Rei salomão e as duas mães

Base bíblica 1 Reis 16-28

Objetivos: Compreender que precisamos ser sábios quando formos tomar decisões, por isso, temos que pedir direcionamento a Deus.

Versículo para decorar: “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR.” (Provérbios 19:21)

Louvores: Eu li na bíblia (Aline Barros)

Revisão da lição 6:  Davi e o gigante Golias

Quebra-gelo: SIM OU NÃO 

Materiais: 1 caixa com doces variados e pequenos objetos.

Desenvolvimento: Coloque a criança de costas para você, retire um conteúdo da caixa e pergunte se a criança gostaria de ficar com ele, SIM OU NÃO. Se disser sim, pegue outro e pergunte se deseja trocá-lo, SIM ou NÃO. Antes de iniciar a brincadeira determine o número de trocas que cada um terá, por exemplo, cinco trocas. Quando findarem o número de vezes entregue o prêmio que a criança escolheu.

Aplicação prática: Viram como é difícil escolher algo sem ver. Por isso, que na vida, quando temos que tomar uma decisão, fazer uma escolha precisamos pedir ajuda a papai do céu pra ele nos dá sabedoria e fazermos a escolha certa. Pois, “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus.” Vamos repetir comigo? (Hora decorar o versiculo)

Introdução da lição

Hoje vamos conhecer o filho de Davi, aquele que matou o gigante Golias. Depois que o rei Davi morreu o seu filho reinou em seu lugar. Esse novo rei era muito sábio, pois, certa vez ele estava com medo de não conseguir comandar seu reino porque era muito jovem, então ele pediu ajuda a papai do céu que o abençoou com grande sabedoria. E nenhum outro rei no mundo foi mais sábio que ele. Alguém sabe me dizer o nome dele? (Aguarde as respostas das crianças)

Isso mesmo! O rei Salomão

Rei davi e Salomão
Rei salomão
História Bíblica Infantil – O sábio rei Salomão e as duas mães

Há muitos anos atrás um rei muito sábio chamado [...] Qual era o nome do rei mesmo? (Aguarde as respostas das crianças) Salomão. Isso, Salomão. Então o rei Salomão teve que tomar uma decisão muito importante, que precisaria ter muita sabedoria para fazer a escolha certa. 

Rei salomão
Salmão ora
Um certo dia, duas mães foram procurá-lo, com um grande problema para ele resolver. As duas mães tiveram meninos, mas um dos bebês morreu durante a noite. Daí a mamãe do bebê que morreu, pegou ele e trocou com o bebezinho vivo da outra mamãe, quando ela estava dormindo.

No dia seguinte, quando a mamãe do bebê acordou para dar mamar ao neném, viu que ele estava morto, mas notou também que não era o seu filho.

A mulher troca os bebês
A troca dos bebês
História rei Salomão
Mãe e filho
As duas mães pediram ao rei para resolver aquele problema. E a mãe do bebê vivo disse que o filho era dela e que a outra o trocou. Mas, a outra mãe dizia: “Ela está mentindo, pois o bebê é meu, foi ela quem trocou. E, que confusão, será que o rei Salomão conseguirá decidir de quem é o bebê? O que vocês fariam pra resolver? (Aguarde as respostas)

As mães e o rei salmão
As duas mães
Então, o rei Salomão falou: Já que as duas dizem que é a mãe verdadeira do bebê, vamos dividi-lo ao meio e cada uma fica com uma parte. E agora! Se dividir o bebê ao meio ele também vai morrer.

Rei salomão
Salmão e as duas mães
Enquanto a mãe verdadeira disse: Não Senhor, por favor, não faça isso, não divida meu filho, prefiro que dê para ela, pois é melhor ficar sem ele, do que vê-lo morrer. Não mate meu filho, senhor! A mulher que não era a mãe do bebê falou: “pode dividir, porque ele vai morrer e assim nenhuma fica com o bebê”.

Mãe desperada
Mãe verdadeira
O rei Salomão viu que uma tinha um grande amor pela criança, por isso, não queria que ele morresse e que a outra não se importava com a criança viva ou morta. E foi assim, que descobriu quem era a mãe da criança. Então, tomou sua decisão e entregou o bebê a sua verdadeira mãe.

Rei salomão
Rei salomão e a mãe verdadeira
E todo povo de Israel ficou sabendo dessa decisão do rei, e o respeitavam, pois reconheceram que Deus deu sabedoria a Salomão para governá-los. E Salomão reinou por muitos anos. 

Mãe segurando bebê
Rei salomão
Conclusão

Salomão tomou a decisão certa, porque Deus o deu sabedoria e assim guiava suas decisões. Todas as vezes que tivermos que fazer uma escolha precisamos orar a papai do céu e pedir a ele que nos ajude a decidir o que fazer. E ele irá nos dá sabedoria, igual fez com Salomão, para a gente saber exatamente o que decidir.

Atividade

Atividade biblica
Atividade biblica rei Salomão
Oração final

Ore com as crianças com base no que foi ensinado na lição.


Acesse também:

0 Comentários