Apego ao dinheiro 1 timóteo 6:10


“O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”(1 Timóteo 6:10)


A Bíblia condena a riqueza? É pecado ser rico? De forma alguma, pois “quem é preguiçoso no seu trabalho fica pobre depressa; quem trabalha com diligência acaba ficando rico” (Salmos 112:4). Deus é o dono da prata e do ouro (Sl 50:10), é uma fonte inesgotável de riquezas, assim, ser financeiramente próspero é uma benção. No entanto, quando o dinheiro se torna prioridade em sua vida e toma o lugar de Deus em seu coração, gerando uma autossatisfação e autossuficiência sem Deus, ele deixa de ser uma benção. 


Leia: Deus tem sido sua prioridade?


O problema não é ter dinheiro, mas ser dominado por ele. Por isso, Paulo afirma que “o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1 Tm 6:10). Essa atitude de apego incontrolável traz muitas consequências:


1. Deixa o ser humano vulnerável à tentação – Pois, as pessoas que querem se tornar ricas a qualquer custo, acabam caindo em ciladas, a ambição desenfreada torna os desejos nocivos causando danos a si mesmo e a outros. O apego demasiado ao dinheiro escraviza, pois “quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer” (Eclesiastes 5:10) e irá sempre desejar ter abundantemente mais, às vezes, não importando a forma como conseguirá, contanto que obtenha.



2. Causa a apostasia da fé –Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6:24). O dinheiro torna-se um ídolo, quando o indivíduo passa a venerá-lo acima de qualquer coisa, principalmente de Deus. A autossuficiência o faz pensar que já tem tudo, portanto não há necessidade de andar com Deus, pois o dinheiro é o seu deus. Assim, por optarem servir ao “senhor” dinheiro, desviam-se da fé, abandonando o único e verdadeiro Deus.



3. É fonte de grande sofrimento – Por causa do amor ao dinheiro pessoas roubam, matam, corrompem e morrem. “Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém, os honestos prosperarão como as folhagens” (Provérbios 11:28). Como uma âncora jogada ao fundo do mar para imobilizar o navio, assim é a pessoa apegada ao dinheiro. O seu coração está ancorado na riqueza e na sua vida não há mais motivo para navegar com Deus.

 Acesse também: Não sejamos inconstantes


Desenho na Bíblia amor ao dinheiro


A bíblia está cheia de servos do Senhor que foram muito ricos, como Abraão, Jó, Salomão... Por que Deus teria abençoado essas pessoas com riquezas inumeráveis se fosse errado ser rico? Quantas milhares de pessoas desejam ter dinheiro, nem que seja o suficiente para comprar alimentos e pagar as contas? Dinheiro é necessário para a sobrevivência. E nunca será um pecado possuí-lo, pecado é ser possuído pelo dinheiro. “É muito bom se o homem recebe riquezas do Senhor, e tem boa saúde para aproveitá-las. Aceitar o seu destino e aproveitar aquilo que ganha, isso é sem dúvida um presente de Deus” (Eclesiastes 5:19). 


Assim, o dinheiro torna-se a raiz de todos os males quando te leva a praticar tudo que contraria a palavra, fazendo-o dar as costas para Deus. “– Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. Lembrem do SENHOR, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas” Deuteronômio 8:17-18).



O homem sai nu do ventre de sua mãe e, como veio, assim vai. Apesar de todo o seu trabalho, nada poderá levar desta vida. Isso, como já disse, é um problema sério. Nós vamos embora deste mundo do jeito que chegamos” (Ec 5:15-16). Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! (Pv 10:1)


0 Comentários