Historia do Profeta Sofonias


Plano de aula

Base bíblica: livro de Sofonias.

Objetivos: entender que devemos nos arrepender dos pecados cometidos e pedir perdão a Deus; saber que Jesus voltará pela segunda vez e julgará o povo de acordo com suas obras.

Versículo para memorizar: Vivam humildemente e façam o que é certo.” (Sofonias 2:3b)

Metodologia: aula expositiva.

Ideias de Recursos visuais: imagens para ilustrar a história, vídeos, fantoches no palito.

Avaliação: atividade impressa (pintura e recorte)


Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil


Aplicação da lição 

1. Acolhimento

 Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial

 Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores

Leia a Bíblia e faça oração e o Sabão  (Três palavrinhas); O pecado é um tijolinho (Quelly Silva)


4. Revisão da lição 12 – Habacuque, o profeta questionador

Quero ver quem tem boa memória é vai me dizer o nome do profeta que falamos na lição anterior. E aí, quem lembra? Profeta Habacuque. Ele foi se queixar com Deus, porque o povo era mau. E Deus  mandou ele ter paciência. E Habacuque teve paciência? E qual foi a oração que ele fez a Deus? “Ainda que a figueira não floresça eu me alegres em ti.”


5. Quebra-gelo

Quem aqui já pecou? Todos nós já cometemos pecado. E qual foi seu pecado? Desobedeceu os pais, mentiu, brigou com o irmão, bateu no colega? É correto fazer essas coisas? Não, Devemos sempre nos esforçarmos para fazermos o que é correto.


6. Introdução da lição 

Nesta lição vamos falar de um povo que estava desobedecendo muito a Deus, fazendo muitas coisas erradas. Foi então, que Deus, vendi tudo que estava acontecendo, chamou um homem para alertar o povo para que se arrependesse de seus pecados. Esse profeta chama-se Sofonias, seu nome significa “O Senhor esconde. Na bíblia também tem um livro escrito por ele. É um dos Profetas Menores só tem três capítulos e fica no Antigo Testamento.



7. Lição Bíblica Infantil – Profeta Sofonias alerta: faça o que é  certo!

Há muitos anos atrás, bem antes de Jesus nascer, havia um homem chamado Sofonias, ele era um descendente do rei Ezequias. Sabem o que é ser um descendente? Era parente, trineto de Ezequias. 

Quem foi o Profeta Sofonias?
Profeta Sofonias


O Profeta Sofonias era um homem muito corajoso que obedecia ao Senhor. Certo dia, Deus o chamou para alertar o povo que parassem de pecar, se arrependessem e voltassem a fazer o que é certo, pois “o grande Dia do Senhor” (Sf 1:14) está próximo.


Sabem o que significa “o dia do Senhor”? É o dia em que Jesus virá pela segunda vez e vai julgar o mundo inteiro por tudo o que fizeram, e todas as pessoas que obedeceram a Deus irão morar no céu com ele.


Vamos juntos memorizar o versículo para guardarmos no coração e não desobedecermos mais a Deus.

Versículo Sofonias
Vivam humildemente e façam o que é certo. (Sofonias 2:3b)


Então, Sofonias começou a pregar a palavra de Deus para a nação de Judá, ele falava ao povo que todos parasse de adorar a ídolos e fazer o que era errado. As pessoas não se importavam com o que Deus diz, elas eram orgulhosas e não tinha vergonha de serem maus (Sf 3:2-5).

Adoração a imagem ídolos
Adoração a ídolos


Profeta sofonias fala sobre o dia do Senhor
Profeta Sofonias alerta, o povo não se importa


Ele também alertou ou povo que seus pecados estava desagradando a Deus. E caso não se arrependessem, todos seriam destruídos. Mas, se as pessoas forem humildes, se arrependessem de seus pecados, e começasse a fazer o que é certo, Deus os perdoaria. 


Quando Jesus voltar ele irá reunir todo o povo que obedeceu a palavra de Deus, como em uma grande e linda festa, e terão uma nova.

O dia do Senhor
Segunda Vinda de Jesus Cristo


8. Conclusão 

Ainda existem muitas pessoas que não se importam em ouvir e fazer a vontade de Deus. E assim como o Senhor chamou o profeta Sofonias para alertar o povo, nós temos os pastores, missionários, professores..., todas essas pessoas podem ensinar e falar do amor de Jesus para que o pecador se arrependa  e volte para perto de Deus. Você também, mesmo sendo uma criança, também pode alertar outra criança quando perceber que está fazendo algo errado, e falar do quanto é bom ficar pertinho de Jesus. Porque no “Dia do Senhor” só irão com Jesus aquele que humildemente faz o que é certo.


9. Avaliação 

Atividade biblica
Atividade bíblica Profeta Sofonias

Atividade biblica
Atividade bíblica escada do arrependimento


10. Oração final

Ore por perdão dos pecados, por ter desobedecido a palavra do Senhor. Peça ajuda a Deus para não repetir o pecado e viver de forma correta, como o Senhor ordena.


0 Comentários