“Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é.” (Provérbios 23:7a)

“Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é.” (Provérbios 23:7a)


A vida é dirigida pelos nossos pensamentos, isso é fato, daí o motivo pelo qual devemos ter uma mente positiva e formada com princípios que nos impulsione a praticar o bem. Por isso, o versículo citado, é muito usado, isoladamente, para se referir ao poder da mente positiva ou negativa, porém, não é este seu real significado. O teor da mensagem aqui é a falta de sinceridade de uma mente maligna, pois o que o homem fala não condiz com seus pensamentos. E seu verdadeiro “eu” não provêm de suas palavras, mas de sua mente hipócrita. Percebe que uma frase lida separadamente de seu contexto, pode distorcer a interpretação. O trecho completo diz: 
“Não comas o pão do avarento, nem cobices os seus manjares gostosos. Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: come e bebe; mas o seu coração não está contigo. Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras.” (Provérbios 23:6-8)



O texto refere-se a um homem miserável e avarento que oferece um banquete e, mesmo demonstrando ser gentil e bondoso, ele está apenas tentando impressionar o outro com sua riqueza, mas os seus pensamentos estão voltados para o gasto que está tendo com toda a comida que está oferecendo, suas palavras não são sinceras. A sua fala não condiz com seu pensamento dissimulado, suas palavras suaves são como vômitos, “porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é”.



Alguém assim, usa as palavras para camuflar a falsidade de seus pensamentos e a maldade de seu coração. A hipocrisia, às vezes, também vem em forma de bajulação, para encobrir o ódio advindo da inveja (Provérbios 26:23-25). A mente é um campo de batalha, por isso, o Diabo investe tanto para manter cativo os pensamentos do homem e, aquele que vive segundo os padrões deste mundo são facilmente aprisionados por ele.



O que tem ocupado sua mente? Você tem monitorado seus pensamentos? Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito” (Romanos 8:5). O que tem controlado sua mente? Pois, é na mente que começa a guerra, é onde o bem ou o mal se enraíza para posteriormente germinar no coração. Por isso, a mente deve manter-se ocupada com o poder da palavra de Deus e renovada em Jesus porque “aquele que está em Cristo nova criatura é” (2 Corintios 5:17).



Portanto, cuide se sua mente, porque o diabo anda em derredor procurando o momento exato para aprisionar seus pensamentos. Ele é esperto, astuto e usa os prazeres da carne, desejos da natureza humana para tragá-lo. O jeito de resistir as investidas do diabo é obedecendo a Deus, quanto mais perto de Deus você estiver mais longe dele estará. Assim sendo, "encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Filipenses 4:8), para que o inimigo de nossas almas não encontre um espaço vazio na mente e implante formas de maquinar planos malignos.




 A mensagem para você é: “Meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:1-2)

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos e aproveite para acessar outras REFLEXÕES como esta. 

0 Comentários