Gideão personagem biblico desenho

Base Bíblica Juízes 6-7


Objetivos: Aprender a confiar em Deus para não temer diante dos obstáculos.

Versículo para decorar: Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso”. (Salmos 56:3).

Louvores: Por Deus e por nossa nação 

Revisão da lição 2:  Josué e as muralhas de Jericó 

Quebra-gelo: Caixa do medo


Introdução da aula

Depois que Josué e todos daquela geração morreram, seus descendentes esqueceram de tudo o que o Senhor havia feito pelo povo de Israel. E começaram a seguir e adorar outros deuses e abandonaram a Deus. E sempre que eles saiam para lutar o SENHOR não os ajudava, então a situação do povo começou ficar muito difícil. Por isso, Deus deu, mais uma vez, líderes chamado juízes para os salvarem (Juízes 2:7-16). O juiz da nossa lição de hoje foi um homem muito corajoso chamado Gideão.  Mas, antes de falarmos sobre ele, vamos decorar o versículo.


História Bíblica: Gideão e o exército de trezentos homens

O povo de Israel estava pecando contra Deus, e por isso, o SENHOR permitiu que o povo de Midiã os dominassem durante sete anos. Os israelitas ficavam escondidos em cavernas e montanhas, pois os midianitas eram muito, muito fortes e todas as vezes que eles plantavam, os midianitas e amalequitas atacavam e destruíam suas plantações, matavam os animais, não deixavam nada para os Israelitas sobreviverem. O povo de Israel não podia contê-los, porque além de fortes eles eram muitos. Então o povo pediu socorro a Deus, e o SENHOR os ouviu.


Parte 1 - O chamado de Gideão (Jz 6:11-24)

Gideão estava malhando trigo escondido, para que os midianitas não o vissem. Foi quando apareceu o Anjo do SENHOR e disse:  “Você é corajoso, e o SENHOR está com você! Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas”. Mas Gideão falou: “Mas, eu sou fraco e sem importância não posso fazer isso”. O SENHOR disse: “Você pode fazer porque eu vou te ajudar”. 

Gideão malhando trigo
Gideão e o anjo

Gideão
Personagem biblico Gideão
Então, Gideão pediu uma prova, para ter certeza que era o Senhor quem falava com ele, e também ofereceu uma oferta, carne e pão. O anjo ordenou que ele colocasse a comida numa pedra e derramasse caldo por cima, assim Gideão fez. “Em seguida, o Anjo estendeu o bastão que tinha na mão e tocou com a sua ponta a carne e o pão. Então saiu fogo da pedra e queimou a comida. E o Anjo desapareceu.”
Gideão e a oferta
A oferta de Gideão



 Assim, Gideão acreditou que era mesmo o Anjo do SENHOR que ele tinha visto. Daí, ele construiu naquele lugar um altar para Deus, o SENHOR, e o chamou de “O SENHOR é paz”. Quem aqui já achou que era incapaz de realizar algo, ficou com medo de não conseguir? (Resposta das crianças)

Parte 2 - Gideão destrói o altar de Baal (Jz 6:25-40)

Gideão destroi o altar de Baal
Gideão  e o altar
A noite, o SENHOR falou para Gideão destruir o altar de Baal e no lugar fazer um altar para Ele e queimar os ídolos no altar. Mas, Gideão estava com medo da sua família e do povo da cidade, então ele só fez o que o SENHOR mandou durante a noite. E quando descobriram o que
Povo irado
Povo quer matar Gideão
Gideão havia feito, o povo quis matá-lo. Então, o pai de Gideão sugeriu ao povo que o deus Baal devia decidir se Gideão era culpado ou inocente, já que o altar era dele. O povo esperou Baal responder. Mas, cadê Baal? Não respondeu? Claro que não. Baal nunca iria responder nada, porque ele era apenas uma estátua que não faz nada, só o SENHOR é Deus único e vivo, que responde as nossas orações, por isso, só ele é digno de ser adorado.


