Quebrando correntes - conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32)

Você pode estar questionando o fato de precisar ser liberto do que, já que é um ser livre. Pois, foi exatamente esta indagação que os judeus que creram em Jesus fizeram. No entanto, “quem peca é escravo do pecado” (João 8:34). E qual a verdade que pode libertá-lo? Jesus é a resposta, “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6, grifo nosso).

Nestes dois versículos, Jesus nos ensina alguns passos para que venhamos ser libertos do encarceramento do pecado:



1. Devemos permanecer na sua palavra (V.31) – Obedecendo aos seus ensinamentos, não apenas ouvir, mas guardá-la no coração  e torná-la um estilo de vida. Viver a palavra é colocar em prática o que diz as Escrituras Sagradas, é ser como uma “sementinha plantada em solo fértil (Mt 13:23). Quando permanecemos na palavra somos transformados de dentro para fora, algo de nós sai, para que algo de Deus se instale em nosso interior. 


2. Nos tornando seus discípulos (v. 31) – Um discípulos, estuda, aprende e obedece o seu mestre. Quando obedecemos as escrituras, estamos agindo como alunos dedicados que faz o que seu mestre ensina, estamos sendo imitadores de Cristo. Jesus era perfeito, nasceu, cresceu, morreu e ressuscitou sem pecado algum. Jamais nos igualaremos a ele, mas podemos ser renovados diariamente, quando vivemos o verdadeiro arrependimento ao pecar. Para nós tornamos um discípulo de Cristo precisamos amá-lo e viver como ele viveu.




Lendo a Bíblia
3. Conhecer a verdade (v. 32) – Jesus é a verdade, para sermos libertos, primeiro precisamos conhecê-lo. E para conhecê-lo temos que estudar a palavra. Pois, aquele que não procura obter o verdadeiro conhecimento, acredita no que dizem, nem sempre o que o outro diz, condiz com a verdade a luz das Escrituras. Conhecer a Jesus nos fará compreender como um cristão genuíno deve agir. Pois, ele é nosso modelo de perfeição para uma vida renovada.


4. A verdade que liberta (v. 32) – Jesus é o único meio de nós tornamos livres da escravidão do pecado. "O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres” (8:35-36). Decidir viver um compromisso de seguir a Cristo, não é um caminho fácil, é escolher a porta estreita, é viver longe dos prazeres do mundo, para viver uma vida de renúncia ao lado dele. Mas, que no final terá uma imensurável recompensa, a vida eterna. Pois, Somente através de Cristo podemos encontrar a liberdade espiritual.

Apague essas frases da sua vida: amanhã eu o procuro; amanhã eu estudo a Bíblia; amanhã eu me comprometo; amanhã eu o sigo. Amanhã pode ser trade demais! Lembre-se que “Ele virá como um ladrão”, não seja pego desprevenido. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Anseie em conhecer a verdade que liberta.

0 Comentários