Profeta Joel


Plano de Aula

Base bíblica: livro de Joel.

Objetivos

Compreender que precisamos nos arrepender de nossos pecados e tentar não mais cometê-los; 

- Saber que Deus sempre perdoa um coração que se arreoende.

Versículo para decorar

 “[...] todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Joel 2:32)

Recursos visuais

 Imagens para ilustrar a história, gafanhoto (utilizando prendendor de roupas e EVA), Palitoches.

Avaliação

 Dinâmicas, atividade impressa ou confecção do gafanhoto.


Planejamento da aula

1. Acolhimento

 Receba os alunos com alegria e animação, faça chamada. 

2. Oração Inicial

3. Louvores

O pecado é um tijolinho (Alessandra Carvalho), Arrependido estou (Ministério Infantil Vineyard), Pare (Três palavrinhas).

4. Revisão da lição 05: A obediência de Oséias

Na lição passada nós falamos de um Profetas que era obediente e profetizava ao povo de Israel e falou das grandes aflições que sofreriam por afastarem-se de Deus e viver em pecado. Também aprendemos que Oséias tem um livro com seu nome no Antigo Testamento, o primeiro livro dos Profetas Menores.  Lembram o que é profeta? São pessoas que transmitem as mensagens de Deus ao povo.


5. Quebra-gelo: Coração cheio do Espírito Santo

Material: Uma jarra ou copo grande (de vidro transparente e suja de borra de café), uma bacia(com água), bolas de papel amassadas .

Procedimento: Todas as criança que chegarem na sala receberão uma bolinha de papel. Pegue o copo e comece lavar na bacia, conforme for lavando vai dizendo: antes de conhecer a Jesus, estávamos sujos pelo pecado como este copo. Mas, Deus tinha um plano de nós salvar e então, tudo mudou. Agora, comece a lavar o copo falando que o plano de Deus foi enviar Jesus para nos limpar de todo pecado. Mostrando o copo lavado fale: Vejam como ficou limpo, só que ele está vazio. Depois que o pecado saiu do coração ele não pode ficar vazio. Então vamos encher o coração. Agora, vá passando o copo de criança em criança e ao passo que forem colocando a bolinha no copo, vá ensinando que depois se ser limpo é preciso encher o coração com o espírito de Deus, assim como elas estão fazendo com o copo.


6. Introdução da lição 

Na lição de hoje iremos conhecer um profeta que era cheio de Deus. A Bíblia não conta toda sua história, pouco se sabe sobre ele. Seu nome é Joel. E, seu livro como o mesmo nome dele, é o segundo dos Profetas menores no Antigo Testamento. Lembram que na aula passada falamos que profeta menor, não é menos importante que os Profetas Maiores, e sim menores em quantidade de capítulos. Esse livro tem apenas três capítulos.


7. História bíblica infantil – Profeta Joel: Chamado ao arrependimento

Profeta Joel

O profeta Joel era filho de Petuel (Joel 1:1). Seu nome significa "O Senhor é Deus". Deus deu uma mensagem a ele para falar ao povo. E essas mensagem diziam que o povo deveria se arrepender e se afastar de seus pecados, também alertou o povo sobre “O dia do Senhor” e a promessa de que mesmo não merecendo Deus estaria sempre com eles.


Naquela época Judá estava passando por grandes  dificuldades, pois uma nuvem de gafanhoto invadiram seus campos e arrasaram com as plantações, o que causou seca e fome. 

Nuvem de gafanhoto

Joel profetizava dizendo que tudo era consequência do pecado do povo. Porém, Deus é benevolente e compassivo, por isso, está sempre disposto a perdoar os pecados do povo, mas, às as pessoas precisam voltar para Deus, fazendo oração, jejum e se arrependendo dos seus pecados de todo coração. Pois, “[...] todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Este é um momento oportuno para memorizar o versículo)

Versiculo joel 2:32


Quando alguém peca precisa se arrepender e pedir perdão a Deus e não repetir mais o pecado. E Deus que é bondoso sempre perdoa um coração verdadeiro, que decide abandonar as coisas erradas que estava fazendo e obedecer a palavra de Deus, mas para obedecer a palavra de Deus é preciso conhecê-la. Por isso, temos que estudar a bíblica e vir a EBD.

Crianças orando
Crianças lendo

Sabiam que Joel profetizou sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes (Joel 2:28), que aconteceu após a ascensão de Jesus, está registrada em Atos dos Apóstolos (Atos 2:14:20). Este foi o dia em que Deus soprou seu Espírito no coração de todos aqueles ali estavam. Quando decidimos seguir a Jesus ele sopra o Espírito Santo em nossos corações.

Pentecostes

Nas últimas profecias, Deus abençoa a nação de Judá, prometendo jamais abandonar seu povo. Toda vez que você cometer um pecado: brigar, falar palavrões, brigar, desobedecer... Deus fica triste com sua atitude. O desejo dEle é que você se arrependa e não faça mais isso, mas ore pedindo perdão e Deus que é misericordioso vai perdoar você.  Pois, da mesma forma que ele não abandonou a Nação de Judá Ele não vai abandonar você.


8. Conclusão 

As profecias do profeta Joel estavam alertado o povo que eles precisavam de uma mudança em suas atitudes. Agora, pense qual é o pecado que você vive repetindo. Pensou? Depois de identificar o pecado é  hora de orar e pedir a Deus que o perdoe. Vamos fazer uma atividade esobre a lição que aprendemos hoje!


9. Atividade

Atividade profeta joel
Atividade para colorir
Atividade para colorir

Gafanhoto
Foto retirada da Internet
Fonte da imagem no Pinterest


10. Oração final


0 Comentários