Livros e letras

Você sabia que a arte de colecionar livros chama-se Bibliofilia?  Do grego biblion (livro) e philia (amor). Assim os apaixonados por livros são chamados de bibliófilos. Não confundam com “bibliómano”, que é o indivíduo que sofre de um comportamento obsessivo compulsivo por comprar livros sem finalidade aparente.

Pois é, os livros são tão extraordinariamente maravilhosos que também usam-no como terapia. Estamos falando da Biblioterapia que é uma terapia por meio de leitura de livros, que são utilizados no tratamento de doenças nervosas como substitutos de antidepressivos, desenvolvida pelo psiquiatra Neil Frude em 2003. 


Além das curiosidades citadas acima, hoje trouxe uma lista com vinte girias utilizadas no universo literário. Vamos lá!


1. Bookaholic (buk-arrolic) são os viciados em livros.


2. Spin off são  histórias independente, lançados fora de uma saga, mas que fazem referência a principal.


3. Bookhaul (buk-rrol) é o termo utilizado para se referir a novos livros adquiridos, que normalmente vem acompanhados do período aquisitivo, como: Bookhaul de agosto...


4. LC é a  abreviação de “Leitura Coletiva”. Utilizada em clubes de leitura, geralmente formado um grupo se une para lerem coletivamente uma obra e depois discutir sobre ela, ficou mais conhecida ao ser usada nas redes sociais como Whatsapp e Telegram.


5. Plot Twist (plot-tuíst) é uma reviravolta inesperada na história. Quando quem estava perdendo vence inesperadamente e vice-versa, quem deveria ter morrido reaparece do nada, coisas deste tipo, deixa o leitor surpreendido. 


6. Cliffhanger informações no final de um capítulo que deixa um suspense suficiente para que o leitor tenha interesse em prosseguir a leitura.

 

7. Spoiler é quando revelamos alguma informação  sobre a trama que estraga a surpresa que o leitor gostaria de descobrir durante a leitura.


8. Quotes são citações de um livro, como trechos ou frases que para o leitor foram as mais marcantes.


9. Unboxing (amboxin) é o ato de desembalar algo. Como desembalar ao livros que chegaram, geralmente os leitores fazem vídeos ao desempacotar. 


10. Crush Literário é algum personagem de um livro pelo qual você sente um amor platônico.


11. TBR (To Be Read) é uma lista dos livros que se deseja ler.


12. Wishlist (uish-lêst) é a lista dos desejos. São os livros que os leitores querem adquirir.


13. Sick-Lit  é quando o livro apresenta personagens com depressão, suicidas ou com doenças em estado terminal como: A culpa é das estrelas de John Green, Como eu era antes de você de Jojo Moyes.


14. Chick lit é conhecido também como “literatura de mulherzinha”, geralmente são comédias românticas leves e fofas.


15. Fanfic (fanfiction) é uma ficção escrita por um fã de algum livro, que por gostar muito da história decide dar continuidade a ela, montando seu próprio enredo.


16. Hype (rraipe) é a expressão usada quando todo mundo está  falando muito de determinado livro. Lembra de “Teto para dois", parece que todo mundo leu e comentou sobre o livro, quando falam que tal livro está muito hype quer dizer que todos estão comentado sobre ele.


17. Hardcover é uma versão do livro com capa dura e uma jacket (uma capa de papel, tecido ou couro que pode ser removida).


18. One-shot é um livroautoconclusivao, sem continuação,  livros raros, únicos.


19. Ressaca Literária é o que você sente após ler um livro tão bom que não consegue se interessar por outro, pois ainda está vidrada na história e não consegue se desligar para se aventurar em outra.


20. Calhamaço são livros grandes, com muitas páginas, normalmente com mais de 900 páginas.


0 Comentários