Homem orando intimidade com Deus


O SENHOR falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. [...] tenho me agradado de você e o conheço pelo nome” (Êxodo 33:11a, 17b VIV).


Alguns personagens bíblicos foram destacados por ter um relacionamento íntimo com Deus. Moisés, Abraão, Enoque, Noé e Jó eram amigos íntimos de Deus. E nós, qual nosso nível de intimidade com Deus? Essa é uma indagação, que deve ser constante em nossas vidas, nos questionarmos o quanto estamos próximos de Deus. Ele nos criou para ter um relacionamento íntimo conosco. Observe em Gênesis como foi a criação, ele criou todas as coisas com o poder da palavra, “Deus disse haja”, mas o homem foi diferente, ele o formou, teve o toque de Deus, deu seu sopro de vida e no finalzinho da tarde conversava com sua criação (Gênesis 3:8). 


Qual o propósito de Deus ter nos feito sua imagem e semelhança? Porque ele quer se relacionar intimamente conosco. E essa relação de amizade é construída quando partilhamos “TODAS” as nossas experiências de vida com ele, e para que isso aconteça precisamos ter disciplina e comprometimento. Conversar com Deus ocasionalmente, apenas quando precisamos, não é relacionamento, é interesse pessoal. 

Acesse também: Escolha ser amigo de Deus


Mas, não tem como ser amigo de um desconhecido, exatamente por isso que para ser íntimo de Deus você precisa conhecê-lo, para depois amá-lo, afinal não se ama o que não conhece. E não tem como conhecer a Deus, sem conhecer sua palavra. Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, disse: “Como amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo” (Salmos 119:97 JFS). Isso quer dizer que para ser íntimo de Deus preciso passar o dia todo lendo a Bíblia? Claro que não. Isso quer dizer que você pode ter Deus em seus pensamentos ao longo do dia. Rick Warren tem razão quando diz que a "oração e a meditação são fundamentais para quem quer se tornar íntimo de Deus, a oração nos permite falar com Deus; a meditação permite que Deus fale conosco".


Como um Deus soberano e perfeito pode ser íntimo de alguém tão imperfeito e pecador? Moisés era um assassino, fez justiça com as próprias mãos; Davi foi um traíra e assassino, matou Urias para ficar com sua esposa; Abraão mentiu para o rei Abimeleque. Todos homens imperfeitos e pecadores, mas com uma diferença que os tornava amigos de Deus, eram sinceros em reconhecer o pecado, temiam a Deus, eram homens comprometidos em fazer a vontade do Senhor. “Não se afaste de Deus por pecar, fique com Deus e vencerá o pecado”. "O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles” (Salmos 25:14). 

Leia: Busque ao Senhor enquanto se pode achar


Como ter intimidade com Deus? Tenha um compromisso sincero e fiel com Deus, desejando sempre fazer sua vontade. Lembre-se que intimidade não é apenas ir a igreja, mas o que se constrói no secreto, com uma vida de total dependência da presença do Senhor. Não o procure apenas quando a “barriga doer”, mas por prazer em tê-lo por perto, em compartilhar suas experiências com ele. O comprometimento constrói a fé e desenvolve um relacionamento íntimo com Deus. Que possamos falar como Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5). 


Contrição e confissão de Davi

Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. (Salmos 51:4, 10-12 LAT)


Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:21-23 LAT)


0 Comentários