Livro Persuasão
 

Diferente de outras obras, em que a crítica social da sociedade inglesa do século XIX prevalece como tema central,  Persuasão tem seu foco no drama sentimental. Porém, o bom humor irônico da autora permanece, e com sua escrita rebuscada nos apresenta uma heroína mais madura que a de outras histórias, porém forte, bondosa e inteligente, mas facilmente manipulável, exatamente o contrário da determinada Lizzy Bennet, heroína de “Orgulho e Preconceito”. Persuasão foi o último trabalho completo da aclamada Jane Austen.


Capa do Livro Persuasão editora Principis
Sinopse: Anne Elliott e uma jovem de família renomada que se apaixona por Frederick Wentworth, um humilde funcionário da Marinha. Por conta da posição social do rapaz, Anne é convencida a romper o relacionamento. Após alguns anos, ele retorna a cidade de Bath, agora como um capitão que alcançou respeito e prestígio. A moça percebe que nunca deixou de amar Frederick, porém, agora terá que disputá-lo com Louise Musgrove, sua vizinha e amiga.

Título: Persuasão | Autora: Jane Austen | Editora: Principis (2ª Ed. 2019) | Gênero: Romance de Época | Páginas: 240 | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


A história gira em torno de Anne Elliot e o integrante da Marinha Frederick Wentworth, dois jovens que se apaixonam, mas essa relação não é aprovada pela família de Anne, e devido a instabilidade profissional e as baixas condições financeiras do rapaz, ela é persuadida, por sua amiga Lady Russell, a romper o relacionamento. Porém, anos após a separação Frederick retorna como um respeitoso e influente capitão da Marinha, só que muito ressentido com os acontecimentos do passado, o que o torna frio e distante. Já Anne, agora uma mulher madura, sente as consequências de ter se deixado levar pela opinião alheia e sofre com a indiferença do seu grande amor, pois logo percebe que nunca deixou de amá-lo. Será que tarde demais? 


[...] O que oito anos não eram capazes de fazer? Eventos de todos os tipos, mudanças, distanciamentos, partidas, tudo, tudo podia estar contido nesse tempo, além do esquecimento do passado. [...] Oito anos podem ser pouco mais do que nada. (p. 60 )

Que Deus não permita que eu desconsidere os sentimentos calorosos fiéis de meus semelhantes. (p. 225)


Anne, mesmo melancólica, é dotada de amor ao próximo, sempre gentil e disposta a ajudar, a dedicação com a qual se empenha em servir ao outro é notável, sua amabilidade com as pessoas é cativante. Seu amadurecimento no decorrer da trama a torna mais confiante, e decidida a não mais se deixar ser influenciada. Entretanto, carrega o pesar da perda de um grande amor e de que talvez jamais o tenha de volta. E Frederick, um lindo cavalheiro, que apesar da rejeição do passado e da mágoa que carrega é sempre cordial. Possui uma trajetória de força e superação, alguém que lutou e venceu. Um personagem muito intenso, um encanto.


Quanto aos personagens secundários foram bem construídos, os plots por eles protagonizados envolvem a história principal, o que nos deixa mais absorvidos na leitura. Mas, ao contrário dos protagonistas, a maioria deles são egoístas, como toda a família de Anne: o pai um narcisista, tinha devoção por si mesmo, a irmã mais velha Elisabeth tem a mesma personalidade do pai, a irmã caçula Mary uma histérica querendo sempre ser o centro das atenções, e no meio dessa família de sentimentos superficiais, a bondosa e dócil Anne, todavia, suas qualidades eram desinteressantes para a família.


Mas, Anne, com uma elegância de espírito e a doçura de caráter que deviam tê-la destacado para qualquer pessoa de verdadeiro entendimento, não era ninguém para o pai nem para a irmã. Sua palavra não tinha peso; ela sempre cedia – era apenas Anne. (p. 11)


Persuasão possui uma cativante história de amor, de trama simples, no entanto muito bem desenvolvida e envolvente com sua explosão de emoções. Normalmente, as obras de Jane Austen, não demonstram muito romantismo, pois as críticas sociais é que são mais intensas, porém neste ela me surpreendeu, pois é rico em detalhes na demonstração dos sentimentos. Como não admirar a escrita deste ícone da literatura inglesa. Uma leitura super recomendada! A história é emocionante, torci pela cura do ressentimento, pela liberação do perdão, pela superação dos erros do passado e, é claro, pelo amor. 


0 Comentários