Livre-arbitrio é a desculpa preferida de quem escolhe viver em desobediência


"Vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne" (Gálatas 5:13a).


Livre-arbítrio é a capacidade que o homem tem de fazer suas escolhas, sem qualquer condicionamento ou fator determinante, apenas por vontade própria. A definiria como a desculpa preferida de quem escolhe viver em desobediência a Deus. Uma palavra que, apesar de não constar na bíblia é, demasiadamente, utilizada como justificativa para aqueles que recusaram a liberdade em Cristo para continuar sendo escravizados pelo pecado


Desde a criação do homem Deus deu a opção da livre escolha (Gn 3:17), mas a natureza humana está mais inclinada às coisas prazerosas deste mundo que corrompem o coração e conduz ao pecado. E esse pecado, chamado de livre escolha, torna-se uma opção de vida, sem qualquer arrependimento, pois está sob o jugo do livre-arbítrio, que tem se tornado um “mestre” para o pecado. E quando vivemos de acordo com a liberdade desse “mestre”, abandonamos a liberdade em Cristo, para o qual fomos chamados. O escravo obedece as ordens de seu mestre, assim, quem vive livremente para o pecado, torna-se escravizado por ele.

Leia também: A verdade que liberta


Cristo nos libertou para que fossemos verdadeiramente livres. “Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana” (Gálatas 6:12). Billy Graham diz que “O pecado é como o câncer: destrói pouco a pouco. Lentamente, sem que nos apercebamos de sua insidiosa presença ele vai se alastrando, até que por fim o diagnóstico final é pronunciado: "Doente, à morte". Pois, “o salário do pecado é a morte” (Gl 6:23)


Você pode dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize” (1 Coríntios 6:12). Não vale a pena trocar o “presente gratuito de Deus que é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”, por escolher viver um livre-arbítrio contrário aos ensinamentos de Deus, não foi à toa que Jesus se doou por nós, olhe para cruz e veja a gravidade do pecado e a grandeza do amor de Cristo, que se fez sacrifício vivo para que fossemos livres, escolha permanecer livre e não se submeta novamente ao jugo da escravidão do pecado.

Acesse: Liberte-se do que te aprisiona


A mensagem de Deus para você hoje é: Não use o livre-arbítrio como desculpa para viver em pecado. Arrependa-se e volte-se para Deus. “Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida...”(Dt 30:19). 


0 Comentários