Pai de Gideão
Povo e baal
Logo depois, os midianitas se juntaram com os amalequitas atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel. Então, o Espírito do SENHOR dominou Gideão. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens foram juntar-se a ele. E Gideão falou para Deus: Ó Deus, o Senhor disse que eu irei libertar o povo, mas preciso de uma prova. Vou colocar lã onde malhamos o trigo, se pela manhã só a lã estiver molhada pelo orvalho e o chão seco, então saberei que o SENHOR me escolheu para libertar Israel.
Gideão
Gideão
De manhã, Gideão saiu para ver a lã e ela estava tão molhada que saiu água que encheu uma tigela. Mas Gideão não se conformou e pediu mais uma prova a Deus. Desta vez, quero que a lã fique seca e somente o chão em volta da lã molhado. E assim Deus fez.


Gideão
História biblica Gideão




Parte 3 - Gideão e os trezentos vence os midianitas (Jz 7:1-22)

Então, na madrugada Gideão e seus homens foram acampar acima do acampamento dos midianitas. Deus disse a Gideão que tinha homens demais com ele, e que não poderia deixá-los vencer, porque eles iriam pensar que derrotaram os midianitas sem a ajuda dele. Deus mandou Gedeão falar para os homens que quem estivesse com medo poderia voltar para casa. Quando Gideão disse isto ao povo vinte e dois mil homens foram embora, ficaram dez mil.


 
Gideão
Gideão e o exército
Gideão
Gideão e o exército


Mas, Deus disse que ainda tinha muita gente e mandou Gideão levar os homens para beber água no rio e quem usar as mãos para beber água ficará, mas quem se ajoelhar para beber deverá ser dispensado. E apenas trezentos homem usaram as mãos para beber água. E por fim, Deus disse que com esses trezentos homens eles seriam vitoriosos e todos os outros voltaram para casa.

Gideão e os homena no rio
Gideão e os 300


Naquela noite Deus mandou que ele atacasse o acampamento dos midianitas, mas Gideão teve medo.  Então, Deus falou para ele descer até o acampamento dos midianitas para ouvir o que eles estavam conversando e assim ele teria coragem. Os midianitas eram muitos e estavam todos espalhados. Gideão foi se escondendo para que ninguém o visse e ouviu dois homens falando sobre um sonho que um deles teve e que o sonho significava que Deus iria entrega-los a Gideão. Depois de ouvi-los, Gideão não teve mais medo e ali mesmo adorou a Deus. Depois, voltou ao seu acampamento e mandou seus homens se levantarem, pois, o SENHOR Deus entregou o exército dos midianitas nas mãos deles.


Gideão ouvindo conversa
Gideão e seu amigo

Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta e um jarro com uma tocha dentro. E disse: quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, vocês deverão tocar também e gritar “Pelo SENHOR e por Gideão!

E assim eles fizeram, chegaram bem perto do acampamento, tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. E com a tocha na mão esquerda e a corneta na direita eles gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!” Então todo o exército inimigo fugiu, gritando. Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os midianitas atacassem uns aos outros com as suas espadas. “Os midianitas foram derrotados pelos israelitas e por muito tempo deixaram de ser uma ameaça para eles. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu” (JZ 8:28).

Conclusão

Na nossa vida também surgem muitos problemas, assim como o povo de Midiã, era um problema para os Israelitas, mas quando obedecemos a Deus e seguimos somente a ele como Gideão fez, Deus nos socorre. Gideão estava com medo dos midianitas, mas ele confiou que Deus o ajudaria, e obedeceu as ordens do Senhor, e por isso, eles foram vitoriosos.

Atividade

Atividade bíblica
Atividade biblica




Oração final

Papai do céu, obrigada por nos ensinar a confiar em ti, ás vezes, nós temos medo, mas sabemos que o Senhor cuida de nós, para que tenhamos coragem, assim como foi com Gideão. Nós leve para casa debaixo de sua santa proteção. Amém


0 Comentários