo parece andar para trás? O vazio é tão grande que não tem forças para lê a bíblia ou orar e nos esquecemos de tudo que já recebemos de Deus, desacreditados, nos afastamos do Senhor. Não podemos permitir que a palavra se apague: “Será que você não sabe? Ainda não ouviu falar que o Deus eterno, o Criador de todo o mundo, nunca se cansa nem perde suas forças? Ninguém é capaz de imaginar a grandeza da sua sabedoria. Ele dá força aos cansados e vigor aos fracos e desanimados” (Isaías 40:28-29).


Como superar o cansaço espiritual? Jesus tem a resposta:  “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Levem o meu jugo e deixem que eu lhes ensine; porque eu sou manso e humilde de coração, e vocês acharão descanso para suas almas" (Mateus 11:28-30 VIV). Fique de frente e não de costas para Jesus, a tendência do cansaço espiritual é nos afastarmos pouco a pouco de Deus, carregar o fardo sozinho ao invés de procurar descanso em Jesus. Faça como Paulo "quando estou fraco, então é que sou forte" (2 Corintios 12:10), o que ele quis dizer foi: não desista diante das aflições, angústias, cansaço e perseguições, fortaleça-se em Cristo, a graça do Senhor é tudo que você precisa, pois o poder dEle é mais forte quando você está fraco.


Não guarde esse cansaço angustiante dentro do peito, converse com Deus e com pessoas confiáveis para te ajudar a vencer o cansaço espiritual. Jeremias contava suas angústias a Deus, e foi sustentado até o fim de sua jornada. Esse mesmo sustento ele oferece a cada um de nós: “porque eu dei alívio aos cansados e forças aos fracos” (Jeremias 31:25), pois os que esperam no SENHOR sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias; correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças” (Isaías 40:31).

 

Querido leitor o mesmo Deus que cuidou e fortaleceu Jeremias, também está com você. E ele te diz: “________(Fale seu nome) hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa ________(Fale a situação que te aflige).  Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotarão, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o SENHOR, falei” (Jeremias 1:18).


0 Comentários