Samuel profeta e último juiz de israel

Base bíblica: 1 Samuel 3 e 7

Objetivos: Levar as crianças a entenderem a importância de obedecerem e adorar somente a Deus.

Versículo para decorar: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!” (1 Samuel 3:9)

Louvores: Samuel (Aline Barros)

Revisão da lição 4:  Sansão, consagrado ao Senhor


Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil


Quebra-gelo: Sorteio

Material: 1 caixa decorada; papel para escrever o nome das crianças; 3 prêmios (leve extra para distribuir no fim da lição)

Aplicação: Escreva o nome de cada criança e coloque dentro da caixa. Fale para eles que haverá um sorteio com três prêmios. Vamos descobrir quem são os sortudos da classe. Após realizar o sorteio pergunte a criança o que ela sentiu quando ouviu seu nome ser chamado? Fale que na lição de hoje vamos conhecer um menino muito especial que ouviu seu nome ser chamado por Deus. Alguém sabe qual o nome desse menininho? O menino Samuel. Antes de iniciarmos vamos decorar o versículo!


História Bíblica infantil: Samuel, o menino profeta

Há muitos anos atrás, um menino chamado Samuel foi consagrado a Deus logo ao nascer, quando ele ficou maiorzinho sua mamãe e papai o levaram para morar no templo com um sacerdote Eli.

Samuel
Samuel, Ana e Eli

Os filhos de Eli eram muito malvados e não obedecia, papai do céu não gostava nada disso. Mas Samuel era um menino muito obediente e ajudava Eli em tudo. E vocês também são obedientes com o papai, a mamãe, a professora...? (Aguarde as respostas)

Filhos de Eli
Samuel

Certa noite, quando Samuel estava dormindo, ele foi despertado pela voz do SENHOR que o chamou: Samuel! Respondeu Samuel: – Estou aqui! E saiu correndo para o quarto do Eli, pois, ele não sabia que era papai do céu que o estava chamando, porque nunca o tinha falado com ele.

Quando chegou no quarto de Eli, ele falou: – O senhor me chamou? Aqui estou eu. Eli disse que não o havia chamado, para ele voltar a dormir. Samuel voltou.

Samuel dorme
Eli dormindo
Mas, papai do céu continuou chamando Samuel. E ele sempre ia até o sacerdote Eli, que mandava ele voltar a dormir. Se vocês estivessem no quarto e ouvisse uma voz o que fariam? (Sempre introduza as crianças para participarem da aula ativamente)

Samuel
Samuel e Eli


Só na terceira vez que o SENHOR o chamou, e Samuel partiu para a Tenda,  foi que Eli compreendeu que era Deus quem estava falando. Daí ele mandou Samuel voltar a dormir, mas dessa vez quando ele ouvisse a voz era pra dizer: “Fala Senhor que o teu servo ouve".

Eli e Samuel
Eli e Samuel

E Samuel voltou para cama. E papai do céu novamente chamou: – Samuel, Samuel! Ele respondeu: – Fala SENHOR, pois o teu servo está escutando. E Deus falou: Eu vou fazer castigar o povo de Israel e a família de Eli porque eles falaram coisas más sobre mim. E se vocês ouvisse a voz de Deus, o diriam? (Aguarde a participação)

Samuel acorda
Samuel e o Senhor


Pela manhã Samuel foi a Tenda onde Eli estava e ficou com medo de contar o que papai do céu tinha falado pra ele. Mas Eli disse que se ele não contasse Deus iria castigá-lo, então Samuel contou tudo.

Samuel e eli
Samuel e Eli
 

E Samuel cresceu, Deus estava sempre com ele, e fazia acontecer tudo o que Samuel dizia. E o povo de Israel ficou sabendo que Samuel era um profeta e todos os respeitavam.

O povo desobedeceu a Deus e adoraram outros deuses e ficaram nas mãos dos filisteus. Quando a Arca da aliança ficou numa cidade chamada Jearim, os israelitas oraram por vinte anos pedindo ajuda a Deus. Então, Samuel falou ao povo: – Se vocês desejam de todo coração que Deus os ouça joguem fora os deuses e adorem somente a Deus e Ele livrará vocês dos filisteus.


Soldados
Arca da aliança
Samuel pegou uma pedra e colocou entre Mispa e Sem e disse: “– Até aqui o Senhor nos ajudou!” Assim, os filisteus foram derrotados e enquanto Samuel viveu Deus não deixou mais os filisteus invadirem as terras dos israelitas. Samuel foi o último juiz de Israel.

Samuel adulto


Conclusão 

Deus conhece cada um de nós pelo nome e está sempre cuidando da gente. E nós devemos sempre obedece-lo, e também, ao papai, a mamãe, vovó, professor...E nunca devemos adorar outros deuses, pois papai do céu é o único e verdadeiro Deus e só a ele devemos adorar.

Atividade

Atividade bíblica
Atividade biblica pintura


Oração 

Incentive as crianças a orarem, peça para alguém fazer a oração final.

Veja também as outras aulas da série juízes e Reis da bíblia:

Lição 1: Moisés: o escolhido de Deus

Lição 2: Josué e as muralhas de Jericó

Lição 03: Gideão o exército de 300 homens 



0 Comentários