Moises e Deus

Base bíblica Êxodo 1,2,3

Objetivos: Saber que Deus está sempre cuidando de cada um de nós; Compreender o significado de viver em obediência e pedir perdão pelos pecados; Entender que Deus é nosso socorro e que ele também nos envia para ajudar as pessoas.

Versículo para decorar: “O SENHOR me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos”. (Isaías 61:1)

Louvores: Moisés e o cestinho – Alessandra Samadello; Obedecer – Diante do trono.

Quebra-gelo

Material: Barbante

Aplicação: Amarre as pontas do barbante. Peça a uma criança para segurá-lo com as duas mãos e formar um círculo. Ela vai tentar, mas não conseguirá, então chame mais uma criança para ajudá-la, e vá chamando o restante da sala um a um até que todos estejam segurando o barbante e formando um círculo. Então, fale para eles que assim como foi necessário que todos se unissem para formar o círculo, nós temos uma missão no reino de Deus. E na nossa lição do dia iremos falar sobre um homem que foi chamado por Deus para cumprir uma missão.


Introdução

Antes de existirem os Reis sobre Israel, Deus escolhia líderes para governar o povo, eles eram conhecidos como juízes. E, na aula de hoje iremos conhecer o primeiro deles. Esse líder foi um homem muito corajoso, que com a direção de Deus, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito. Alguém sabe me dizer quem foi esse homem? (Espere as crianças responderem)


Vamos decorar o versículo da nossa lição, antes de conhecermos a história de Moisés.


Mensagem: Moisés, o escolhido 

Depois que toda aquela geração de José do Egito e seus irmãos morreram, o povo de Israel se multiplicou e também se estabeleceu um novo rei sobre o Egito. Esse rei teve medo que o povo de Israel ficasse mais forte e numeroso que os egípcios, por isso ele maltratava o povo com trabalhos pesados. Mesmo assim o povo de Israel continuava a crescer. Então o rei deu ordem para que jogassem no rio todos os bebês que nascessem meninos, para que os israelitas não mais se multiplicassem.

Povo sofre no Egito

Nesse período, uma mulher chamada Joquebede ficou grávida, e nasceu um lindo bebê, ela o escondeu por três meses, mas não podendo mais escondê-lo, ela pegou um cestinho, tapou os buraquinhos e colocou o bebê, depois deixou o cesto na beira do rio. E agora, O que será que vai acontecer com o bebê  será que ele vai sobreviver? O que vocês acham? (Aguarde as crianças responderem)

Joquebede colocando o bebê Moisés no rio
Moisés e joquebede





Mas o bebê tinha uma irmãzinha muito esperta, chamada Miriã, e ela ficou vigiando o cestinho pra vê o que iria acontecer com ele. Então, ela viu que a filha do rei encontrou o cesto e ficou encantada com o lindo bebê. Sabem o que ela fez? O que vocês fariam? (Aguarde as crianças responderem)

Moisés no cestinho
Moisés no rio
Bebê Moisés e a filha do rei







A menina correu até a princesa e perguntou se gostaria que ela fosse chamar uma mulher israelita para amamentar a criança, e a princesa concordou. E adivinhem só! Miriã foi buscar sua mamãe e quando elas chegaram, a princesa mandou ela levar o bebê para casa e cuidar dele até ficar grande. Viram como Deus cuida dos seus filhos, ele cuidou do bebê para que não morresse e fez com que fosse cuidado pela própria mãe.

Miriã e a filha do rei
Bebê Moisés
Joquebede recupera Moisés





Quando o bebê estava crescido ele foi morar com a filha do rei, e ela colocou o nome dele de... Quem lembra o nome do bebê? (Espere as crianças responderem). O bebê recebeu o nome de Moisés.


Depois que Moisés ficou adulto, um dia ele saiu para visitar o seu povo e viu que eles sofriam muito, e avistou um egípcio batendo em um Israelita. Daí Moisés olhou para os lados pra vê se não tinha ninguém observando e matou o egípcio, depois escondeu o corpo. Mas quando o rei descobriu o que Moisés fez também quis matá-lo, então,  Moisés fugiu.

Moisés no cavalo
Moisés e o egípcio
Moisés vê o egípcio
O rei e Moisés
Moisés sai do Egito
Moisés fugitivo












Que coisa feia Moisés fez. Ele olhou pra vê se não tinha ninguém, mas Deus vê tudo, não adianta pecar e tentar esconder do papai e da mamãe, porque não dá pra esconder nada de Deus. E quando fazemos alguma coisa errada precisamos nos arrepender e pedir perdão a Deus e a pessoa que nós machucamos.


Alguns anos depois da fuga de Moisés o rei do Egito morreu, porém o povo continuava como escravo. Mas Deus viu o sofrimento do povo. E escolheu Moisés e lhe deu a missão de libertar o povo de Israel da escravidão. Então Moisés, obedeceu a Deus e partiu para libertar o povo, mas Faraó não quis libertá-los, por isso Deus enviou várias pragas contra os egípcios até que o rei cedeu e liberou o povo. Quando o povo estava saindo o rei se arrependeu e foi atrás deles. E quando o povo de Israel estava em frente ao mar vermelho sem ter com passar e o Faraó bem atrás com seu grande exército os perseguindo, Deus o Todo-Poderoso abriu o mar e o povo atravessou para o outro lado. E assim o povo foi salvo da escravidão no Egito.

Israel escravos
Hebreus escravos
Moises e a sarça ardente
Hebreus fugindo de Faraó
Mar vermelho
Mar velmelho se abre





















Conclusão 

Viram como Deus é maravilhoso! Ele não abandona os seus filhos, ele socorre e liberta. Pois Deus é socorro bem presente na hora da angústia. E quando estamos precisando da ajuda de papai do céu precisamos conversar com ele e contar tudo que estamos sentindo, e entregar a nossa vida aos cuidados dEle. Pois, Deus ouve a oração do justo. Moisés ouviu a voz de Deus e o obedeceu, nós devemos ser obediente como ele foi e viver de acordo com a vontade de Deus, seguindo os seus mandamentos.


Atividade

Oração final

Incentive os alunos a orarem uns pelos outros pedindo para algum deles orar.


0 Comentários