Versículo biblico João 14:6


“ – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (João 14:6)


Em uma conversa com os discípulos, um dia antes de sua morte, Jesus fala sobre seu retorno para casa do pai, e os conforta dizendo que eles não deveriam sofrer com sua partida, pois já conhecem o caminho para onde ele está indo (João 14:1-4). No entanto, os discípulos não compreenderam, e prontamente, Tomé revelou não saber para o onde Jesus estava indo e que caminho era esse que deveriam seguir para encontrá-lo (João 14:5). Foi então que Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...”. Numa única frase Jesus indicou os três passos a serem seguidos que conduzirá a humanidade a vida eterna:


1. Jesus é o caminho pelo qual devemos seguir, através dEle tivemos livre acesso ao Pai e por meio dEle nos unimos a Deus. Na vida há muito caminhos que podem ser seguidos, muitos trajetos a serem traçados, porém o único que nos conduz a Deus é Jesus. 

Todo aquele que deseja viver uma nova vida precisa passar por este caminho, não há atalhos, este é o único trajeto que nos conduzirá a vida eterna na casa do Pai. 


2. Jesus é a verdade que liberta a humanidade da escravidão do pecado (João 8:31-36), para desfrutar dessa liberdade, precisamos conhecer a palavra e permanecer nela, afastando-se de tudo que o separa de Deus, matando os desejos carnais, renunciando toda obra contrária a vontade do Senhor e revestindo-se do caráter de Cristo, procurando viver como Ele viveu. 


3. Jesus é a fonte de vida eterna (João 4:13-14), a única forma de plena satisfação está nEle, todo conhecimento adquirido ou qualquer experiência prazerosa que tenhamos longe de Deus, pode até nos trazer alegria momentânea, mas a verdadeira felicidade só encontrada em Cristo. Sem ele todo contentamento é temporário, não há como saciar-se bebendo da água que te afasta de Deus, só há saciedade na fonte eterna que é Jesus. 


Você alguma vez já deve ter ouvido a frase: “todos os caminhos levam a Deus”. Definitivamente é uma grande mentira, só há um caminho, que é Jesus. Pode até tentar percorrer estradas diferentes, no entanto, nenhum deles te fará chegar a morada eterna. Se nesse momentos você estiver trilhando por um desses caminhos, é hora de fazer a curva e redirecionar a vida para a estrada chamada Cristo. Jesus é o caminho, que nos conduz a verdade que dá acesso a vida eterna.


Jesus é o mediador entre o homem e Deus, por meio dEle que nos conectamos com o Senhor, pois quem vê o filho vê o pai (João 14:9-11), Jesus é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15). Ele é o verbo que se fez carne e revelou o Pai em palavras e ações (João 1:14). Jesus era totalmente homem e totalmente Deus. Portanto, a única forma de obter a morada eterna na casa do Pai, no lugar preparado por Jesus (João 14:2) é decidindo viver como Cristo viveu: seguido seu caminho, vivendo sua verdade e bebendo da água de sua fonte inesgotável de vida plena. 




0 Comentários