Tende bom ânimo
Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (Jo 16:33)

A ausência de realização pessoal, profissional, financeira, etc...denotam sentimentos de desapontamento, gerando um grande desânimo. Como nos diz Provérbios 13:12 “A esperança que se adia faz adoecer o coração mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Mas, Jesus nos incita ao ânimo, pois ele já venceu o mundo por nós,  Jesus disse esta frase em sua última ceia, sabendo que pagaria pelo pecado da humanidade e que passaríamos por inúmeras dificuldades. Ele quis nos encorajar a permanecermos animados e confiantes independente da tribulação pela qual estejamos enfrentando, a sermos perseverantes, pois em Cristo podemos vencer. 

Sabemos que os sentimentos refletem nossas atitudes e comportamentos, exteriorizando nossas convicções  mais profundas, porém, ao depositarmos nossa confiança  na sabedoria de Deus e no seu controle absoluto sobre todas as coisas, poderemos  experimentar de paz e contentamento no lugar das incertezas e  preocupações, superando o desânimo. Cristo nos chama para perto “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados que eu vós aliviarei”(MT 11:28). 

As emoções são dádivas de Deus visando nos compelir à agir, portanto, por mais importante que sejam, jamais deve-se permitir que ela nos controle, é preciso sujeitar todas elas à vontade de Deus, para que não venhamos magoar ou manipular os outros e a si mesmo. Assim,  a superação do desânimo começa com a compreensão de si mesmo, sua natureza humana, e do conhecimento da natureza de Deus encontrada nas Escrituras Sagradas. Por isso, de suma relevância, ter uma vida de propósito, de oração, meditação, uma busca incessante pela presença de Cristo em nossas vidas, procurando  a todo tempo “conhecê-lo e prosseguir em conhecer” (Os 6:3).

Porém , atingir um estado abençoado de contentamento e aceitação de você mesmo, da sua vida, futuro, etc...não é uma tarefa fácil, pois satisfazer-se com o que se tem, quando as necessidades reais não são atendidas, manter-se persistente e animado, não se preocupando com os problemas e dificuldades e ser paciente, é algo extremamente difícil de se conseguir, principalmente quando o sofrimento e as tragédias te cercam, por isso, o ser humano por si só não consegue tal realização, ou seja, exige que estejamos alicerçados nos recursos espirituais encontrados, somente, no Espírito Santo de Deus, que nos promete “satisfazer a alma cansada e saciar a alma desfalecida" (Jr 31:25). 

Quando aceitamos que a graça de Deus nos basta (2 Co 12:9), passamos a aceitar o que temos e o que somos, porém aceitar não quer dizer estagnar e viver na mais completa inércia, mas crer que “Deus é poderoso pra fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos”(Ef 3:20). O desânimo ou descontentamento com certas áreas da vida podem ser mudados, quando buscamos a orientação de Deus, para que possamos seguir na direção correta que nos levará  a concretização dos objetivos, apresentando ao Senhor todos os anseios e tudo o que desanima, que ele dirá como deverás agir, pois o Senhor sabe os planos que tem para cada um de nós “planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”(Jr 29:11). Não esquecendo em momento algum que você tudo pode em Cristo que te fortalece (Fp 4:13).

Se o desânimo está contaminando sua alma, se lance aos pés do Senhor, pois “Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas o livra.”(Sl 34:19)
Que a graça do nosso Senhor seja abundante em sua vida. Medite no Salmo 34 e se alegre no maravilhoso amor de Deus por ti.

1. Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.
3. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
4. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.
5. Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos.
6. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias.
7. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
9. Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem.
10. Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.
11. Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
12. Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem?
13. Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente.
14. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a.
15. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
16. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
17. Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
18. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
19. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.
20. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra.
21. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados.
22. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado.

0 Comentários