Profeta Habacuque


Plano de aula

Base bíblica: livro de Habacuque.


Objetivos

- Saber que o tempo de Deus é diferente do nosso; Entender o que significa “o justo viverá pela fé”; 

- Compreender que ter paciência é esperar em Deus.


Versículo para memorizar

 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40:1)


Metodologia

Aula expositiva, poderá usar as imagens ou personagens para colocar no flanelógrafo, se preferir usar personagens, aconselho fazer um cenário.


Ideias de Recursos visuais

Vídeo sobre oração e louvor, imagens para ilustrar a história, flanelógrafo.


Avaliação: 

Atividade impressa, enquanto as crianças fazem as atividades, vão juntos, relembrando os detalhes mais importantes da lição.


Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil


Aplicação da lição 

1. Acolhimento

 Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial 

Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores 

Todavia me alegrarei (Samuel Messias); Esperar, esperar, esperar (Diante do trono); Leia a Bíblia e faça oração (Três palavrinhas).


4. Revisão da lição 11Profeta Naum: Deus não tolera o pecado 

Vamos relembrar a lição da semana passada! 

Me respondam aí! Qual era o nome do profeta que estudamos na lição anterior? Profeta Naum. Ele foi convocado por Deus para pregar onde? Em Nínive. E Naum fugiu igual a Jonas ou ele obedeceu a Deus e foi pregar em Nínive? Ele obedeceu.


5. Quebra-gelo - Balão da paciência 

Materiais: Bexigas

Procedimento: Explique as crianças que cada uma ganhará uma bexiga, toda vez que for dito uma palavra que a deixa sem paciência ela deve soprá-la. Dito isto,  entregue as bexigas às crianças. Frases para serem usadas: fazer muitas atividades de casa, arrumar a bagunça do quarto, coleguinha mentindo, falar palavrão,  ganhar chocolate, aguarda o dia de viajar, aguardar a hora de brincar, acordar cedo... Após as bexigas estourarem faça uma pequena reflexão.

Aplicação prática: Quando ficamos sem paciência, às vezes a gente estoura, pois pensamos que as coisas estão demorando de acontecer, e daí ficamos com raiva ou começamos a nos queixar com Deus. 

História de Habacuque em vídeo. 


Acesse outro tema de lição sobre Habacuque: A oração de Habacuque 


6. Introdução 

Havia um profeta que ficou sem paciência, ele estava cansado de ver os caldeus praticarem tanta violência,  pois eles eram um povo cheio de maldade. Então, ele foi se queixar com Deus. Esse profeta chama-se Habacuque, e seu nome significa “abraço”. Foi ele quem escreveu um dos livros dos Profetas Menores, que tem seu nome. Vamos conhecer a história do Profeta Habacuque!


7. Lição Bíblica Infantil – Habacuque: o profeta questionador


Habacuque não aguentava mais pedir a Deus que punisse os caldeus que eram um  povo violento, e estava acontecendo muitas brigas, por toda parte tinha pessoas lutando (v. 1:3), “os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida” (v. 1:4b). Eles não obedeciam a palavra de Deus, eram injustos.

Impaciência liçao biblica Habacuque


Então, Habacuque disse assim: Senhor, será que não está vendo as perversidades que os caldeus estão fazendo? Por que o Senhor não faz nada contra eles? E vocês alguma vez também já se queixaram com Deus porque algo não aconteceu?


Porém, Deus que é onisciente, ele tudo sabe,  ouviu os questionamnetos do Profeta Habacuque e respondeu dizendo que ele estava agindo. O que será que Deus quis dizer com isso? Quis dizer que ele estava preparando uma solução para o problema. Só que antes de dar essa solução,  ele falou também que o território de Judá seria conquistado pelos caldeus.

Ansiedade


Ah! Mas quem disse que Habacuque ficou tranquilo. Ele foi fazer outras queixas a Deus, ele era insistente, pois queria que o povo caldeu pagasse  logo por seus pecados. 


Foi então que Deus mandou ele ter paciência, porque logo os maus pagariam por suas maldades, e que ainda não havia chegado o tempo certo pra isso acontecer, mas Habacuque tinha que esperar, mesmo que parecesse estar demorando, pois “o justo viverá pela fé” (v. 2:4).


O que significa “o justo viverá pela fé”? Quem aqui já ouviu esta frase?  Deus quis dizer que as pessoas que são corretas elas viverão por serem fiéis a Deus. Porque o povo mau confiava neles mesmos e em suas riquezas, só que a fé não vem de nenhum homem, mas de Deus (Ef 2:8). 

Vamos memorizar o versículo da lição!

Versículo salmos 40:1


Então, depois que habacuque ouviu mais uma resposta do Senhor, ele orou reconhecendo que Deus é poderoso, que sua glória enche a terra e o céu, e que o Senhor estava no controle de todas as coisas. Mesmo que tudo estivesse muito difícil, Deus sempre vem nos socorrer. Habacuque que estava aflito e impaciente, ficou esperançoso e cantou um louvor de adoração a Deus. Vamos todos juntos falar a linda declaração de Habacuque!

Habacuque 3

17. Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais,

18. mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador.

19. O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.


8. Conclusão 

Ás vezes, ficamos impacientes porque queremos muito algo, então oramos, pedimos a Deus, mas parece que ele não ouve, porque nada acontece. Alguém sabe me dizer por que? (Aguarde as respostas das crianças)

Porque tudo tem que ser do jeito de Deus, e não do nosso. Deus é sábio, por isso se o seu pedido for afastar você dele, ele não vai realizar. Mas, se seu o seu pedido não for afastar você de Deus. Ele conhece você muito bem, por isso ele vai preparará-lo e quando estiver pronto ele realizará seu pedido. Nós precisamos ter paciência, fazer o bem e confiar em Deus.


9.Atividade

Caça palavras bíblico
Atividade biblica oração habacuque

Atividade infantil sobre oração


10. Oração final

Ore por paciência, para que possa esperar confiando que Deus é poderoso para fazer muito mais do que podemos imaginar. 


0 Comentários