Profeta Amós


Plano de Aula

Base bíblica: livro de Amós (Profetas Menores).


Objetivos 

- Saber que Deus pode usar qualquer pessoas para anunciar suas mensagens, inclusive crianças; 

- Entender que devemos sempre fazer o que é certo; 

- Compreender que o direito de todos devem ser respeitados.


Versículo para memorizar

 “Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam.." (Amós 5:14)


Recursos visuais

 Mapa dos reinos do Sul e do Norte, Figuras do que é certo e errado, Painel, imagens de figueira e de boiadeiros, plaquinhas escrito certo e errado para apresentação do louvor no templo.


Avaliação

 Confecção de um Painel com as figuras de certo e errado.


Aplicação da lição 


1. Acolhimento

Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial

 Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores

O pecado é um tijolinho (Alessandra Carvalho), Arrependido estou (Ministério Infantil Vineyard), Pare (Três palavrinhas).


4. Revisão da lição 6: Profeta Joel - Um chamado ao arrependimento

Na nossa última lição sobre os Profetas de Deus, conhecemos o Profeta Joel, que também tem um livro que leva seu nome o segundo dos Profetas Menores e fica no Antigo Testamento. O Profeta Joel levava uma mensagem para que o povo se arrependesse de seus pecados e se voltassem para Deus. Quem lembra qual foi a praga profetizava por Joel? A praga dos gafanhotos.


5. Quebra-gelo

 Pergunte quem já teve atitudes erradas? Depois de responderem, pergunte quem já teve atitudes corretas? Após as respostas introduza a lição, falando que havia um povo que estava tendo muitas atitudes erradas, então, Deus chamou um homem para alertá-los de sua desobediência.


6. Introdução da lição 

O profeta da lição de hoje não se considerava um profeta (Amós 7:14), pois era um simples homem da zona rural, ele não foi um aluno de profeta, nem era de família de Profetas. Mesmo assim, ele foi chamado por Deus para anunciar sua palavra (Amós 7:15), pois Deus capacita as pessoas que ele escolhe. Esse profeta também é conhecido como “Profeta boiadeiro”. Algum de vocês já ouviram falar dele? Seu nome é Amós. Vamos conhecer a história dele!


Profeta Amós


7. História bíblica infantil – Profeta Amós: Clamando por Justiça 


Amós morava em uma vila chamada Tecoa, em Judá   (Reino do Sul), ele era um homem do campo, pastor de ovelhas, cultivava sicômoros (figueiras), também era boiadeiro. O nome Amós significa “carregador de fardos”, não era nada fácil profetizar para uma nação que rejeitava ouvi-lo.

Profeta do campo


Profeta do campo


Ele tinha uma vida bem simples, e mesmo não tendo estudado para ser profeta, ele conhecia as Escrituras, pois ele fez várias referências de outros fatos narrados na Bíblia como: a destruição de Sodoma e Gomorra (cap. 4:11), ao Êxodo (cap. 3:1), a conquista da terra prometida (cap. 2:9). As pessoas não precisam ser doutores, para falar a palavra de Deus. Cada um de vocês podem falar a mensagem de Deus para outra pessoa.



Na época que o rei Uzias era rei de Judá  (Reino do Sul)  e Jeroboão era Rei de Israel (Reino do Norte), Deus chamou a Amós para profetizar a nação de Israel, pois o povo estava fazendo o que era errado, adorando a outros deuses e era injustos com os mais pobres. Deus dava visões a Amós sobre o que ele deveria profetizar e depois ele anunciava o que viu ao povo.

Reino dividido Bíblia


Ele profetizava dizendo: “Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam” (Amós 5:14), “amem o que é bom” (Amós 5:15a). Vamos repetir o que Amós estava profetizando! (Aproveite para memorizar o versículo)

Versículo bíblico Amós

Quando fazemos o que é errado, o coração fica manchado com o pecado e ficamos distantes de Deus. Pra sempre estar pertinho de Deus devemos fazer o que é certo, amar o que é bom e ficar bem longe do que é mau.


Neste período também, os necessitados eram humilhados e maltratados, eram cometidas muitas injustiças com os pobres, e a idolatria era muito grande (Am 2:6-7). Estavam rejeitando os mandamentos do Senhor e assim, desobedecendo a Deus.


Nós não devemos maltratar as pessoas, e devemos respeitar os direitos de todos. É errado fazer bulling com o colega, é uma atitude muito feia. Devemos tratar todos igualmente e amar as pessoas mesmo que elas sejam diferentes. 


O povo de Israel não quis ouvir a mensagem de Amós. Então, um sacerdote chamado Amazias, que adorava ao deus Betel, acusou Amós de planejar uma revolta do povo contra o rei (Amós 7:10-12), e por isso ordenou que ele saísse de lá e voltasse para Judá. E algum tempo depois, tudo que Amós profetizou aconteceu pois o povo não se arrependeu dos seus erros. Mas, Deus é misericordioso e promete restaurar a nação de Israel.


8. Conclusão 

Deus é bom o tempo todo, ele ama seu povo, mesmo com a desobediência ele enviou Amós para alertá-los do erro que estavam cometendo. Deus cuida das pessoas e não quer ver ninguém no caminho errado. Ele continua tendo o mesmo cuidado com cada um de nós. Quando pecamos ele sempre envia alguém para nos mostrar que estamos fazendo algo que não agrada ao Senhor. 


9. Atividade 

Faça um painel com as crianças colando ou desenhando figuras com atitudes corretas e atitudes erradas. Depois faça uma apresentação do painel no templo para os membros da igreja e cantem o louvor “Certo ou errado” de Luciano Collares. Distribua as plaquinhas escritas com as palavras “certo” e “errado”. Quando o louvor estiver tocando levante a plaquinha de acordo com a música. 

Atitudes erradas sas crianças

Atirudes corretas das crianças

Atividade biblica


10. Oração Final


0 Comentários